sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Zeca Afonso



Delegação de Mértola visita Cabo Verde

Na sequência do esforço que tem vindo a ser feito no sentido de dar consistência ao objectivo de consolidação do ensino profissional no Concelho que teve inicio com a criação da Cooperativa de Ensino Alsud, com participações além do Município de Mértola dos de Alcoutim e Tavira e ainda da Somincor e do Instituto Piaget e dando seguimento aos diversos contactos estabelecidos com Cabo Verde reforçados com a visita do Encarregado de negócios da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, desloca-se entre 26 de Fevereiro e 2 de Março uma delegação, que será chefiada pelo presidente do Município.

Durante a referida deslocação serão concretizadas diversas reuniões entre as quais com a Directora Geral da Juventude e Desporto, com Director Geral do Desporto, com a Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde e com todos os Municípios da Ilha de Santiago. O primeiro passo será o estabelecimento de protocolos de cooperação como etapa experimental seguindo-se a possibilidade da concretização de Geminações. As áreas prioritárias para a referida cooperação serão a área sócio-educativa, económica e do povoamento dadas as potencialidade que oferecemos nestes campos e as possibilidades que se poderão abrir com um relacionamento mais aprofundado com Cabo Verde.

Filme da Semana - SAW III - O Legado


Mértola
Cine Teatro Marques Duque
6ª Feira
23 de Fevereiro
21.30 horas

ficha do filme
Saw III - O Legado
Título original: Saw III
De: Darren Lynn Bousman
Com: Tobin Bell, J. LaRose, Angus Macfadyen
Género: Ter
Classificacao: M/18
EUA, 2006, Cores, 107 min.

Argumento
Jigsaw, um "serial killer" perturbado que leva as suas vítimas ao limite, obrigando-as a jogar jogos macabros cujo resultado é a vida ou a morte, desapareceu. Ajudado pela sua aprendiz Amanda, conseguiu uma vez mais espalhar o terror numa pequena comunidade com os seus de jogos brutais e evadir-se das autoridades sem deixar rasto. Lynn, uma médica, é raptada à saída do hospital e levada para um armazém abandonado onde é apresentada a Jigsaw, que se encontra às portas da morte. Lynn é obrigada a manter o psicopata vivo até Jeff, outra vítima de Jigsaw, terminar o seu jogo. Mas Lynn nem imagina que ela própria é uma peça crucial no derradeiro jogo do "serial killer".

sítio oficial

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Restaurante "O Naútico" de novo a concurso


Está de novo aberto concurso para a exploração do Restaurante "O Náutico". Os interessados poderão recolher a respectiva documentação na Secretaria do Clube ou consulta-la aqui e apresentar as suas propostas até dia 2 de Março.

Regulamento
Ficha de Concurso
Relação do equipamento do Restaurante

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Filme da Semana - Perfume

Mértola

Sexta Feira
16 de Fevereiro
21.30 horas
Cine Teatro Marques Duque

ficha do filme
O Perfume - História de um Assassino
Título original: Perfume: The Story of a Murderer
De: Tom Tykwer
Com: Ben Whishaw, Dustin Hoffman, Alan Rickman
Género: Dra, Thr
Classificacao: M/16
ALE/ESP/FRA, 2006, Cores, 147 min.

Argumento
Adaptação do romance de Patrick Süskind, é a história de Grenouille, que nasceu diferente e em circunstâncias pouco dignas, em 1738, em Paris. No entanto, Grenouille é dotado de um olfacto extraordinário, e depois de um trabalho numa tinturaria, acaba por conseguir iniciar-se como aprendiz na perfumaria de Baldini (Dustin Hoffman). As essências e os cheiros tornam-se a sua obsessão, obsessão que o leva a querer capturar os magníficos perfumes de algumas jovens mulheres, que assassina sem escrúpulos.

Site Oficial

The Last Hymn lança CD

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Mértola registou mais Turistas

O Posto de Informação Turística de Mértola registou em 2006 um aumento do número de visitantes da Vila-Museu. De acordo com o relatório apresentado por este serviço, que faz o cruzamento dos seus dados com os recolhidos na Igreja Matriz de Mértola, monumento mais visitado, a vila de Mértola recebeu no ano passado mais de 19 mil turistas.
Em 2006, a Igreja Matriz de Mértola – antiga mesquita foi o local que recebeu o maior número de visitantes (19383), contrariando assim a tendência dos anos anteriores em que o Castelo era o local mais visitado. Este facto está directamente relacionado com as obras de beneficiação do interior do castelo, que estão em curso, e que obrigaram ao seu encerramento a partir de Julho. Até esta data, o Castelo contabilizou 13832 visitantes. Dos núcleos museológicos que integram o Museu de Mértola, o que registou o maior número de visitas foi o núcleo de Arte islâmica, com 6275. Em média, o Museu de Mértola recebeu 48 visitantes por dia.
O relatório salienta também que o número de visitantes estrangeiros tem vindo a aumentar, tendo em 2006 sido superior ao número de visitantes nacionais. Na distribuição por nacionalidades a maioria dos visitantes é originária do Reino Unido, seguindo-se os alemães, espanhóis, franceses e holandeses.
O Posto de Informação Turísticas, para além do atendimento ao público realiza visitas guiadas a Vila de Mértola mediante marcação. No ano passado foram realizadas 59 visitas, o que representou 12 por cento dos turistas contabilizados. Estas visitas têm em média uma duração de duas a três horas e levam os visitantes, na sua maioria provenientes de escolas e associações, por um percurso que inclui os núcleos museológicos e os monumentos do Centro Histórico.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Sismos na região


Foram hoje registados vários sismos na nossa região. Para informação mais detalhada clique na imagem e aceda ao Instituto de Meteorologia.

Resultados do Referendo no Concelho

Clique no gráfico para melhor leitura

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Filme da Semana - Eragon


Mértola
Sexta Feira
21.30horas
Cine Teatro Marques Duque

Ficha do Filme
Eragon

Título original: Eragon
De: Stefen Fangmeier
Com: Edward Speleers, Sienna Guillory, Garrett Hedlund
Género: Acç, Fantasia
Classificacao: M/12
EUA, 2006, Cores, 104 min.

Argumento

Quando Eragon, um rapaz de 15 anos que vive com o tio, encontra na floresta uma pedra azul polida, pensa que é só isso: uma pedra. Mas quando descobre que esta transporta uma cria de dragão, depressa se apercebe que está perante um antiquíssimo legado mítico. De um dia para o outro, a sua vida muda radicalmente e Eragon entra num mundo novo, cheio de magia e poder. Tendo apenas uma espada lendária e os conselhos de um velho contador de histórias, Eragon irá aventurar-se por terras perigosas e enfrentar inimigos obscuros, juntamente com a jovem dragão Saphira, sua protectora, num Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. "Eragon" é uma adaptação do primeiro livro da "Trilogia da Herança", escrita pelo norte-americano Christopher Paolini quando tinha apenas 15 anos. Inicialmente publicado pelo autor, tornou-se rapidamente um livro de culto e os seus direitos foram comprados por uma grande editora.

Sitio Oficial

Dia de S.Valentim - Concurso

Clique na imagem para aceder ao Regulamento do Concurso

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Reabilitação Urbana em Seminário

O Gabinete Técnico Local do Município promove de 5 a 9 de Março, em Mértola, um seminário subordinado ao tema “Reabilitação Urbana – Práticas concertadas”, cujo objectivo é o desenvolvimento de competências na área arquitectónica e urbana, através da troca de experiências sustentadas na relação entre a investigação científica e a experiência local.

O seminário é composto por duas partes distintas. No dia 5 de Março, no Cine-teatro Marques Duque decorre a sessão teórica e nos restantes dias, no edifício sede do Parque Natural do Vale do Guadiana, terão lugar um conjunto de módulos teórico-práticos sobre alvenarias, argamassas, madeiras, identificação de patologias e pinturas. Cada um destes módulos está a cargo de especialistas que irão fazer demonstrações das técnicas a utilizar.

Este seminário é dirigido aos profissionais da área de construção, engenheiros, arquitectos, e todos os técnicos, técnicoprofissionais ou operários.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Mais estágios em Mértola


É já na próxima semana que chegam os primeiros canoistas para estagiar entre nós. Fevereiro e Março vão ser meses em que Austríacos, Italianos, Eslovenos, Holandeses e Húngaros vão treinar entre nós em preparação para as grandes competições internacionais cumprindo mais uma etapa deste ciclo olímpico que encerrará em Pequim.

4º Aniversário da Casa das Artes


Com organização da Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Mértola e AMDA – Associação em Mértola para Desenvolver e Animar, começam já hoje as comemorações do 4º aniversário da Casa das Artes Mário Elias com a iniciativa “ARTE NON STOP”

PROGRAMAÇÃO

1 FEVEREIRO (quinta- feira)
21.00 h – Serão poético - “Mecânica da palavra”

3 FEVEREIRO (sábado)
09.00 h – Feira d’ Artes (R. 25 de Abril)
10.00 h – Sessão de pintura ao vivo

8 FEVEREIRO (quinta-feira)
22.00 h – CineBar ( Lancelote Bar)

9 FEVEREIRO (sexta- feira)
21.00 h – “ Há cá músicas ”

10 FEVEREIRO (sábado)
09.00 h – Feira d’ Artes (R. 25 de Abril)

14 FEVEREIRO (quarta- feira) - Dia de S.Valentim
21.30 h – apresentação dos trabalhos e entrega dos prémios do concurso “ Uma carta ao meu amor”
22.30 h - Música – DJ LOVE

15 FEVEREIRO (quinta- feira)
22.00 h – CineBar (Bar al- Safir)

18 FEVEREIRO (domingo)
Encerramento

( A Casa das Artes funcionará como atelier aberto durante este período. )