Vamos falar de


terça-feira, 29 de agosto de 2006

sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Moçoilas na Praia Fluvial

Dia 26 pelas 22.00horas espectáculo musical na Praia Fluvial da Mina de S.Domingos com o Grupo Musical "Moçoilas", numa organização da Câmara Municipal de Mértolano âmbito do Projecto 3 Culturas.

terça-feira, 22 de agosto de 2006

Jogos Aquáticos na Tapada da Mina

A Tapada Grande da Praia Fluvial da Mina de S. Domingos vai ser palco dos Jogos Aquáticos, no próximo dia 26, a partir das 15h00.

A Câmara Municipal de Mértola preparou uma tarde repleta de diversão e animação, para o próximo sábado a partir das 15h00. Nos Jogos Aquáticos podem participar todos aqueles que tiverem mais de 13 anos. As diversas e animadas etapas, com jogos lúdico-desportivos, e a vontade de obter a maior pontuação possível, para poderem vencer, entre outros prémios, relógios e t’shirts, são algumas das razões que levam os participantes a aderir a esta iniciativa.
O principal objectivo, para além de animar e divertir os participantes e quem assiste, é proporcionar uma ocupação diferente de tempos livres, ensinar através da diversão e incentivar a prática desportiva.

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Ligações a Espanha avançam

As obras da Estrada Municipal entre Corte Pinto e a Fronteira espanhola já tiveram inicio. Mais uma ligação aos "noestros hermanos" que se abre, cumprindo o desejo das populações e tornando mais verdadeira a Europa sem fronteiras.

quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Volta à Madeira em Canoa - Beatriz e Élio na frente

A tripulação mista Élio Henriques/Beatriz Gomes do Clube Náutico de Mértola, venceram as 3 etapas já disputadas da Volta à Madeira em canoa. A prova organizada pelo Centro de Treino Mar da Madeira é uma das mais duras realizadas no nosso país e é também conhecida pela espectacularidade e pela rara beleza das paisagens que proporciona. Os canoístas terão que percorrer 141 km num percurso dividido em 9 etapas.
Mais informação e fotos no site oficial em http://www.madeiraemcanoa.com/

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Ponte do Pomarão

Tal como se pode verificar pela fotografia os acessos à ponte do Pomarão do lado espanhol estão em curso e em estado bastante avançado. Parece que é mesmo desta!

domingo, 13 de agosto de 2006

Canoagem – Mértola vence no Algarve

O Clube Náutico de Mértola venceu colectivamente a primeira prova da Fase Zonal dos Torneios Abertos desta Época realizada na Praia da Angrinha, concelho de Lagoa. Em segundo e terceiro lugares classificaram-se o Náutico de Milfontes e a Mexilhoeira respectivamente.
Individualmente destaque particular para as classificações dos seguintes canoistas de Mértola:
Infantis Femininos K1
1º Beatriz Gonçalves

Infantis Masculinos K1
2º Tiago Neves
6º João Palma

Cadetes Masculinos K1
1º Valter Inácio

Cadetes C1
2º João Rosa
3º Jorge Palma
4º Rafael Luz
5º José Horta

sábado, 12 de agosto de 2006

Suspensão de Escolas no Concelho

A Câmara Municipal de Mértola e o Conselho Municipal de Educação informaram a população que se opõem à orientação da Direcção Regional de Educação do Alentejo e Ministério da Educação sobre a Rede Escolar do Concelho, na qual indica a suspensão das escolas de S. João dos Caldeireiros, S. Pedro de Sólis e Alcaria Ruiva no ano lectivo de 2006/2007.

Na base desta posição do Município está o facto das escolas de acolhimento não apresentarem as condições necessárias para receber novos alunos. Só após a construção dos Centros Educativos, é que a Câmara se dispõe a suspender estas e outras escolas, dando cumprimento ao definido na Carta Educativa do Concelho de Mértola.

Neste momento, a Câmara tenta através do diálogo com o Ministério da Educação e a Direcção Regional que as referidas escolas se mantenham a funcionar no próximo ano lectivo.
Informamos que já foram investidos cerca de 125 mil Euros nos projectos dos Centros educativos e que os mesmos já foram candidatados ao Eixo 3 do PORA, tendo sido igualmente abertos os concursos para a realização das obras cujo início está previsto para Janeiro de 2007.

sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Música na Praia Fluvial da Mina de S.Domingos

No âmbito do Projecto 3 Culturas que a Câmara Municipal de Mértola desenvolve em parceria com as autarquias de Évora e Idanha-a-Velha, a praia fluvial da Tapada Grande da Mina de s. Domingos recebe durante o mês de Agosto três espectáculos musicais com os grupos Maio Moço, Marenostrum e Moçoilas.

O primeiro deste conjunto de concertos com o grupo de música tradicional portuguesa terá lugar no dia 12 de Agosto, sábado, no anfiteatro da Praia Fluvial. Este é um dos grupos de música tradicional portuguesa mais antigos, criado em 1985, com profundas raízes no movimento de progressivo interesse pelo folclore musical do nosso país.

No sábado seguinte, dia 19 de Agosto, às 22 horas actuam no mesmo espaço o grupo de músicas do mundo Marenostrum. Oriundo de Tavira, este grupo prossegue a arte de integrar deferentes influências musicais. No seu segundo disco “Almadrava” acentuam a utilização de ritmos algarvios do Corridinho e do Baile Mandado para os fundirem com os sons do Norte de África, de Cabo Verde e os trepidantes ritmos Klezmer da tradição judaica da Europa Central.

O último concerto realiza-se no dia 26 de Agosto, às 22 horas, com o grupo de música tradicional algarvia Moçoilas. Fundado em 1994, por ocasião de uma apresentação da Serra do Caldeirão, as Moçoilas lançam em 2006 o seu último trabalho intitulado “q’é que tens a ver com isso”.

quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Câmara cria Bolsa de Emprego/Formação

Devido à elevada taxa de desemprego verificada no concelho de Mértola e ao desajuste que muitas vezes de verifica em termos de oferta e necessidade de formação, a Câmara Municipal criou na sua página web uma bolsa de emprego/formação, que pretende ser um encontro de vontades entre os vários agentes do concelho.

Não tendo qualquer papel activo em toda a negociação, selecção e contratação, a Câmara em colaboração com as Juntas de Freguesia recebem os formulários, disponíveis online, de procura e oferta de emprego/formação e através do cruzamento desses dados irão informar os interessados, através da disponibilização de todas as ofertas na página web. Para integrar esta bolsa de emprego/formação os interessados têm que preencher as declarações de oferta ou de procura e enviar para a Câmara Municipal por correio normal ou para o e-mail geral@cm-mertola.pt.

A Bolsa está disponível em http://www.cm-mertola.pt/ na zona destinada aos munícipes.

quarta-feira, 9 de agosto de 2006

segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Mértola Radical - 2006

A Câmara Municipal de Mértola promove de 12 a 15 de Agosto mais uma edição do Mértola Radical, uma iniciativa que pretende dinamizar a Mina de S. Domingos e Alcaria Ruiva através da prática de desportos radicais. Do programa constam saltos em pára-quedas, balão de ar quente, slide, parede de escalada e baptismo de voo em parapente.
A Mina de S. Domingos irá receber saltos em pára-quedas (12 de Agosto, às 12 h00), balão de ar quente (12 de Agosto, às 16h00), parede de escalada (de 12 a 15 de Agosto das 17h00 às 23h00) e slide (de 12 a 15 de Agosto das 17h00 às 23h00). Do alto da Serra de Alcaria Ruiva partem os voos bilugares em parapente, uma oportunidade única para experimentar voar. Os baptismos de voo realizam-se de 12 a 15 de Agosto, entre as 10h00 e às 12 horas. Neste mesmos dias realiza-se o IX Encontro Internacional de Parapente do Alentejo. A participação nestas actividades é gratuita. A realização dos baptismos de voo e o balão de ar quente está sujeita às condições atmosféricas.

sábado, 5 de agosto de 2006

Budapeste - Viagem Cultural para Jovens do Concelho

A Câmara Municipal de Mértola vai organizar a VIII Edição de Viagem Cultural para Jovens. O destino eleito para este ano foi Budapeste, capital da Hungria, e terá lugar entre os dias 5 e 8 de Outubro.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mértola, com a colaboração do Clube Náutico de Mértola (CNM) e Associação em Mértola para Desenvolver e Animar (AMDA). Podem participar nesta viagem todos os Jovens residentes no Concelho, que nele desenvolvam uma actividade profissional ou frequentem um Estabelecimento de Ensino. Budapeste 2006 prevê 55 participantes, incluindo monitores.A sensibilização dos jovens para a importância da preservação ambiental e patrimonial e a valorização e formação pessoal enquanto cidadãos europeus são alguns dos objectivos desta iniciativa. O preço da viagem varia consoante o escalão etário. Os mais novos, com idades entre os 16 e os 18 anos irão pagar 150 Euros e os restantes, com idades entre os 19 e os 30 anos, irão pagar 200 Euros. Os jovens portadores de cartão social pagarão apenas 50% do valor da inscrição e os Jovens portadores do Cartão Mértola Jovem terão um desconto de 25 €. As inscrições estão abertas de 7 de Agosto a 6 de Setembro na Divisão de Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal.
5/8/2006

sexta-feira, 4 de agosto de 2006

"Comboio Escolhas" visita Mértola

O Programa Escolhas 2ª Geração tem em curso uma iniciativa designada Comboio Escolhas que está percorrer todo o país visitando alguns dos projectos financiados pelo Programa. O Comboio no qual participam mais de uma centena de Jovens em representação de todos os projectos nacionais está hoje em Mértola e do programa constam entre outras actividades um “Challenger”, um Encontro debate sobre questões de interesse para os jovens. O programa encerra com um jantar e convívio no Monte do Guizo. De seguida os jovens regressam à estação de Beja donde seguem para Faro.
Esta actividade tem em Mértola organização do Projecto “Convida”, protagonizado pelo Clube Náutico de Mértola.

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Intercâmbio com a Irlanda foi um sucesso

Regressaram a Mértola na passada 2ª-Feira os 16 jovens e os dois monitores que integraram o intercâmbio de Jovens do Clube Náutico de Mértola com a Associação Irlandesa Blackstone and Montview Initiative.
O grupo esteve durante 8 dias no Campo de Férias de Cavan onde realizou um conjunto de actividades que consolidou fortes laços de amizade e companheirismo que provavelmente terão continuidade na próxima Páscoa com uma visita dos Irlandeses a Mértola.
Esta iniciativa do Clube Náutico foi financiada em parte pelo Programa Juventude através do Instituto Português da Juventude e visa dotar os jovens de um maior conhecimento da realidade europeia e divulgar valores de solidariedade e companheirismo através do conhecimento de outras realidades sociais.