Vamos falar de


sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Clube Náutico de Mértola com novos Regulamentos

Na sequência da aprovação dos novos estatutos do Clube Náutico na ultima Assembleia Geral é a vez agora da entrada em vigor de alguns dos regulamentos sectoriais.

Os regulamentos em causa apesar de entrarem em vigor já a partir de 1 de Outubro são documentos dinâmicos que podem sofrer alterações e adaptações provenientes da sua aplicação prática ou da sugestão dos sócios.

Aqui ficam os links para as versões finais desses documentos esperando o clube que os seus associados façam chegar as suas sugestões e observações através do mail nauticomertola@clix.pt, em mão, na secretaria do Clube ou directamente a um dos directores do Clube.

Estatutos do Clube Náutico de Mértola.

Regulamento de Actividades desportivas não competitivas

Regulamento do Ginásio de musculação e cardio-fitness

Regulamento da Canoagem/Competição

Regulamento do CID - Centro de Inclusão Digital


Outros regulamentos e instrumentos de Gestão serão proximamente aprovados e disponibilizados.

TENDO EM CONTA QUE OS DOCUMENTOS AQUI POSTOS À DISCUSSÃO SÃO DO INTERESSE EXCLUSIVO DOS ASSOCIADOS DO CLUBE NÁUTICO DE MÉRTOLA AS PROPOSTAS, CRITICAS E SUGESTÕES DEVEM SER ENDEREÇADOS DIRECTAMENTE PARA O CLUBE DEVENDO OS SEUS AUTORES SER SÓCIOS DAQUELA INSTITUIÇÃO E IDENTIFICAREM A SUA CONTRIBUIÇÃO!

nauticomertola@clix.pt

II Encontro de Professores de Geociências em Mértola

“Geologia, Mineralização e Biodiversidade na Faixa Piritosa” é o título do II Encontro de Professores de Geociências do Alentejo e Algarve que se realiza em Mértola, nos dias 12 e 13 de Outubro, uma organização do da Associação de Defesa e Divulgação do Património Geológico do Alentejo e Algarve com o apoio da CMM e da EB2,3 de Mértola.

O programa do Encontro engloba um conjunto de conferências e visitas de Campo. No dia 12 os trabalhos decorrem no Cine-teatro Marques Duque e debruçam-se sobre temas que vão desde a mineralização à geologia e biodiversidade da Faixa Piritosa Ibérica. O dia 13, sábado, é dedicado a visitas de campo, nomeadamente à Mina de S. Domingos, Pomarão e Pulo do Lobo.

Programa completo em:www.cm-mertola.pt

Falcões das muralhas em Festa


Programa
Sexta-feira – 28

18.00 – Recepção ao pessoal
20.00 – Jantar
23.00 – Concerto com Black Out
01.00 – Musica com DJ Calida – “Rocka Rolla”
03.00 – Silêncio
Sábado – 29
08.00 – Alvorada
09.00 – Pequeno-almoço
10.00 – Mini exposição de Motos
13.00 – Almoço
16.00 – Jogos Tradicionais (Push da corda;prova dos lentos; lançamento peso)
19.00- Show surpresa
20.00 – Jantar
23.00 – Concerto com “Banda Fénix”
01.00 – Concerto com “Last Hymn”
02.30 – Show de bailarinas
03.00 – Musica com DJ Calida – “Rocka Rolla”
04.00 – Silêncio
Domingo – 30
09.00 – Alvorada
10.00 – Passeio pela Vila
11.00 – Entrega de lembranças aos presentes
13.00 – Almoço

Raia do Chança - 10 anos

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Dia Nacional da Água - da lista negra ao quadro de honra

Mértola comemora o Dia Nacional da Água atingindo um marco Histórico (31 anos depois de Abril) ao alcançar os 100 por cento de cobertura das povoações com sistemas completos de tratamento de água para abastecimento humano.

A inauguração dos novos 98 sistemas de tratamento de água no próximo dia 1 de Outubro, Dia Nacional da Água, insere-se num programa de actividades mais amplo que visa assinalar as preocupações do Município com a gestão sustentável dos recursos hídricos do concelho.

As comemorações do Dia Nacional da Água iniciam-se na Escola EB 2,3 de Mértola com um debate subordinado ao tema “Água é(e)Vida”, que contará com a presença do presidente do Instituto Nacional da Água, do presidente do Instituto Regulador de Águas e Resíduos e do Director-Geral de Saúde. Em seguida, o Município assina um protocolo de cooperação com o Agrupamento de Escolas de Mértola, com a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça e com o consórcio Aquapor/Luságua e Tomás Oliveira S.A. destinado a promover a educação e sensibilização ambiental visando a utilização sustentável dos recursos hídricos e inaugura o quiosque multimédia de educação ambiental.

No Cine-teatro Marques-Duque, às 12h30, decorre a sessão pública que assinala este dia com a apresentação do contributo de Mértola para o Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais 2007/2013.

A cerimónia de inauguração dos sistemas de abastecimento terá lugar em S. João dos Caldeireiros, onde também é inaugurado o sistema de saneamento básico.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Tribunal de Mértola não encerra.


Na sequência da reunião realizada com o Sr. Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Justiça, a Câmara Municipal de Mértola informa que, contrariamente ao veiculado pela Comunicação Social e propagandeado por determinado partido político, o Tribunal de Mértola não irá encerrar, pelo que podem as populações ficar tranquilas.


Na oportunidade, a Autarquia esclarece que continua a trabalhar no sentido de que todos os serviços públicos do Estado se mantenham abertos no concelho.

Navegador solitário inicia travessia do Atlântico na Penha D'Águia

John Clark, inglês de nascimento, navegador de horas livres, apaixonado por Portugal e pelo Guadiana, partiu hoje dia 08 de Setembro, para uma travessia do oceano Atlântico, em solitário, do cais da Penha d'Águia em Espírito Santo.

Residente em Portugal há alguns anos, velejador, corajoso, temerário e simpático, partiu hoje pelas 14,20 h locais para a aventura da sua vida. Cruzar o Atlântico num ir e voltar ao sabor de ventos e correntes. Tony, como familiarmente é conhecido, "cozinhou" esta aventura durante muito tempo, em lume muito brando. Preparou o seu barco SHAMSUDDIN, nos estaleiros de Vila Real e preparou-se a si mesmo, física e psicológicamente, na sua casa em Penha d'Aguia. Assisti á sua partida juntamente com alguns seus outros amigos e não deixei de me emocionar com a coragem e a vontade demonstrada na realização desta aventura. Guadiana abaixo, com o descer da maré, algures pela foz do Vascão, não deixei de intimamente lhe desejar que tudo lhe corra bem e que nos possamos abraçar de novo daqui a não sei quanto tempo, neste rio e neste cais. Apesar de com ele ter visto as cartas marítimas e as rotas mais seguras, serão sempre o vento e as correntes quem ditarão o percurso e o andamento.

Boa viagem Tony. Não tenhas pressa em voltar. Os teus amigos, Chris e eu esperamos o teu regresso.

Orlando José

Semana da mobilidade

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Câmara abre inscrições para programa de conforto Habitacional

No âmbito do protocolo assinado com o Instituto de Solidariedade Social, a Câmara Municipal de Mértola abre as inscrições, de 17 de Setembro a 16 de Outubro, para o Programa de Conforto Habitacional para Pessoas Idosas. O principal objectivo deste programa é promover o aumento de conforto e da mobilidade das pessoas idosas, que usufruam de apoio domiciliário.

Financiado pelo Ministério do Trabalho e Segurança social e pela Câmara Municipal de Mértola, este programa destina-se a apoiar pequenas obras de coberturas, paredes, cozinhas, casas de banho, rampas de acesso, colocação de lava loiças, lavatórios/duches/banheiras e/ou compra de equipamentos como cama, colchão, fogão, frigorifico, esquentador e outros, num montante máximo por habitação de 3.500 euros.

O programa destina-se a pessoas com mais de 65 anos, com rendimentos mensais per capita iguais ou inferiores ao valor indexante aos apoios sociais e que vivam em habitação própria, usufruam de apoio domiciliário e que residam sozinhas ou coabitem com pessoas idosas, menores ou portadores de deficiência.

Os requerimentos estão disponíveis nas Juntas de Freguesia do Concelho e no Gabinete de Desenvolvimento Social da Autarquia.

Obras Municipais no concelho ascendem a 5 milhões e meio de Euros


A Câmara Municipal de Mértola aposta forte na melhoria e modernização das infra-estruturas do concelho, estando actualmente a decorrer em simultâneo 17 empreitadas, que perfazem um investimento superior a 5 milhões e meio de euros. A maioria destas obras estará concluída até meados do próximo ano.

Na Vila de Mértola estão em curso a requalificação e valorização do Castelo – Alcáçova, a reabilitação das Casa Barbinha, Casa dos Azulejos, Casa Branca, ampliação da Biblioteca Municipal, movimentos de terras no loteamento da encosta NW e respectivas obras de urbanização, o que se traduz num investimento de dois milhões e trezentos mil euros.

Na área educativa, a aposta do Município foi para a remodelação dos parques escolares da EB1 de S. Miguel do Pinheiro, Algodôr, Penilhos e Santana de Cambas, num total que ascende a um milhão e trezentos mil euros.

Na Mina de S. Domingos a Autarquia está a recuperar o edifício do antigo Grupo Musical e Recreativo da localidade, um investimento superior a 134 mil euros e cuja conclusão está prevista para Novembro deste ano, tendo inaugurado recentemente o Centro Republicado 5 de Outubro que custou 194 mil euros.

A conclusão da pavimentação do CM 1096, entre o limite do Concelho e a Corte Pinto, e da ponte sobre a ribeira de Oeiras em S. João dos Caldeireiros estão também previstas para Novembro deste ano, sendo o valor das obras de 1.148.600 Euros e 374.443,47 Euros respectivamente.

Na área de saneamento básico as obras em curso são a construção do pontão e reparação da ETAR em Corte Sines, da ETAR e a ligação de ramais domiciliários de água em S. Pedro de Sólis, com um custo estimado de 213 mil euros, tendo concluído recentemente as obras num conjunto de outras localidades. Ainda em finalização está a ligação dos sistemas de desinfecção/descontaminação em todos os sistemas de abastecimento de água às populações a partir de furos artesianos, um investimento de 765 mil euros.

Mértola lança guia de oferta turística do concelho

No âmbito do Dia Internacional do Turismo, a Câmara Municipal de Mértola e a Merturis, Empresa Municipal de Turismo, apresentam o Guia de Oferta Turística do Concelho de Mértola, no dia 27 de Setembro, pelas 18 horas, no Convento S. Francisco, em Mértola.

O Guia Turístico contém toda a informação das várias ofertas turísticas do concelho, como restauração, alojamentos e animação, promovendo as potencialidades do concelho.

Na apresentação pública do Guia Turístico do Concelho decorrerá uma visita guiada pelo convento e sua envolvente e um concerto, dos John Gruntfest Band, uma banda de Free Jazz de São Francisco, EUA.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Mértola adere à Semana da Mobilidade e dia Europeu Sem Carros

A Câmara Municipal de Mértola volta a aderir à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros com o tema “Melhores Ruas para as Pessoas”. De 21 a 22 de Setembro a Vila de Mértola será palco de um conjunto de iniciativas que visam, principalmente, promover as ruas e espaços públicos como sítios prioritários para os peões.

Como medida permanente no âmbito da Semana da Mobilidade, a Câmara vai intervir no Centro Histórico na requalificação do pavimento em calçada das ruas Combatentes da Grande Guerra e sector Norte da Rua D. Sancho II. No âmbito da Semana estão igualmente previstos a distribuição de folhetos alusivos à temática, a realização de percursos ambientais e patrimoniais e vários colóquios.

O Dia Europeu Sem Carros, celebrado este ano no dia 21 de Setembro, será maus uma vez pautado pelo encerramento ao trânsito das ruas do Centro Histórico, arrabalde e zona das escolas, das 8 às 18 e 30 horas, e por um conjunto de actividades que incluem rastreios da Unidade Móvel Médico-social, uma esplanada de lazer na Praça Luís de Camões e um colóquio na Escola EB 2, 3 subordinado ao tema “Mobilidade em Áreas de Baixa Densidade – o Caso do Concelho de Mértola”. Ao final da tarde terá lugar um percurso pedestre à volta de Mértola.

Em execução está o Plano de Mobilidade Sustentável para o Concelho, tendo em conta as singularidades deste território de baixa densidade, o que implica uma atenção especial às freguesias rurais de povoamento disperso por pequenos aglomerados e mesmo de residentes isolados. Este Plano é promovido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, Agência Portuguesa do Ambiente e Câmara Municipal. O Município de Mértola foi um dos 40 seleccionados num conjunto de 124 candidaturas realizadas em Portugal.

Bronze para C4 Infantil na Final Nacional dos Torneios Abertos



Decorreu no passado fim de semana em Ponte de Lima a Final Nacional dos Torneios Abertos. 10 canoitas representaram o Clube Náutico de Mértola, merecendo de entre eles particular destaque a tripulação C4 Infantil que alcançou a medalha de Bronze.

Colectivamente o Clube classificou-se em 13º lugar entre os 42 clubes participantes

Aqui fica a lista de toas as classificações:

K1 Menor Feminino
Ana Bird -

K1 Infantil Feminino
Inês Branco - 10º
Alexandra Vargas - 13º
Maria Lopres - 15º

C1 Infantil
Daniel Guerreiro – 5º
Manuel Macias – 24º
João Palma – 36º
Bruno Afonso – des

K1 Infantil Masculino
Pedro Guerreiro 24º
Luis Godinho – dês

K2 Infantil Feminino
Inês Branco/Alexandra Vargas – 4º

C2 Infantil
Manuel Macias/João Palma – des
Daniel Guerreiro/Bruno Afonso - des

K2 Infantil Masculino
Pedro Guerreiro/Luis Godinho – 5º

C4 Infantil
Manuel Macias/João Palma /Daniel Guerreiro/Bruno Afonso – 3º


Clique aqui para ver todos os resultados

sábado, 1 de setembro de 2007

Morte nas Azenhas - ACTUALIZAÇÃO


Faleceram hoje á tarde, vitimas de afogamento um adulto e uma criança nas Azenhas do Guadiana em Mértola. Os corpos ainda não foram recuperados aguardando-se a intervenção de pessoal especializado para as buscas.


ACTUALIZAÇÃO

01/Set

Foi já encontrado o corpo de uma das vitimas de afogamento no Rio Guadiana. O corpo da senhor de 42 anos foi localizado hoje durante a manhã pelas equipas de busca que tem actuado no local.
ACTUALIZAÇÃO
02/Set
O segundo corpo foi recuperado hoje pela manhã.