Vamos falar de


quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Feliz Natal e Bom Ano

Inaugurada ligação a Espanha

Câmara Municipal de Mértola inaugurou hoje o caminho municipal que liga o concelho á vizinha Espanha.
A cerimónia contou com a presença de Eduardo Cabrita, secretário de estado adjunto e da administração local. A par do caminho municipal 1096 que faz a ligação entre Corte do Pinto e a localidade espanhola de Paymogo, foram ainda inaugurados os arruamentos de Santana de Cambas.
Esta intervenção que custou cerca de dois milhões de euros.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Autarquia distinguida pela Microsoft


O projecto de Gestão Documental da Câmara Municipal de Mértola será distinguido pela Microsoft, como melhor prática e exemplo da boa implementação de soluções tecnológicas para modernização autárquica. Esta distinção será entregue no dia 11 de Dezembro, no congresso Desafios da Modernização Autárquica, em Sintra.

A gestão de processos assume cada vez mais um papel determinante no pensamento e práticas de gestão de empresas, contribuindo para o aumento dos resultados positivos das mesmas. Neste sentido, a autarquia de Mértola criou um novo sistema de gestão documental, F@cil – mais f@cil para si, melhor para todos, com o objectivo de modernizar e responder às necessidades dos serviços e dos munícipes. Com este novo projecto todo o trabalho será realizado em suporte digital, permitindo aumentar a qualidade e produtividade do trabalho desempenhado. Este novo sistema de gestão documental entra em vigor a 2 de Janeiro de 2008 e será apresentado ao público na primeira quinzena de Janeiro próximo.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Sócrates esteve em Beja para lançar a obra do novo IP 8

O primeiro-ministro, José Sócrates, esteve este domingo em Beja para presidir à formalização do Concurso Público para a concepção, construção e exploração da Concessão do Baixo Alentejo do IP8, entre Sines e Beja. O chefe do Governo esteve acompanhado do ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

O lançamento da Concessão do Baixo Alentejo é mais um exemplo do movimento reformador empreendido no sector rodoviário e simboliza o espírito de concretização que permitirá melhorar as acessibilidades da região. A nova concessão, que beneficiará directamente cerca de 235 mil habitantes dos distritos de Beja e de Setúbal (Sul), permitirá melhorar os acessos a duas infra-estruturas fundamentais para o desenvolvimento da capacidade logística, comercial e económica do Alentejo: o Porto de Sines e o aeroporto de Beja, em fase avançada de construção.


domingo, 2 de dezembro de 2007

Encontros Transfronteiriços em Mértola


Decorreu este fim de semana em Mértola a 2ªa fase de 2007 dos Encontros Desportivos Transfronteiriços – Canoagem, apoiados pelo Programa Interreg III A e pelo Instituto do Desporto de Portugal.

Nesta actividade participaram além dos atletas de Mértola e Vila Nova de Milfontes em representação do Distrito de Beja, selecções da Federação Extremeña de Piraguismo e da Associação de Canoagem da Beira Baixa. O Grupo Desportivo de Alcoutim apesar de não estar inicialmente incluído no projecto, foi igualmente convidado a participar.

Do programa, alem de treinos conjuntos e dum controle desportivo, constou ainda a recolha de informações antropometrias e desportivas, para um projecto de investigação científica que está a ser desenvolvido por uma universidade e pelo Clube Náutico de Mértola.

No controle participaram 60 atletas, e do programa constaram além de duas provas de 200 e 200 metros na água, também 2000 metros de corrida e dois exercícios de força. Fausto Bombareli e António Hoyos da Federação da Estremadura obtiveram na classificação geral o 1º e o 3º lugar respectivamente, tendo-se João Albuquerque de Alcoutim classificado no segundo posto.

Uma referência aos resultados alcançados pelos canoistas de Mértola Rafael e Manuel Macias 5º e 7º Lugar na classificação geral tendo Manuel Macias sido o 1º classificado dentro da sua categoria.

Todas as classificações estarão disponíveis brevemente.