Vamos falar de


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

3 de Dezembro: Assinala-se o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”

Assinala-se hoje, o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”. Nesta data a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) recorda os objectivos de desenvolvimento do milénio na capacitação das pessoas com deficiência e das suas comunidades.

O “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” assinala-se hoje. Neste dia, a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) recorda, em comunicado, os objectivos de desenvolvimento do milénio na capacitação das pessoas com deficiência, assinados em 2000, por 189 chefes de Estado e de Governo, durante a Assembleia-geral das Nações Unidas, e que estas metas continuam por cumprir. No documento é referido também que os estados não estão a cumprir as metas estabelecidas e que as pessoas com deficiência sentem que as suas preocupações não estão a ser devidamente consideradas.

“O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” foi instituído pelas Nações Unidas em 1998, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com as pessoas portadoras de deficiência, assim como, para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas em geral. Procura-se também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. A cada ano que passa o tema deste dia é baseado no objectivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Acção das Pessoas com Deficiência, adoptado pela Assembleia-geral das Nações Unidas, em 1982.

Ana Elias de Freitas
Regional 07:00 03-12-2009
in
Rádio Voz da Planicie

Sem comentários:

Enviar um comentário

Voltamos a ter comentários abertos, mas moderados. Agradecemos educação e cuidado com a linguagem.