Vamos falar de


quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Macias de novo em Estágio

Manuel Macias, canoista cadete do Clube Náutico de Mértola, foi de novo convocado para integrar o estágio da Selecção Nacional daquela categoria, que decorre em Montemo-o-Novo entre 1 e 5 de Fevereiro. Lembramos que no 1º Controle Nacional da época aquele atleta que é cadete de 1º ano se classificou em segundo lugar apesar de ser cadete de primeiro ano.

É uma honra para o Clube Náutico e para Mértola voltar a ter um atleta com formação no clube a integrar as selecções nacionais.

Casa das Artes Mário Elias celebra V aniversário



A Casa das Artes Mário Elias, em Mértola, celebra em Fevereiro o v aniversário, com a iniciativa Arte Non Stop, que integra um conjunto diversificado de actividades, de modo a levar a cultura a outros espaços de convívio da vila de Mértola. Exposições, música, fotografia, teatro e poesia são os principais destaques de um programa que se estende de 1 a 17 de Fevereiro.


No dia 1 de Fevereiro, a Casa das Artes Mário Elias recebe a exposição de Cartoons série RIbanho de LUCA, com a presença de Carlos Rico, no dia 12 é inaugurada a exposição de Fotografia “Mértola, a terra e as gentes” e no dia 13, este espaço, recebe o espectáculo “À volta com as palavras” com a poetisa Rosa Moita e poetas populares de Almodôvar.


A iniciativa Música a Copos leva a animação aos bares da vila nos dias 2 (Bar Alsafir), 8 (Bar Mirtilis) e 14 (Bar Lancelot). O Cine-teatro Marques Duque é palco no dia 9 de um espectáculo de jazz e no dia 17 da “Oficina Teatral “ – pelo Grupo de Teatro – Wady-actos e da DANSUL– Apresentação das escolas de Dança da AMDA.


O Espaço Jovem de Mértola é o local escolhido para a entrega dos Prémios do Concurso “Um e-mail para o meu Amor” no dia 14 de Fevereiro.

Câmara recupera edifício municipal para ninho de empresas


A Câmara Municipal de Mértola vai recuperar o edifício Casa Vargas, para instalar o ninho de empresas do concelho, de modo a proporcionar todas as condições para a instalação de novas empresas e incrementar o tecido empresarial local.

Esta obra irá remodelar totalmente o interior do edifício, o que obrigou à mudança de instalações da Divisão de Ordenamento do Território e Administração Urbanística (DOTAU) da Autarquia. Este serviço funciona desde dia 29 de Janeiro na Avenida Aureliano Mira Fernandes, nº 8 (antiga residencial San Remo).

Concurso de fotografia celebra V aniversário da casa das artes Mário Elias

A Junta de Freguesia de Mértola, com a colaboração da Câmara Municipal de Mértola, organiza um concurso de fotografia intitulado “Mértola, a Terra e as Gentes”, que celebra o V aniversário da Casa das Artes Mário Elias.

Cada concorrente deve apresentar, no máximo, três fotografias inéditas e originais, até ao dia 8 de Fevereiro, para que se proceda à avaliação das mesmas. No dia 12 do mesmo mês serão notificados os premiados, pelas 21h30, na Casa das Artes Mário Elias. Os trabalhos vencedores serão depois objecto de exposição.

Com este concurso pretende-se fomentar, reconhecer, premiar e difundir a criatividade na arte de fotografia, tanto de amadores como de profissionais.

Mértola vai requalificar comércio tradicional

A Câmara Municipal de Mértola vai lançar em breve o concurso público para a realização de um estudo de revitalização do comércio local. A iniciativa será desenvolvida em parceria com os comerciantes do concelho e tem por base um documento aprovado por ambas as partes durante a reunião que mantiveram a 21 de Janeiro.
Fonte da autarquia revela que este estudo de revitalização do comércio local surge da necessidade de “elaborar uma ferramenta que contenha um conjunto de dados concretos, relativos ao sector comercial, do concelho de Mértola, com vista a uma melhoria significativa da sua situação socio-económica”.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Alentejo voltou a perder população em 2006

Foto de Carlos Monteiro. APEL. Funchal. Portugal

No final do ano de 2006, a população residente em Portugal foi estimada em 10,5 milhões de indivíduos. De acordo com o Anuário Estatístico Regional do Instituto Nacional de Estatística verificou-se um decréscimo populacional em mais de metade dos 308 municípios do país.

Ainda assim, a população residente aumentou 0,28%. Ao nível municipal, este crescimento foi particularmente acentuado em Sesimbra e Alcochete (ambos municípios pertencentes à Grande Área Metropolitana de Lisboa), onde superou 4%. Em geral, o Alentejo e o Interior Norte e Centro do Continente foram mais afectados pelo decréscimo populacional.

Ainda de acordo com o INE os municípios do Alentejo foram aqueles que registaram taxas de crescimento migratório negativas.

Os Indicadores do Instituto revelam também que, face à média nacional, a taxa de desemprego no Alentejo (9,2%) foi a mais elevada do país, em 2006.

No mesmo ano, 45% dos agregados domésticos residentes em Portugal dispunham de computador. Apenas na região de Lisboa mais de metade dos agregados familiares dispunham deste equipamento (52,8%). No outro “extremo”, segundo o INE, encontrava-se o Alentejo com (35%).

Francisco Palma Carvalho
Rádio Pax

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Campo de Tiro, numa área contígua ao Parque Natural do Vale do Guadiana


O novo aeroporto de Lisboa vai ser em Alcochete. Com esta decisão, a Base Aérea do Montijo poderá encerrar e o Campo de Tiro será desactivado. Ao que tudo indica a Força Aérea já escolheu a alternativa, recaindo a mesma nos terrenos que ficam no concelho de Serpa, a nordeste do Pulo do Lobo, na margem esquerda do Guadiana.

Primeiro-ministro confirma Alcochete como localização do novo aeroporto de Lisboa. A garantia foi dada hoje por José Sócrates que confirmou a localização baseada nas conclusões do relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Esta opção ganhou à Ota em praticamente todos os itens do estudo realizado pelo LNEC. Do ponto de vista económico, este Laboratório concluiu que fazer o aeroporto na Ota é bastante mais caro e que o Campo de Tiro de Alcochete permite taxas mais vantajosas e bilhetes mais baratos.

Com a decisão a recair em Alcochete, na parte leste do Campo de Tiro, a Base Aérea do Montijo poderá encerrar e o Campo de Tiro será desactivado. A SIC avançou com a indicação de que o Governo estava preparado para esta decisão e que a Força Aérea já escolheu a alternativa, recaindo a mesma nos terrenos que ficam no concelho de Serpa, a nordeste do Pulo do Lobo, na margem esquerda do Guadiana.

Recordamos que a 21 de Novembro a Voz da Planície dava conta da deslocação de um técnico aos concelhos de Mértola e Serpa, com o objectivo de consultar os Planos Directores Municipais, a fim de identificar terrenos existentes na ligação dos dois concelhos, na chamada “Serra de Mértola/Serpa”, cuja finalidade seria a criação de um Campo de Tiro. Ao que tudo indica o novo Campo de Tiro já está definido e ficará localizado entre Serpa e Mértola, a Norte do Pulo do Lobo, a Sul de Vila Verde de Ficalho, numa área contígua ao Parque Natural do Vale do Guadiana.

Ana Elias de Freitas
Rádio Voz da Planicie

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Que futuro para o blogue ??


Este espaço fez dois anos em Dezembro. Nunca me ocorreu que tal longevidade viesse a ser atingida quando isto começou.

Tivemos momentos bons e momentos menos felizes, aturamos muita “boca” e muita gente mal educada, mas também trouxemos aqui informação importante e servimos e lugar de encontro para quem gosta de Mértola e do nosso Concelho.

Impõe-se agora um tempo de reflexão quanto ao futuro deste blogue.

Como podem verificar fiz uma limpeza total na lista de colaboradores que afinal tem contribuído com muito pouco. Quem quiser ser colaborador efectivo terá que voltar a pedir um convite.

Estou a considerar seriamente a hipótese de apenas autorizar comentários a colaboradores devidamente inscritos, não autorizando comentários a anónimos.

Há ainda a hipótese de, não conseguindo alguns colaboradores permanentes que contribuam efectivamente encerrar o blogue.

Peço por isso que dêem a vossa opinião para me ajudarem a tomar as decisões que são afinal inevitáveis.

Obrigado.

Carlos Viegas

IV Encontro de Empresários do Concelho de Mértola

Programação de cinema

Janeiro

Dia 4
“Gangster Americano”
21H30 (Cine-teatro Marques Duque, em Mértola)

Dia 10
“O Gang do PI”
16H00 (Cine-teatro Marques Duque, em Mértola)

Dia 11
“30 dias de escuridão”
21H30 (Cine-teatro Marques Duque, em Mértola)

Dia 18
“Atirar a matar”
21H30 (Cine-teatro Marques Duque, em Mértola)

Dia 25
“Hot Fuzz – Esquadrão de Provincia”
21H30 (Cine-teatro Marques Duque, em Mértola)

Exposição na Casa das Artes

“O sonho é uma fantástica fonte de descobertas”.

A Casa das Artes Mário Elias apresenta de 6 a 26 de Janeiro 2008 a exposição “Diário dos sonhos” de Fábio Pires. A inauguração decorre a 6 de Janeiro pelas 16h00.
Fábio Pires nasceu a 27 de Junho 1986 na Covilhã. De espírito autodidacta este jovem artista tem desenvolvido uma técnica própria inspirada na corrente surrealista, onde o mundo exterior e o interior se tocam na fronteira entre o sonho e a realidade. Cada quadro desta exposição é um mundo em si, toda a colecção revela uma violenta colisão entre vários mundos, destinados a criar o novo mundo.
A organização é da AMDA.