Vamos falar de


segunda-feira, 18 de junho de 2007

Mickael Carreira e David Fonseca nas festas da vila


Começaram dia 16 de Junho e decorrem até dia 30 as Festas da Vila de Mértola 2007. Entre várias actividades, como pesca desportiva, show motard e descida no Rio Guadiana, o destaque vai para as actuações de Mickael Carreira e David Fonseca, as duas grandes atracções deste ano, no Cais de Guadiana.

No dia 16 de Junho decorre a final do XXV Troféu Serrão Martins, seguido do baile de mastro, pelas 22h30. No dia 17 realiza-se o concurso de pesca desportiva, no Rio Guadiana. No dia 22 e 23 de Junho decorrerão as actuações, no Cais do Guadiana, dos cabeças de cartaz deste ano, Mickael Carreira, na sexta-feira pelas 23 horas, e David Fonseca no sábado, após a actuação do Grupo Last Hymn, de Mértola, pelas 23h30,. Nestas duas noites a animação continua, pela noite dentro, com o Grupo Musical Século XXI. Na tarde de dia 23 decorrem também um concurso de pesca desportiva, uma descida no rio Guadiana, um torneio de Paintball e um Show Motard. No dia 24 palas 19 horas a Autarquia oferece uma sardinhada, no Cais do Guadiana, onde actua, pelas 20h30, a Banda de Música da Força Aérea. Black Stone actua com músicas de Cabo Verde, pelas 22 horas.

No dia 29 de Junho realiza-se o baile de mastro de S. Pedro, e no dia 30 tem início a IX Maratona de Futsal, no Pavilhão desportivo Municipal.

A organização das Festas da Vila é responsabilidade da Câmara Municipal de Mértola, em colaboração com várias instituições do concelho.

Autarcas de Cabo Verde Visitam Mértola

Os presidentes da Câmaras de Cabo Verde da Ribeira Grande de Santiago, S. Lourenço dos Órgãos e S. Miguel visitam a Vila de Mértola de 20 a 23 de Junho. Esta visita tem como objectivo central a assinatura de protocolos de cooperação com Ribeira Grande e S. Lourenço e vêm no seguimento dos contactos estabelecidos durante a recente viagem do edil mertolense a Cabo Verde.

A cerimónia de assinatura dos referidos protocolos terá lugar no dia 23 de Junho, às 12h30, nos Paços do Concelho. As áreas de cooperação são o desenvolvimento institucional, nomeadamente ao nível da gestão autárquica, educação e formação profissional, cultura e desportos, apoio administrativo e tecnológico, planeamento estratégico e urbanístico e protecção civil. Todas estas áreas se enquadram no âmbito do acordo de amizade e cooperação existente entre Cabo Verde e Portugal.

Estes protocolos servirão de base para um estudo conjunto entre os municípios, de modo a que no futuro sejam estabelecidos outros acordos de cooperação e de geminação.

Actualmente, Mértola já mantém relações de proximidade com Cabo Verde, através dos alunos que frequentam a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça.

Ministério de Educação falha compromisso com a Câmara de Mértola

O Conselho Municipal de Educação e a Câmara Municipal de Mértola decidiram exigir publicamente ao Ministério da Educação o cumprimento dos compromissos assumidos no que respeita ao financiamento das intervenções nos Centros Educativos, equipamentos identificados pela Carta Educativa homologada pela Ministra, como indispensáveis ao correcto reordenamento da rede escolar e ao avanço do processo de suspensão de escolas.

Caso tal não venha a acontecer ficará seriamente comprometido o objectivo comum à autarquia e ao Ministério de concentrar em apenas 5 equipamentos devidamente qualificados os alunos que actualmente estão dispersos por 14 escolas sem as condições que hoje se exigem para a educação com sucesso de crianças e jovens em todo o País.

Ascendendo o investimento total a 1487000€, em virtude das exigências técnicas feitas pela Direcção Regional da Educação do Alentejo para aprovação dos respectivos projectos elaborados pela Câmara, pretende agora o ME à revelia dos compromissos anteriormente assumidos considerar para cálculo do financiamento a atribuir através dos Fundos Comunitários apenas menos de metade daquele montante, reduzindo inexplicável e injustificadamente a taxa de comparticipação prevista de 65% para cerca de 20%.

Tendo em consideração e compreendendo as limitadas disponibilidades financeiras existentes no actual QCA propôs a Câmara de Mértola ao Ministério da Educação que as candidaturas de 2 dos Centros Educativos fossem transferidas para o QREN 2007/13, suportando até lá a autarquia a totalidade dos custos das intervenções através do recurso a empréstimo bancário, tendo em conta a capacidade de endividamento ainda disponível. Sem qualquer justificação a proposta foi recusada.

VI Jogos de Lazer para idosos do concelho

A Câmara Municipal de Mértola e a Santa Casa da Misericórdia de Mértola, organizam conjuntamente os VI Jogos de Lazer para Idosos do Concelho de Mértola, que se realizam no dia 6 de Julho, na Mina de S. Domingos.

Esta actividade é dirigida a todos os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, instituições locais e de outros concelhos, com o objectivo de divulgar e promover a importância de um estilo de vida activo e da qualidade de vida da população mais idosa.

Este dia, para além de ser um dia diferente de todos os outros, promove o convívio entre todos os participantes e proporciona momentos de lazer e de alegria a uma população que, muitas vezes, está condicionada ao isolamento e à solidão.

Clube Náutico assegura nadadores salvadores

A Câmara Municipal deliberou, aprovou o protocolo de colaboração com o Clube Náutico com o objectivo de assegurar a vigilância dos espaços de lazer da Achada de S. Sebastião, em Mértola, e da Tapada Grande, na Mina de S. Domingos.

Através deste documento, a Autarquia pretende colmatar a falta de recursos humanos nas instalações desportivas e de lazer, principalmente durante a época balnear. O financiamento é de 15.500 Euros, e irá assegurar os serviços de um auxiliar de serviços gerais e de quatro nadadores salvadores, um dos quais até Maio de 2008.

A vigilância na Praia Fluvial da Tapada Grande está a ser assegurada desde o início do mês e a Zona de Lazer da Achada de S. Sebastião abre ao público no dia 19 de Junho.

The Last Hymn nas Festas da Vila

sábado, 2 de junho de 2007

Voluntariado para as florestas

Estão abertas as inscrições para o Voluntariado Jovem para as Florestas, para vigilância fixa e móvel motorizada.
Os interessados devem ter idade compreendida entre os 18 e 30 anos e ter condições de identidade para o exercício destas funções.
Este programa decorre a partir de dia 16 de Junho e termina a 30 de Setembro. Os voluntários, para além de lhe ser atribuído o equipamento necessário, terão um remuneração diária de 12 €, por cinco horas e meia de vigilância. A participação neste projecto tem a duração mínima de 7 dias e máxima de 15.
As inscrições podem ser feitas na Câmara Municipal de Mértola, no Gabinete de Apoio ao Vereador Jorge Rosa, ou nas Juntas de Freguesia da área de residência. A cópia do bilhete de identidade, do cartão de contribuinte e de um documento bancário comprovativo do NIB são os documentos necessários para proceder à inscrição.

Ministro do Trabalho e da Solidariedade em Mértola

O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, e o Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Jesus Marques, deslocam-se a Mértola no próximo dia 5 de Junho à tarde, com o objectivo de assinarem um protocolo de compromisso entre o Instituto de Segurança Social, a Câmara Municipal de Mértola e a Santa Casa da Misericórdia de Mértola no âmbito do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social. No distrito estes contratos locais serão assinados com os municípios de Mértola e da Vidigueira.
Durante a manhã, o edil mertolense irá estar presente no Governo Civil na assinatura de outro protocolo ao abrigo do Programa Conforto Habitacional Para Idosos, a celebrar entre os vários municípios aderentes e o Instituto de Segurança Social.
Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social visam promover a inclusão social dos cidadãos através de acções a executar em parceria, cujo objectivo é o combate à pobreza e à exclusão social em territórios deprimidos. O protocolo de compromisso a assinar pretende estabelecer as bases para a elaboração do Plano de Acção dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, tendo um financiamento previsto de 150 mil euros e uma duração de 12 meses.