Vamos falar de


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mértola publicidade

Campanha publicitária televisiva na RTP1

Sobre uma entrevista no Diário do Alentejo

Sobre uma entrevista de Cláudio Torres ao Diário do Alentejo para fazer mais um jeito à FEPU, digo APU, digo CDU, digo PCP sem se esquecer do Bloco de Esquerda em que se fica a saber entre outras novidades que nós (eles) lutámos pelo Alqueva por causa da horto-fruticultura e que nesta zona no Alentejo é decisivo apoiar o Partido Comunista e que como militante do Bloco aqui no Alentejo (ela Cláudio pensa) devem ser apoiadas as forças de esquerda que são dominantes ponto final…pum

Peço imensa desculpa pela dimensão do sub-titulo deste modesto artigo de opinião, que não pretende mais do que confundir os mertolenses com mais umas patacoadas acerca das produzidas pelo nosso “querido líder” Kim Torres, alias Cláudio Castro, aliás Figueiredo Revez, também conhecido por Torres Louça, ou ainda Figueiredo Jerónimo, dirigente, director, do Bloco Arqueológico de Mértola digo Campo Arqueológico de Esquerda melhor, Bloco de Mértola, ou ainda Bloco Arqueológico de Mértola , ou Campo de Esquerda , ou Esquerda Arqueológica, ou Bloco do Campo Arqueológico (desculpa Santiago mas não resisti)

Não fosse a entrevista da autoria do Pravda, digo Avante, digo Diário, digo Diário do Alentejo (o tal que, como bom alentejano é diário mas tem publicação semanal) e ficaria admirado pela conteúdo da entrevista, mas vindo de onde vem tanto a entrevista como o conteúdo das respostas, está tudo dito. Só não entendo quem quer ainda o “pai de Mértola” enganar? Se não fosse triste seria risível.

O Sr. Torres pode ter as opiniões que entender, apoiar quem quiser, mudar de opinião as vezes que entender em função dos interesses do momento, pode conduzir a sua carreira profissional como muito bem lhe aprouver ou os seus amigos lhe proporcionarem, ser professor, ser funcionário da Câmara, ser Director do Parque Natural e a seguir, aquilo que bem entender… mas será que tem o direito de usar uma instituição como o Campo Arqueológico como arma de arremesso politico, na sua qualidade de director subvertendo os seus princípios básicos?

O Campo Arqueológico de Mértola é uma associação cultural e científica sem fins lucrativos de utilidade Pública e tem como objectivos estatutários fomentar o levantamento, estudo e pesquisa do património da região de Mértola e a sua conservação e salvaguarda, podendo, para tal, cooperar com entidades públicas ou privadas em acções científicas ou de promoção cultural e social. É isto que consta no site oficial do CAM.

Ficam aqui ainda algumas pérolas produzidas pelo Sr. Torres na dita “entrevista”:

“ (…)O Projecto de Mértola tornou-se mais difícil, mais complexo, cada vez mais fomos obrigados a "inventar" projectos novos para sobreviver, porque tivemos, obviamente, a hostilidade forte da parte da Câmara de Mértola, que virou à direita e rompeu com a parceria que tínhamos há 20 anos... (…)”
“(…) nós não estivemos de uma forma solidária a favor da intervenção no chamado eixo comercial da vila de Mértola (…)”

“ (…) O relacionamento do Campo Arqueológico com esta câmara tem sido de não-agressão (…) ”

“ (…) A rua e a pavimentação, feitas há anos, estavam boas (…) ”

“ (…) as ruas (da vila velha) estão insuportavelmente destruídas, a canalização da água está podre, com fugas por todo o lado, os esgotos quase não funcionam. A vila velha está completamente abandonada. Era aqui que devia ter sido feita a intervenção urbana e não na zona da vila que estava razoavelmente bem (…) ”

"(...) “a dignidade das pessoas é fundamental - se as pessoas perdem a dignidade, perdem tudo.”
Termino com uma pequena mensagem ao Dr. Cláudio Torres, por quem durante muitos anos nutri a maior admiração mas cujas atitudes e posturas recentes me chocam e espantam “a dignidade das pessoas é fundamental - se as pessoas perdem a dignidade, perdem tudo.” Pois é … a sua (dignidade) anda pelas ruas da amargura!!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Canoista do Clube Náutico de Mértola convocado para o Mundial de Maratonas

O canoista do Clube Náutico de Mértola Bruno Vitória, venceu no passado Domingo em parceria com Rui Lacerda do Clube Náutico de Ponte de Lima o Controle Nacional de Maratonas na categoria de C2 Júnior que se disputou em Crestuma, garantindo assim lugar na equipa nacional que participará no próximo Campeonato do Mundo de Maratonas. O atleta de Mértola vê assim coroada de êxito a época desportiva integrando a Selecção Nacional e participando no momento mais alto da canoagem Mundial. È a primeira vez que a categoria Júnior C2 tem participação no Campeonato do Mundo de Maratonas e a parceria entre Mértola e Ponte de Lima é também uma novidade a nível nacional, que reforça a cooperação e a entreajuda entre clubes e atletas.

Bruno Vitória e Rui Lacerda entram em Estágio da Selecção Nacional a 26 de Agosto. Os Clubes Náuticos de Mértola e Ponte de Lima estão ainda a prever para o inicio de Setembro a organização de um estágio conjunto em Mértola destinado aos maratonistas dos dois Clubes.

Esta participação no Campeonato do Mundo de Maratonas do atleta mertolense entusiasma os restantes atletas do Clube e enche de orgulho, associados do Náutico de Mértola e mertolenses em geral.

Recorde-se que o Campeonato de Mundo de Maratonas em Canoagem se disputa entre 18 e 20 de Setembro em Portugal, sendo Crestuma, nas margens do Douro, o cenário escolhido pela ICF (International Canoe Federation).

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Viagem com Jovens 2009



A edição de 2009 da viagem cultural para jovens do concelho de Mértola tem este ano como destino a cidade capital da Áustria, Viena.
A viagem irá decorrer de 2 a 5 de Outubro e podem participar jovens dos 16 aos 30 anos.As inscrições estão abertas de 24 de Agosto a 4 de Setembro na Divisão de Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

AUTARQUICAS 2009





Realizou-se, ontem, cerca das 12 horas, nas Instalações do Tribunal do nosso Concelho, o sorteio das forças concorrentes às Autárquicas 2009, no Concelho de Mértola.


Estiveram presentes representantes do Partido Socialista, do Movimento Independente Mértola e da Coligação Democrática Unitária.


Os resultados do sorteio foram os seguintes:


1. Partido Socialista

2. Movimento Independente Mértola (*)

3. Partido Social Democrata

4. Coligação Democrática Unitária


(*) Foi, também, sorteada a "sigla" do MIM, que será XI.


PS formaliza apresentação de listas

Partido Socialista

NOTA DE IMPRENSA

“AUTÁRQUICAS 2009”
A Concelhia de Mértola do Partido Socialista, fez hoje a entrega das listas às autárquicas 2009, concorrendo a todos os órgãos, com efectivos e suplentes em igual número.

Tratou-se da maior renovação e rejuvenescimento das listas, na sua maioria independentes e cumprindo as quotas da lei da paridade, com média etária de 39,5.

Todas estas listas, elaboradas há algum tempo, agora formalizadas, já foram apresentadas às populações das freguesias, recebendo da parte delas a maior participação de sempre.

No próximo dia 28, segue-se a apresentação da lista da freguesia de Mértola e a apresentação geral de todos os candidatos, para as quais contamos também com enorme adesão popular.

É com agrado que vimos recebendo da parte da população grandes apoios, incluindo muitos que em 2005 apoiaram a oposição e que agora se revêem no excelente trabalho que o PS vem fazendo neste concelho e que tem merecido da comunicação social rasgados elogios.

O PS local vai continuar a fazer a sua campanha com elevação e seriedade, ignorando os ataques pessoais, boatos e calúnias que habitualmente a CDU nos faz.

O Trabalho desenvolvido e a obra no terreno, a par das nossas preocupações sociais são a garantia da nossa razão.

17.08.2009
O Presidente Concelhia PS Mértola
Mário Martins

Colecção Deserto no Musical


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Macias em Estágio da Selecção Nacional

Manuel Macias encontra-se em estágio da Selecção Nacional de Cadetes. Este Estágio decorre entre 10 e 15 de Agosto no Centro Nacional de Montemor-o-Novo com acompanhamento de Rui Fernandes, Técnico Nacional de Cadetes. Será mais um momento de preparação para a participação na prova Olympic Hopes, a realizar no mês de Setembro em Racice, Républica Checa.


Recorde-se que o canoista de Mértola já participou no ano passado nesta competição internacional aguardando-se com expectativa a sua integração na convocatória deste ano.

Mértola leva a Canoagem a Almodôvar



O Clube Náutico de Mértola em parceria com a Associação Trequelareque de Almodôvar e a Câmara Municipal de Almodôvar está a promover uma acção de iniciação à canoagem na Barragem de Monte Clérigo na proximidade da vila de Almodôvar. Esta acção cujos monitores responsáveis são Rafael Luz e Bruno Vitória do Clube Náutico de Mértola, volta a pôr a funcionar o Centro Náutico de Almodôvar devolvendo a prática da Canoagem aquele concelho.
Ontem alguns dos jovens praticantes fizeram uma visita a Mértola e às instalações do Clube tento aproveitado para treinar nas águas do Guadiana

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Canoista de Mértola tenta participação no Mundial de Maratonas

Bruno Vitória do Clube Náutico de Mértola e Rui Lacerda do Clube Náutico de Ponte de Lima, estão em estágio até dia 15 de Agosto em Mértola e a partir de dia 16 em Ponte de Lima a preparar a tripulação C2 com vista á participação no controle nacional que se realiza em Crestuma a 22 e 23 de Agosto. Este controle ditará o apuramento para a Selecção Nacional de Maratonas que participará no campeonato do Mundo de Maratonas a disputar em Crestuma de18 a 20 de Setembro.

Estes atletas Juniores de Mértola e Ponte de Lima alcançaram ao longo de época excelentes resultados quer na Pista quer em Maratonas e esta experiencia de trabalho conjunto entre os dois clubes é fruto do espírito de colaboração entre as duas instituições e da capacidade de entrega dos atletas.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mértola Radical de 14 a 16 de Agosto

A iniciativa Mértola Radical regressa ao concelho de 14 a 16 de Agosto. Ao longo de três dias a Vila de Mértola, a praia Fluvial da Tapada Grande da Mina de S. Domingos e a serra de Alcaria Ruiva são os palcos de um conjunto de actividades como parapente, slide, escalada, orientação nocturna e downtown.

A praia da Mina de S. Domingos recebe a primeira actividade, no dia 14 de Agosto, uma prova de orientação nocturna.

No dia 16, a partir da 10 da manhã, os banhistas podem experimentar slide e a parede de escalada e às 16h00 decorre um aqua challenge.

No dia 15 de Agosto à noite as ruas do Centro Histórico de Mértola recebem uma prova de downtown, animada com Dj´s e bares. A serra de Alcaria Ruiva é palco do Encontro Internacional de Parapente do Alentejo e nos dias 15 e 16 é possível fazer baptismo de voo.

Dia 14 Agosto
Orientação Nocturna (equipas de 2) – 22h, Mina S. Domingos.
Dia 15 Agosto
Baptismos de voo em Parapente (voos bilugares) – das 10h às 12h, Serra de Alcaria Ruiva;Encontro Internacional de Parapente do Alentejo – a partir das 10h, Serra de Alcaria Ruiva;Downtown Nocturno – 9.30h às 12h e das 16h às 20h Treinos, às 20.30 Prova (1ª Manga), às 22.30h Prova (2ª Manga), às 23h entrega de prémios. Há animação/actividades complementares durante o evento: Slide e passeios de canoa durante o dia, DJ’s e animação à noite.

Dia 16 Agosto
Baptismos de voo em Parapente (voos bilugares) – das 10h às 12h, Serra de Alcaria Ruiva;Encontro Internacional de Parapente do Alentejo – a partir das 10h, Serra de Alcaria Ruiva; Aqua Challenge (equipas de 3) – 16h, Zona Balnear da Tapada Grande, Mina S. Domingos;Slide, Parede de Escalada e Escorrega de Água – a partir das 10h, Zona Balnear da Tapada Grande, Mina S. Domingos.