segunda-feira, 23 de março de 2009

Lembrar Serrão Martins


Serrão Martins continua a ser uma figura incontornável no panorama político e cultural do Concelho de Mértola. O homem que faleceu em 1982 ao serviço do Concelho, tinha uma visão de excepção tendo sido o principal impulsionador, entre outros projectos, daquele que é actualmente um dos de maior visibilidade e projecção, o Campo Arqueológico de Mértola. Foi pela sua mão que homens como Cláudio Torres e Jorge Pulido Valente conheceram e se apaixonaram por Mértola contribuído de forma indelével para a afirmação de uma região, até ai, votada ao abandono e ao esquecimento.

A Câmara Municipal de Mértola volta a “Lembrar Serrão Martins” com um conjunto de iniciativas de carácter cultural que além de relembrar o nome do impulsionador precocemente desaparecido, celebram momentos fundamentais do desenvolvimento e marcam de forma indelével o calendário cultural da região.

Na próxima quarta-feira dia 25, será inaugurado o Circuito de Visitas da Alcáçova do Castelo, trata-se de uma estrutura metálica que permite a circulação pela escavação. Esta é uma obra há muito projectada, que permitirá finalmente a visita ordenada e organizada à zona de escavações que começou a ser intervencionada em 1978. Na ocasião será apresentado ainda um livro sobre os trabalhos arqueológicos desenvolvidos.

Às 17 horas do mesmo dia será a vez de inaugurar a exposição de fotografia de Luís Pavão e a apresentação do livro “Mértola, a Continuidade e a Mudança”.

O evento termina com um espectáculo musical intitulado “canções de Brell”, com Francis Seleck e Paul Timmermans, no Cine-teatro Marques Duque.

Jorge Revez à conquista de Mértola - CDU quer recuperar maioria na Câmara Municipal


Jorge Revez, de 45 anos, sociólogo, presidente da ADPM e actual vereador, é o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Mértola, nas eleições autárquicas deste ano. A apresentação pública da candidatura de Jorge Revez realizou-se no sábado, em Mértola, durante um almoço convívio com mais de 350 apoiantes. Usaram da palavra na altura Jorge Revez e Pedro Guerreiro, deputado do PCP ao Parlamento Europeu e dirigente nacional do partido. O optimismo quanto a uma vitória em Mértola nas eleições autárquicas de Outubro e as críticas à actual gestão PS marcaram a intervenção do candidato da CDU.


Natural do concelho de Mértola, Jorge Revez, de 45 anos, licenciado em Sociologia, com duas pós-graduações e a frequentar um doutoramento em Turismo Sustentável, é também presidente da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM). É militante do PCP. Tem grande experiência autárquica (é vereador há vários mandatos, tanto em maioria como na oposição) e como dirigente do movimento associativo.


«Desde muito novo que me dedico ao concelho de Mértola e foi a minha experiência em vários órgãos autárquicos e associações que me levou a aceitar o convite da CDU e a candidatar-me» à presidência da câmara, disse o autarca à Lusa.


Jorge Revez foi o primeiro candidato anunciado à presidência da Câmara Municipal de Mértola, presidida por Jorge Rosa, num executivo composto por três eleitos pelo PS e dois pela CDU. Rosa substituiu Jorge Pulido Valente, que abandonou em Setembro a Câmara de Mértola para assumir um cargo na administração da EDIA e apresentar-se como candidato do PS à Câmara de Beja.


A CDU lidera sete das 14 câmaras do distrito de Beja, sendo cinco encabeçadas pelo PS, uma pelo PSD (Almodôvar) e outra por um independente (Alvito).

In
Alentejo Popular - Online

sábado, 21 de março de 2009

Canoagem hoje na RTP2 ás 15.25h


Vejam hoje na RTP2 a partir das 15.25, a reportagem do Campeonato Nacional de Fundo que teve a participação do Clube Náutico de Mértola. As imagens da Prova de K1 Cadetes foram recolhidas por uma mini-câmara colocada na embarcaçãode Manuel macias o atleta de Mértola vencedor da prova.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Jorge Revez é o candidato da CDU à Câmara Municipal de Mértola


De acordo com fonte do PCP o nome do actual vereador é consensual na concelhia comunista pelo que deverá avançar como cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária nas próximas eleições autárquicas.
Jorge Revez é actualmente vereador na Câmara Municipal de Mértola, eleito pela CDU, mas sem pelouros atribuídos.De acordo com fonte do PCP o nome de Jorge Revez é consensual pelo trabalho que tem desenvolvido como principal rosto da oposição ao Partido Socialista na Vila Museu.
Além de vereador na Câmara de Mértola, Jorge Revez é Presidente da Associação de Defesa do Património de Mértola.
In
Rádio Pax

Câmara de Mértola apresenta medidas de apoio social

A Câmara de Mértola vai reforçar os apoios sociais aos idosos e às famílias carenciadas do concelho com novas medidas, como o financiamento de um serviço de tele-assistência domiciliária e mais incentivos à natalidade.
O pacote de novas medidas, que foi apresentado esta quinta-feira, 19, inclui um novo apoio na assistência a idosos, mais incentivos à natalidade e benefícios no cartão social e a criação de um banco solidário de mobiliário e electrodomésticos, adiantou à Agência Lusa o presidente do Município, Jorge Rosa.
in
Correio Alentejo

quarta-feira, 18 de março de 2009

Canoagem - Fundo e Fundo tripulações mais ouro para Mértola - ACTUALIZAÇÃO


No Campeonato Nacional de Fundo que teve lugar em Melres / Gondomar a classificação colectiva foi 13ºlugar e individualmente o destaque foi para Manuel Macias que se sagrou Campeão Nacional. Os restantes resultados nesta competição foram os seguintes:

K1 Cadetes
Manuel Macias – 1º Lugar
Gonçalo Ferreira - 6º Lugar
João Brito – 38º Lugar
K1 Junior
Rafael Luz – 25º Lugar
C1 Junior
Bruno Vitória – 8º Lugar
K1 Sénior
Tamás Homoki – 31º Lugar
Gergely Gyertyános – 32º Lugar
Marco Quintos - 55º Lugar

A Taça de Portugal de Tripulações igualmente disputada em Melres trouxe um 14º Lugar colectivo para Mértola e mais ouro para a tripulação K2 Cadete constituída por Manuel Macias e Gonçalo Ferreira. Destaques ainda para o Bronze da C2 Junior e para a prata da C4 Junior. As restantes tripulações alcançaram os seguintes resultados:

K2 Cadetes
Manuel Macias/Gonçalo Ferreira – 1º Lugar
André Costa/João Brás – 25º Lugar
K4 Cadetes
Manuel Macias/Gonçalo Ferreira/João Palma/André Costa – 4º Lugar
C2 Junior
Bruno Vitória/João Brito – 3º Lugar
Nelson Lopes/Bruno Afonso – 4º Lugar
K4 Sénior
Támas Homoki/Marco Quintos/Rafael Luz/José Justino - 9º Lugar
C4 Junior
Bruno Vitória/João Brito/Nelson Lopes/Bruno Afonso – 2º Lugar

sábado, 14 de março de 2009

Canoagem - Macias e Ferreira de Ouro


No passado Sábado disputou-se em Melres - Gondomar o Campeonato Nacional de Fundo e Manuel Macias sagrou-se Campeão Nacional na Categoria de Cadetes. Gonçalo Ferreira classificou-se em 6º lugar na mesma prova. O Clube Náutico de Mértola classificou-se colectivamente em 13º lugar.

No Domingo foi a vez da Taça de Portugal de Tripulações em que os dois jovens mertolenses voltaram a brilhar desta vez no K2 tendo o ouro voltado a ser a medalha alcançada, desta feita colectivamente o Clube ficou classificado em 14º lugar.

Dos restantes resultados traremos aqui detalhe logo que possivel.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Pomarão recebe 7.ª edição do Festival do Peixe do Rio


A Câmara Municipal de Mértola e a Merturis promovem a sétima edição do Festival do Peixe do Rio, a decorrer nos dias 28 e 29 de Março no Pomarão. Esta iniciativa tem como objectivo central promover a actividade piscatória e a gastronomia da região. Lampreia, muge, enguias e outros peixes vindos do Guadiana são as principais atracções do certame.

Para além da degustação gastronómica, o programa do Festival do Peixe do Rio contempla um concurso de pesca, animação musical ao longo do dia, fogo de artifício, um passeio de BTT, uma demonstração de vela e um espectáculo com a artista Micaela. Estão previstas, também, actividades de animação de rua pelos alunos da Alsud, passeios a cavalo, passeios de barco e a instalação de um bar no Centro de Interpretação.

A tenda deste ano é maior do que a utilizada nas edições anteriores, uma vez que são esperados um elevado número de visitantes vindos de Espanha pela nova Ponte Internacional do Baixo Guadiana.

A organização do Festival conta com a colaboração das associações do concelho e da Mancomunidad Beturia.

Programa

Dia 28 (Sábado)
09h00m – Pesca Desportiva “VII Troféu Festival do Peixe do Rio” – Pomarão
10h00m – Abertura do Certame
13h00m – Grupo Coral e Instrumental “Trigo Roxo”
15h00m – Grupo Musical “Alenfole”
16h30m – Grupo Coral Infantil “Os Filhos do Guadiana”
18h30m – Grupo de Música Popular e Tradicional “Canto Livre”
21h00m – Coro de Huelva (Sevilhanas, Flamenco, Rumbas?)
22h30m – Espectáculo Musical com MICAELA
00h00m – Fogo de Artifício
00h30m – Baile com “Sons do Sul”

Dia 29 (Domingo)

09h00m – Passeio BTT “Rota do Minério / Trilho do Contrabando”
10h00m – Demonstração de Vela
10h00m – Abertura do Certame
14h00m – Espectáculo Musical “aKordeon’Arte”
16h00m – Grupo de Música Tradicional “Nova Aurora”
18h00m – Encerramento do Certame
in
Site da Câmara Municipal de Mértola

Mértola excluída do Conselho Directivo da Resialentejo


No decurso da Assembleia Intermunicipal da AMALGA – Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão do Ambiente – que decorreu no dia 9 de Março, a Câmara Municipal de Mértola foi excluída do Conselho de Administração da Resialentejo, empresa intermunicipal de tratamento e valorização de resíduos, por razões políticas, que nada têm a ver com a gestão partilhada da Associação.

A reunião em causa tinha como objectivo eleger uma nova administração, devido à saída da autarquia de Aljustrel, tendo o representante deste município proposto a sua substituição por Castro Verde, o que foi aprovado por unanimidade. Por sugestão do vereador da Câmara de Beja, Miguel Ramalho, e sem nenhum fundamento concreto, foi também proposta a escolha de novos órgãos para a Resialentejo, cuja administração estava a cargo das autarquias de Aljustrel, Almodôvar e Mértola, alegando questões de proporcionalidade política.

A Câmara Municipal de Mértola considera errado o princípio que motivou a proposta, porque a AMALGA e a Resialentejo, enquanto empresas intermunicipais não devem ser politizadas, mas, sim, funcionar em parceria com todas as forças políticas representadas. Estando apenas a sete meses das eleições autárquicas, e tendo em conta a continuidade dos trabalhos destas associações, Mértola considera que o conselho directivo deveria continuar o seu trabalho até esse momento sem alterações na sua composição.

Face aos acontecimentos, a Câmara Municipal de Mértola repudia a tentativa de politizar a Resialentejo pelo representante do Municipio de Beja, destacando que esta associação sempre funcionou muito bem enquanto equipa, durante a presidência de Manuel Camacho, que sempre soube distinguir as actividades políticas e a gestão da associação.


In
Site da Câmara Municipal de Mértola

quarta-feira, 4 de março de 2009

Mértola está de luto


A morte de qualquer pessoa é sempre uma perda irreparavel. Quando se trata de um jovem essa perda além de irreparavel é injusta e devastadora para todos. Aqui fica o nosso sentimento de pesar e a nossa recordação e saudade do Carlos Miguel.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Julio Silva demite-se da Assembleia Municipal



Na sessão de dia 26 da Assembleia Municipal de Mértola que teve lugar no Pomarão, o deputado Municipal, Julio Silva, apresentou a sua demissão.

Esta saida é uma baixa de peso na bancada da CDU, pois Julio Silva é um deputado de grande prestigio, e o seu nome era apontado por muitos como um possivel candidato à Câmara Municipal nas listas da CDU.

Náutico de Mértola - Ouro e Bronze na Taça de Portugal de Maratonas


Na 1ª taça de Portugal de Maratonas disputada na Mexilhoeira da Carregação no passado Domingo o Clube Náutico de Mértola alcançou colectivamente um excelente 8º lugar entre os 40 clubes participantes. As tripulações em destaque foram Manuel Macias e Gonçalo Ferreira em K2 Cadete e por Nelson Lopes e Bruno Afonso em C2 Cadete que alcançaram Ouro e Bronze respectivamente.
As classificações das restantes tripulações são igualmente de assinalar pois quase todas lutaram pelos lugares cimeiros da classificação tendo dignificado o nome do Clube.

K2 Cadetes
Manuel Macias/Gonçalo Ferreira – 1º Lugar
João Brito/João Palma – 12º Lugar
João Brás/André Costa – 19º Lugar
C2 Cadetes
Nelson Lopes/Bruno Afonso – 3º Lugar
C1 Cadetes
Daniel Guerreiro – 4º Lugar
C1 Juniores
Bruno Vitória – 4º Lugar
K1 Juniores
Rafael Luz – 7º Lugar
K1 Séniores
Tamás Homoki – 7º Lugar