Vamos falar de

Brevemente novo artigo de opinião de Jorge Pulido Valente com o titulo: RUMO Á ECONOMIA CIRCULAR. O QUE É?

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Câmara debate Saúde no Concelho

A Câmara Municipal de Mértola organiza, no próximo dia 7 de Março, pelas 9h30, no Cine-Teatro Marques Duque, em Mértola, um colóquio intitulado “Mais Saúde, Melhor Vida”, dedicado à Saúde do Concelho de Mértola.

Após a recepção dos participantes, a sessão de abertura desta iniciativa está a cargo do edil da autarquia, Jorge Pulido Valente, da Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Rosa Matos Zorrinho, e da Deputada da Comissão Parlamentar de Saúde, Eugénia Santana.

Ao longo do dia serão debatidos temas como, o Perfil de Saúde do Concelho de Mértola, o Acesso aos Cuidados de Saúde, a situação actual e perspectivas futuras, pelo Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Alentejo, Rui Sousa Santos, os Serviços de Saúde do Concelho, na óptica dos prestadores, com intervenções de António Matos, Director do Centro de Saúde de Mértola, de José Alberto Rosa, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, e de Isabel Soares, Técnica da Autarquia responsável pela Unidade Móvel-Médico Social, e dos utilizadores, com intervenções do público. Francisco Ventura Ramos, Secretário de Estado da Saúde e Jorge Pulido Valente, encerram o colóquio “Mais Saúde, Melhor Vida”.

Com este evento pretende-se perceber como funcionam e quais as formas de melhorar os serviços de saúde do Concelho.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Manuel Macias continua na Selecção Nacional

video

Teve lugar no passado sábado em Montemor-o-Velho no II Controlo Nacional de Canoagem. Participaram 9 atletas do Clube Náutico de Mértola, todos com boas prestações, no entanto o destaque vai para Manuel Macias que se classificou em 3º lugar na geral dos Cadetes, 1º entre os Cadetes de primeiro ano. Este resultado garante ao canoista de Mértola continuar a integrar a selecção Nacional da sua categoria.

Os resultados dos atletas de Mértola foram os seguintes:

C1 Cadetes
Daniel Guerreiro – 6º lugar
João Palma – 8º lugar

K1 Cadetes
Manuel Macias – 3º lugar
Gonçalo Ferreira – 18º lugar
Luis Godinho – 23º lugar
Tiago Neves - 35º lugar

K1 Juniores
Rafael Luz – 17º lugar

C1 Junior
Bruno Vitória – 4º lugar

K1 Sénior
Carlos Gonçalves- 36º lugar

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Cinema Hoje


Hoje 15/02/2008 - 21.30h
Cine Teatro Marques Duque

A Bússola Dourada
Título original: The Golden Compass
Género: Aventura, Fantasia
Classificacao: M/12
EUA/GB, 2007,
Cores, 113 min.

Argumento
Lyra é uma menina órfã, de 12 anos, que parte numa viagem extraordinária para encontrar e salvar o seu melhor amigo Roger. Lyra prometeu encontrá-lo nem que para isso tenha de ir até ao fim do mundo. Mas não é só Roger que está em perigo. Várias crianças desapareceram e corre o boato que estão a ser levadas para uma agência experimental algures no Norte onde serão vítimas de abomináveis experiências. Baseado no galardoado livro de Philip Pullman, "A Bússola Dourada" é uma aventura que decorre num fantástico mundo paralelo.

Dança em Mértola


Unidade Móvel alerta para os perigos da obesidade

A Unidade Móvel Médico-Social de Mértola iniciou uma nova campanha dedicada à Alimentação/Obesidade, com o objectivo de alertar a população para as consequências do excesso de peso e da necessidade de adoptar hábitos de vida saudáveis.

A campanha é dirigida a toda a população, mas dará uma atenção especial às crianças, jovens e idosos, percorrendo todas as escolas do concelho e instituições de solidariedade social. Para além dos conselhos, os técnicos da Unidade Móvel realizarão uma avaliação nutricional. Esta campanha irá prolongar-se até ao final de Março.

Congresso debate região do Alentejo


Beja vai receber, nos dias 14 e 15 de Junho, o 14º Congresso sobre o Alentejo, decisão tomada ontem, naquela cidade, pela Comissão Permanente (CPG), que inclui dez entidades, entre elas as câmaras de Beja, Évora, Portalegre e Sines.


"Não há desenvolvimento do país sem o desenvolvimento do Alentejo", ideia defendida por Francisco Santos, porta-voz do CPG e presidente da Câmara de Beja, que acabou por ser aprovada pela comissão, e que será o tema em redor do qual se debate o futuro da região.


O autarca classifica de "crucial abandonarmos o discurso dos coitadinhos"."Temos potencial para voltarmos a ser o Alentejo que já fomos", considera Francisco Santos.


Presentes no congresso vão também estar espanhóis da Extremadura e Andaluzia, "porque são regiões com os mesmos problemas e potenciais", justifica o autarca.

Teixeira Correia - JN

MERTURIS promoveu produtos tradicionais de Mértola junto de profissionais





A Merturis – Empresa Municipal de Turismo, em parceria com a Câmara Municipal, promoveu no passado dia 14 de Fevereiro uma mostra de produtos tradicionais de Mértola destinada a profissionais de hotelaria e distribuidores do sector alimentar.

A mostra decorreu no Hotel Travel Park, em Lisboa, e pretendeu dar a conhecer produtos tradicionais e produtores, cuja actual capacidade de produção já permite satisfazer a procura destes bens em quantidade.

Queijos, pão, enchidos, mel, vinhos, essências e doçaria regional foram os principais produtos postos á disposição dos potenciais clientes tendo sido considerado um sucesso tanto por produtores como por visitantes. Foram estabelecidos diversos contactos empresarias em particular entre a cadeia espanhola, "El Corte Inglés" e produtores locais.

Câmara celebra dia da mulher com viagem


No âmbito da celebração do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Mértola promove no dia 8 de Março um passeio a Alcobaça e Nazaré destinado a todas as mulheres do concelho. Esta iniciativa conta com a colaboração das nove Juntas de Freguesia.

O programa deste passeio, destinado a mulheres residentes no concelho com mais de 16 anos, inclui uma visita ao mosteiro de Alcobaça e almoço na Nazaré. As inscrições podem ser efectuadas até dia 22 de Fevereiro nas Juntas de Freguesia, no Gabinete de Atendimento e no Gabinete de Desenvolvimento Social do Município.