sexta-feira, 18 de julho de 2008

Formação profissional no Clube Náutico de Mértola


Foram aprovados vários cursos de formação profissional no âmbito das candidaturas apresentadas pela parceria que o Clube Náutico de Mértola estabeleceu com a empresa COMPETIR - Formação e Serviços, Lda.

Quatro dos cursos são relativos a formações modulares pós laborais nas áreas do Desporto, Turismo e Saúde e dois destinados a candidatos à procura do 1.º emprego, empregados ou desempregados, com idades iguais ou superiores a 18 anos, com o 9º ano de escolaridade.

Estes dois cursos um de Técnicas de Informação e Animação Turística (2170 horas) e outro de Gestão Desportiva (1920 horas), dão equivalência ao 12º ano e garantem subsidio correspondente ao salário Mínimo Nacional.

Mais informações podem ser solicitadas na secretaria do Clube estando as pré-inscrições abertas.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Bacoustic - Espectáculos de Verão


Para visitar e ouvir BACOUSTIC clique na imagem ou vá a


Ao vivo:

18/07/2008
Mértola (Praça Luís de Camões)
22:00h;

23/08/2008
Mina de S. Domingos (Anfiteatro da Praia Fluvial)
22:00h;

06/09/2008
Mértola (Terraço do Museu Paleocristão)
22:00h;

Beatriz Gomes nos Jogos Olímpicos em k2


Foi recentemente confirmada o apuramento do k2 feminino de Beatri Gomes e Helena Rodrigues para os Jogos Olímpicos de Pequim. Esta dupla esteve muito bem na última taça do mundo e vê agora o seu esforço recompensado.

Recordamos que Beatriz Gomes representou o Clube Náutico de Mértola nas épocas de 2005 e 2006.


Portugal tem assim uma das maiores representações de sempre na canoagem nacional, com 4 atletas apurados até ao momento.


Atletas apurados para os Jogos Olímpicos:


Emanuel Silva - k1

Teresa Portela - k1

Helena Rodrigues - k2

Beatriz Gomes - k2


domingo, 13 de julho de 2008

Ouro e prata para canoistas de Mértola em Espanha


Decorreram em Alcântara e Plasencia as I e II Regatas dos Jogos da Extremadura (Judex). O Náutico de Mértola fez-se representar pelos infantis João Brito e Andreia Cordeiro pelos Cadetes Manuel Macias, Gonçalo Ferreira e Luis Godinho e pelo Júnior Rafael Luz.


Na primeira regata em Alcântara Manuel Macias alcançou o ouro e João Brito a prata e na regata de Plasencia Gonçalo Ferreira alcançou uma medalha de prata.


Resultados completos disponíveis brevemente

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Agenda Cultural de Verão


A Agenda Cultural com as actividades para os próximos meses de calor já está disponível e apresenta um leque alargado de sugestões, onde merecem destaque os eventos ao ar livre e à noite.


Os palcos principais dessas actividades são a praia fluvial da Tapada Grande na Mina de S. Domingos e o Anfiteatro Zeca Afonso, em Mértola. Em Setembro, de 12 a 14, o melhor das regiões de Mértola e Serpa estará presente na 6.ª Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço, uma organização conjunta dos dois municípios.


Em Julho, destacamos o concerto dos Bacoustic na Praça Luís de Camões, a exposição de fotografia de Luís Duarte Ferro na Casa das Artes Mário Elias e os jogos aquáticos na Mina de S. Domingos.


Com o mês de Agosto chega também a biblioteca de praia, de 4 a 14, os concertos de Alenfole e Bacoustic e os jogos aquáticos, todos na Mina de S. Domingos. No dia 2 deste mês celebra-se o dia do Pomarão com um conjunto de actividades de animação, onde se inclui BTT, futebol de 5 e um baile abrilhantado por Álvaro Fabião.


Em Setembro a Casa das Artes Mário Elias recebe a exposição de pintura de Maria do Carmo Silva intitulada Novos Horizontes. Os Bacoutic voltam a actuar na vila, desta vez no terraço do Museu Paleocristão.


A Feira de Vale do Poço decorre de 12 a 14 e conta como principais novidades mais música, mais animação e mais produtos tradicionais. No dia 28 realiza-se na tenda um encontro de grupos corais.


A agenda Cultural de Verão apresenta igualmente um conjunto de sugestões de leitura, cinema, teatro, música, actividades ao ar livre, festas tradicionais, bem como propostas de várias instituições do concelho, como as Juntas de Freguesia, a Ecoland e o Convento de S. Francisco.

In: Site da Câmara Municipal de Mértola

Autarquia investe em Habitação.


A Autarquia de Mértola lançou o concurso público para a execução das infra-estruturas do novo loteamento municipal, ZE2, cuja abertura de propostas decorrerá a 16 de Julho. Esta obra é mais um investimento municipal na melhoria da oferta habitacional no concelho.


A obra irá decorrer ao longo de 300 dias, tem um custo estimado de 717.552 euros, e inclui movimentação de terras, arruamentos e execução de muros e escadas, redes de abastecimento de água, esgotos e pluviais, bem como redes eléctrica, de gás e de rega, incluindo plantações.

in: Site da Câmara Municipal de Mértola

Escola de Canoagem já começou!


Teve inicio a 7 de Julho a Escola de canoagem de Verão. Os treinos tem lugar todas as manhãs entre as 10:00 horas e o meio dia e á tarde a partir da 17:30. Quem quiser participar ainda está a tempo de fazer a sua inscrição na secretaria do Clube. Podem ainda ser pedidas informações pelo tel. 286612044.

Morre-se menos em Mértola!!


De acordo com a “Análise da Mortalidade e dos Internamentos Hospitalares por concelho de Portugal Continental 2004-2006”, efectuado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, o concelho de Mértola apresenta-se com uma reduzida taxa de mortalidade e de internamentos em comparação com todos os Municípios do Baixo Alentejo. Este estudo ainda está a decorrer e procura relacionar aspectos ambientais com a mortalidade.

Segundo os dados recolhidos de 2000 a 2004, pelo projecto GeoFASES – Análise Geográfica de Factores Ambientais e Sócio-económicos em Saúde, em Mértola há poucas hospitalizações e morre-se pouco, sendo que o número de óbitos por 100.000 habitantes, em indivíduos com menos de 65 anos, varia entre 881,1 e 928,7 em indivíduos com mais de 65 anos os números variam entre 4706,9 e 4840,3, também por 100 000 habitantes. No que concerne ao número de internamentos anuais, estes não chegam aos 6500 por 100 000 habitantes.

Um dos principais pontos de destaque deste estudo são as discrepâncias relativamente aos concelhos vizinhos do Alentejo e Algarve, sendo que nesta fase ainda não é possível adiantar razões concretas para este facto.
In : Site da Câmara Municipal

Boletim Municipal