Vamos falar de


quarta-feira, 26 de julho de 2006

Teatro em Mértola - Estreia



Marcada para as 21 h 30 m de Sexta-feira dia 28 de Julho a estreia da peça

Merenda na Contra-Mina
de Joaquim Pedro Ferreira

pelo nóvel Grupo de Teatro de Mértola - Wadi-Actos - no velho Marques Duque, agora renovado.
.
Do elenco fazem parte:
.
Afonso Teles, Ana Maria, Ana Rita santos,
Andreia Rosa, Beatriz Fresco, Guilhermina Bento,
Inês Teles, Joana Reis, João Pedro Marques,
José Vaz, Luís Borges, Margarida Fortunato,
Pedro Rosa, Rossana Torres, Sara Gomes,
Sónia Deodato e Susana Meneses

A não perder.

domingo, 23 de julho de 2006

Náutico em 8º lugar

Decorreu este fim-de-semana em Montemor-o-Velho o Campeonato Nacional de Pista de Canoagem para as categorias de Infantis, Cadetes e Veteranos. O Clube Náutico de Mértola participou na prova com mais 35 clubes tendo apresentado uma das maiores equipas nacionais. Esta participação saldou-se com um 8º lugar colectivo com particular destaque para as 3 medalhas de ouro alcançadas por Élio Henriques em k1, 200, 500 e 1000 m, e para a medalha de Bronze de Pedro Sequeira em C1 cadetes 1000 m.

Logo que tenhamos informação mais detalhada será aqui disponibilizada.

quinta-feira, 20 de julho de 2006

Olhares sobre a igualdade

Está patente ao público, na Casa das Artes Mário Elias, a exposição “Olhares sobre a igualdade”.

“Olhares sobre a igualdade “ é uma exposição colectiva que conta com a participação de 41 autores em áreas tão diversas como a pintura, escultura, ourivesaria, tecelagem, vídeo, fotografia e música.

A não perder, na Casa das Artes Mário Elias, até 11 de Agosto. Dias úteis, das 9.00h às 13.00h e das 14.00h às 17.00h.

A organização é da Câmara Municipal de Mértola e ESDIME e a colaboração da Junta de Freguesia de Mértola.

Agrupamento de Escolas de Mértola - Eleições conturbadas - ACTUALIZAÇÃO

Está a decorrer o processo Eleitoral para o Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Mértola. Apresentaram-se duas listas ao acto eleitoral num processo que não tem sido pacífico. A lista encabeçada por Júlio Silva o actual presidente do Órgão de Gestão impugnou a lista liderada por João Fernandes, também ele integrante da actual equipa por alegadamente esta não cumprir todos os preceitos legais. A Comissão de verificação das Listas não deu provimento ao pedido de impugnação tendo posteriormente a lista encabeçada por Júlio Silva recorrido da decisão para o Director Regional de Educação.
Na próxima semana teremos desenvolvimentos para esta questão uma vez que as eleições estão marcadas para terça-feira.

ACTUALIZAÇÃO
O processo eleitoral foi suspenso pela Direcção Regional de Educação em virtude do recurso interposto pela lista encabeçada pelo Prof. Julio Silva. Este recurso tem efeitos suspensivos ficando-se a aguardar a decisão da Direcção Regional do Alentejo sobre esta matéria.

Nota:
Considerando que os comentários que estão a ser enviados para este Post já não estão a contribuir para o esclarecimento da situação nem para contribuir positivamente para esta discussão, sendo na sua maioria insultos e ameaças aos administradores com recurso a linguagem absolutamente imprópria suspendemos a aceitação de comentários relativamente a este artigo. No entanto e com o intuito de informar actualizaremos este artigo se tal se justificar.
ACTUALIZAÇÃO 2
A Direcção Regional de Educação deu provimento ao recurso apresentado pela Lista A, pelo que as eleições irão decorrer em data a anunciar com apenas a participação daquela lista.

domingo, 16 de julho de 2006

Atenção ao bronze !!

(Fiquei assim o ano passado)

Menin(a)os muito cuidado com os olhos e a pele!

Os raios ultravioletas andam por aí, e com estas temperaturas não se pode sair à rua. Çim !?

sábado, 15 de julho de 2006

Guarda-redes do Guadiana recebe Prémio “Fair-Play”

O Núcleo de Árbitros de Futebol "Armando Nascimento" de Beja entregou recentemente a Marcos Borges, Guarda-redes do Guadiana o Prémio “Fair-Play” para a categoria jogador relativo à época 2005/06. O Prémio vem reconhecer as qualidades do jovem atleta do Guadiana e a forma sempre correcta com se dedica à prática desportiva. Os nossos parabéns ao Marcos, nosso comentador habitual e também ao Guadiana.

sexta-feira, 14 de julho de 2006

Canoagem-Medalha de Ouro na Taça do Mundo Estagiou em Mértola

(Foto:Nuno Sequeira)

Tamas Homoki canoista Húngaro que nos últimos anos tem feito os seus estágios de preparação de Inverno em Mértola conquistou a medalha de Ouro na 2ª Taça do Mundo de Maratonas. O canoista, candidato às medalhas no Campeonato do Mundo já tinha alcançado a prata na 1ª Taça do Mundo deste ano.
Tamas afirma que o Guadiana lhe dá sorte e ser sua intenção continuar a fazer a sua preparação de Inverno entre nós.
Parabéns pelos resultados e boa sorte para o Mundial.

quinta-feira, 13 de julho de 2006

Nova Página - MÉRTOLA-GASTRONOMIA


Disponível para os amantes da boa mesa uma nova página associada ao nosso Blog.
Mértola-Gastronomia pretende ser um espaço de divulgação das nossas receitas tradicionais, um local onde se fala das coisas boas da cozinha que por cá se fazem, e não só ...

Aproveite este espaço, inscreva-se, comente, petisque qualquer coisa. O nosso Concelho agradece.

terça-feira, 11 de julho de 2006

Mais de 20000 visitas

Estes são os números do nosso Blog:
Blogues Associados 1+3
Visitantes - 23200
Visionamentos - 80231
Artigos publicados - 268
Comentários - 3424

segunda-feira, 10 de julho de 2006

ALSUD - Cooperativa de Ensino e Formação Profissional

ALSUD, Cooperativa de Ensino e Formação Profissional do Alengarve, CRL é como se designa a nova cooperativa que no dia 6 de Julho, foi criada oficialmente.

A cerimónia de assinatura da escritura de fundação, teve lugar nos Paços do Concelho do município tavirense.e envolve a participação além daquela autarquia, também dos municípios de Mértola e Alcoutim e, ainda, a empresa de mineração do baixo Alentejo Somincor e a Associação NucliSol/Jean Piaget.

O objectivo é, dar continuidade e sustentabilidade a um projecto de ensino profissional que começou, em Mértola, nas áreas de formação do património arqueológico, património edificado e património cultural e alargar a experiência a outras áreas formativas de acordo com as necessidades inter-regionais. Desde logo, uma cooperativa desta natureza tem como principais finalidades criar e estimular as sinergias entre os municípios citados, do Algarve e do Alentejo, que apesar de afastados por fronteiras administrativas têm um passado histórico comum e fortes ligações culturais que têm persistido através dos tempos.

Esta iniciativa afasta o fantasma do encerramento do pólo de Mértola da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça que há já algum tempo pairava sobre aquela instituição.

terça-feira, 4 de julho de 2006

Portugal x França

Chegados às meias-finais deparamo-nos com mais uma selecção que tenta perturbar a nossa com o dito "jogo de palavras": falo pois claro da França.
Ontem ouvi no noticiário que um dos atletas franceses (não me recordo o seu nome) intitulou os atletas portugueses de convencidos...
Seremos mesmo?? Ou será que já se está a sentir algum medo?? Não sei, não sei...
O que sei é que estamos confiantes em que podemos fazer um bom resultado (porque não sonhar com a final?). Eu antes de começar o mundial sempre disse que acreditava que chegaríamos às meias-finais, e chegámos...
Amanhã vamos juntar-nos todos, nesta iniciativa da câmara, para demonstrar o nosso apoio à equipa (para o melhor e para o pior).
.
É preciso acreditar! Porque a Selecção é de todos nós!!!

segunda-feira, 3 de julho de 2006

domingo, 2 de julho de 2006

The Canary Project

O objectivo do The Canary Project é fotografar paisagens em todo o Mundo que sofreram profundas alterações em consequência do aquecimento global e mostrá-las a todos. Fica a sugestão.

JDR

sábado, 1 de julho de 2006

Ricardo aviou a Inglaterra e já está nas meias finais

Depois de 120 minutos, muita unha roída e uma grande camada de nervos, Portugal assistiu a mais uma do Labreca.

Enquanto os nossos marcadores de serviço se davam ao luxo de falhar dois penaltis, o tal "franganeiro" que o "idiota" do Scolari impôs na baliza da Selecção, defendia 3 dos Ingleses com uma perna às costas.
.
Um senhor ! este Ricardo.