Vamos falar de


terça-feira, 30 de maio de 2006

Faça-se a Ponte do Pomarão

.
Unanimidade na Assembleia Municipal
.
Com vasta assistência interessada e atenta, a Assembleia Municipal reuniu em Sessão Extraordinária na Casa do Povo de Santana de Cambas e aprovou por unanimidade uma moção de apoio à construção da ponte do Pomarão (que ligará Portugal e Espanha), num gesto solidário com as populações, condenando os que, embora muito poucos, têm vindo, de forma egoísta a dificultar e a retardar o início de uma obra que é necessária e desejada por todos.
.
Os Elementos da Assembleia, todos os Presidentes de Junta e todo o Executivo da Câmara mostraram assim de que lado estão. Ainda bem.

sábado, 27 de maio de 2006

Fernanda Romba recebe prémio “Mulher Activa 2005”

A nossa conterrânea e também colaboradora deste espaço, Fernanda Romba foi uma das dez mulheres distinguidas com o prémio “Mulher Activa 2005”. O prémio atribuido pela revista "Activa", distingue mulheres extraordinárias como reconhecimento em prol da sociedade e no caso da Fernanda reconhece a sua preciosa intervenção no Núcleo de Voluntariado de Mértola.

Aqui ficam os meus parabéns pessoais e os parabéns do blogue, é com gente desta fibra que se constrói um Concelho melhor.

sexta-feira, 26 de maio de 2006

Cavaco Silva em Mértola

O Presidente da República visita o Concelho de Mértola dia 29 de Maio. Questões sociais e as boas práticas que várias instituições estão a desenvolver no Concelho serão o tema de fundo da sua visita.
Especial destaque também para projectos como a Unidade Móvel de Saúde, Cartão Social do Municipio, Apoio Domiciliário e Lares de Idosos.

Festival Islâmico - Apresentação

Sábado dia 27 pelas 21.30h no Cine-Teatro Marques Duque é apresentada a quarta edição do Festival Islâmico que está previsto para Maio de 2007.

Do programa consta para além da sessão de apresentação um espectáculo Musical com Eduardo Paniágua.

quinta-feira, 25 de maio de 2006

As mansas águas do lago II


Tá uma brasa!
Apetece-me chapinhar nas mansas águas do lago.
.
Actualização:

“Cara Al Na'ir: Não vale a pena acenar com gajas boas, porque é impossível competir com a Lena e eu nem tentava... “

disse Talisca.

Provavelmente isto é um galanteio …. ou será despeito? (não creio)

( a pedido de várias famílias )

Beleza a preto e branco...

foto retirada do site: http://www.homensbonitos.hpg.ig.com.br/principal.html;




A pedido, não de várias familias, mas da Al na'ir, aqui está! Ainda assim, estão a dever uma fotografia às mulheres do blog...

quarta-feira, 24 de maio de 2006

As nossas estatísticas


* - 5 Meses de vida
* - Mais 3 blogues associados
* - Mais de 60 participantes inscritos
* - 200 Posts
* - 3100 Comentários
* - 16.000 Visitas
* - 41.000 Visionamentos
(foram considerados além do Blogue Mértola os associados, Mértola-Publicidade, Mértola-Escrita Criativa e Mértola-Galeria)

Este sucesso só pode ter continuidade com a participação de todos, por isso aqui fica o desafio.

Para os inscritos apelamos a uma participação mais activa, com a publicação dos vossos contributos.

Para os visitantes apelamos a que se inscrevam e tornem este espaço ainda maior.

Para todos apelamos a que nos visitem diariamente e participem com os vossos comentários.

Guadiana - Manutenção Garantida



Apesar das muitas adversidades vividas durante a época desportiva, a equipa sénior do Clube de Futebol Guadiana conseguiu a manutenção na 1ª Divisão Distrital.

A concretização deste objectivo teve como base o grande empenhamento de toda a equipa que joga “por amor à camisola” e que tem feito do Guadiana uma enorme família onde predominam a amizade e uma forte união.

E.M.

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Descida de Rio Nocturna

No próximo dia 14 de Junho vamos ter uma descida nocturna do Guadiana entre os Canais e Mértola. Esta iniciativa inédita será certamente uma experiência diferente e única, as inscrições são limitadas e encerram a 12 de Junho. A organização é do Clube Náutico de Mértola como apoio da Merturis.

Nova sede do Parque Natural inaugurada hoje

O Parque Natural do Vale do Guadiana inaugura hoje com a presença do Ministro do Ambiente , do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional a sua nova sede. Recorde-se que as instalações em causa se situam na Zona Histórica de Mértola e foram motivo para a recuperação de um dos imóveis mais emblemáticos daquela zona.
O Instituto de Conservação da Natureza celebra também no Parque Natural do Vale do Guadiana o Dia Internacional da Biodiversidade dedicado às questões da biodiversidade e da desertificação inaugurando simultâneamente o Centro Polivalente de Interpretação e Divulgação.

domingo, 21 de maio de 2006

XXIV Troféu Serrão Martins


Está à porta mais uma edição do Troféu Serrão Martins em futsal. Com promoção da Câmara Municipal de Mértola, organização do Clube de Futebol Guadiana e com a colaboração da Junta de Freguesia de Mértola o troféu terá início no dia 1 de Junho e abrange os escalões de Seniores, Iniciados e Infantis.

Os prémios a atribuir são de 300 euros e troféu para o 1.º lugar, 150 euros e troféu para o 2.º lugar, 100 euros e troféu para o 3.º lugar e 50 euros e troféu para o 4.º lugar. Existem ainda prémios a atribuir a todas as equipas participantes, bem como prémio para o melhor marcador, melhor guarda-redes, melhor jogador e Troféu Disciplina.

As inscrições estão a decorrer até ao próximo dia 29 de Maio na Divisão de Cultura Desporto e Turismo da Câmara Municipal de Mértola e o sorteio realiza-se a 30 de Maio.

sábado, 20 de maio de 2006

sexta-feira, 19 de maio de 2006

Trance Party em Mértola

Mais uma actividade para a juventude vai acontecer em Mértola.
Estão todos convidados.

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Concelho de Mértola nos caminhos da Eurozinc?

A EuroZinc Mining Corporation anunciou ter do Governo Português a garantia de quatro novas concessões de exploração mineira na Faixa Piritosa Ibérica: em Castro Verde, Albernoa, Mértola e Alcoutim. Recorde-se que a Faixa Piritosa Ibérica é uma das maiores do mundo e tem para cima de 85 depósitos com um potencial que excede os 1.7 biliões de toneladas.
(Veja a nota de imprensa da Eurozinc)

O cruzamento desta informação com o anúncio feito pelo Governo da reabertura das Minas de Aljustrel (a concessionária é também a Eurozinc), pode significar mais alguma coisa!?
Vamos esperar para ver!

quarta-feira, 17 de maio de 2006

A Toque do Adufe

A informação está quase toda no cartaz, falta um pequeno pormenor que faz toda a diferença, são 280 artistas em palco. Certamente um espectáculo único, a não perder.

Novo Curso de Parapente

Estão abertas as inscrições para o 2.º Curso de Parapente (fase de iniciação) que o Núcleo de Setúbal da Associação de Comandos, com a colaboração da Câmara Municipal de Mértola, inicia a 27 de Maio do corrente ano na Serra de Alcaria Ruiva. As aulas prologam-se por seis fins-de-semana .
Para mais informações

terça-feira, 16 de maio de 2006

Momento de reflexão...

uns dias, navegava eu num forum (dum jogo) que costumo frequentar e deparo-me com um post de alguém intitulado "O que somos nós afinal?", que continha o seguinte texto:

"Um dia, ao transpor um rio, a Preocupação viu terra argilosa: pensativamente tomou um pedaço e pôs-se a modelá-lo. Enquanto reflectia sobre a sua criação apareceu Júpiter. A Preocupação pediu-lhe que insuflasse espírito na argila modelada. Júpiter acedeu.
Querendo a Preocupação atribuir o seu nome à estátua, Júpiter opôs-se-lhe, propondo o seu próprio.
Enquanto Júpiter e Preocupação discutiam por causa do nome, levantou-se a Terra manifestando o desejo de que fosse o seu nome atribuído à estátua, já que fora ela a fornecer-lhe o corpo. Apelaram os contendores para o julgamento de Saturno e este sentenciou o seguinte:
- Tu, Júpiter, uma vez que lhe deste o espírito, receberás o espírito aquando da sua morte; tu, Terra, uma vez que lhe deste o corpo, é o corpo que receberás. Mas, uma vez que foi a Preocupação que primeiramente o modelou, é ela que possuirá enquanto viver. Quanto ao nome, que foi o que gerou a controvérsia, chamar-se-á Homo uma vez que é feito de humo."

HEIDEGGER, Martin, Sein und Zeit (Ser e Tempo), Max Niemer Verlag, Tubingen

Ora escusado será dizer que isto levantou uma saudável discussão acerca do que é que cada um acreditava sobre o nosso surgimento e o nosso papel no mundo... Por isso decidi colocar também aqui este pequeno texto do filósofo Heidegger para todos puderem fazer uma crítica ou darem a sua opinião.


Feira de Informação Escolar e Profissional

Começa dia 17 de Maio na escola EB2,3/ES de S.Sebastião de Mértola a 2ª Feira "Ser Pró Convida". Este evento organizado pelo Projecto ConVida implementado pelo Clube Náutico de Mértola e pela Escola tem como objectivos principais aproximar os jovens estudantes à informação relativa às ofertas educativas e formativas que tem disponíveis. Para o efeito, foram convidadas diversas entidades de ensino e formação de nível secundário e universitário local regional e nacional. Do programa também farão parte demonstrações dos Bombeiros, do exército e da PSP.”

domingo, 14 de maio de 2006

Vamos todos ajudar na prevenção dos incêndios!!?




Em 2005 os incêndios devastaram 325.226 hectares de floresta em Portugal.
Este ano como será?

No nosso concelho o coberto vegetal é uma imensa mancha contínua e perigosa, porque altamente combustível.

Nós, cada um de nós, já pensou no pequeno/grande contributo que pode dar para que o nosso Pais e em particular o nosso concelho não se transforme num monte de cinzas e escombros?

Obs: O Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, criado recentemente, inicia amanhã segunda-feira (15-05-06) a sua actividade, e actuará em todo o tipo de catástrofes: incêndios, sismos e inundações

sábado, 13 de maio de 2006

Trabalho há muito, empregos nem tanto ...

Leia que não dá trabalho!

Há quem diga ou, pelo menos, quem justifique a nossa falta de produtividade como sendo um resquício da escravatura. Parece que se trata de um legado de um passado muito doloroso. Daí a nossa "antipatia" pelo trabalho. Daí, também, que aceitemos mais facilmente a palavra emprego.
.
Há quem diga que só há uma região no país onde o trabalho tem valor positivo: o Minho. Aí, é entendido que o trabalho dignifica o homem. No restante território, o trabalho é entendido como algo que só faz quem não sabe fazer mais nada ou que o trabalho é para o preto.
.
E há quem diga que (e isto são constatações sociológicas) que o sul, católico, se caracteriza por ser dependente, enquanto que os países do norte da europa, protestantes, são autónomos e criativos. Diz-se, também, que o sul abraçou fascismos e partidos comunistas fortes, ao passo que a norte, o capitalismo permitiu uma relação diferente com o valor do trabalho.
.
Obviamente que todos estes factores estão aqui apresentados de forma ligeira, abreviada. Mas não deixa de ser interessante pensar que com Lutero (reforma protestante) houve a necessidade de cada um, individualmente, ser capaz de ler a Bíblia para poder interpretá-la sozinho.
Assim, esses países tiveram "campanhas de alfabetização" no séc. XVI, enquanto que as nossas começaram há 30 anos! E tudo porque os protestantes entendem que a relação com Deus é individual e não precisa de intermediário. Já os católicos precisam da figura do padre para que lhes explique o que está escrito nos textos sagrados.
E foi talvez desta diferença que parece pequenina, (ser capaz de ler a Bíblia sozinho e precisar do padre para a entender) que se evoluiu de forma dependente(católica) e de forma autónoma(protestante). É claro que isto não explica tudo. Mas se calhar não conseguimos explicar a aversão ao trabalho sem entendermos o que está na sua génese.
Querem comentar?”

Texto de Al na'ir

quinta-feira, 11 de maio de 2006

Festival Islâmico 2007

Estamos a 1 ano da 4ª Edição do Festival Islâmico. Porque esse evento é um marco fundamental para Mértola abrimos aqui um espaço de sugestões.
Colabore dando a sua opinião.

quarta-feira, 10 de maio de 2006

Beatriz Gomes integra Selecção Nacional de Pista

Beatriz Gomes, canoista do Clube Náutico de Mértola integra o grupo de 12 canoístas que vão representar Portugal na Taça do Mundo de pista, a disputar no fim-de-semana em Poznan, na Polónia.
Pela primeira vez em muitos anos, Portugal vai apresentar-se em K4 feminino, que será composto por Beatriz Gomes, Joana Sousa, Teresa Portela e pela ainda júnior Márcia Costa, que também fazem as três provas.
De realçar que Beatriz Gomes, um nome de referência da canoagem mundial na Maratona tenta agora a sua sorte na Pista com o objectivo de conseguir um lugar para os Jogos Olímpicos de Pequim.
A comitiva lusa, liderada pelo vice-presidente da federação José Garcia, e que integra também o olímpico Emanuel Silva vai apresentar-se nas provas de K1, K2 e C1 masculino e em K4 de ambos os sexos, segundo as opções do seleccionador Ryszard Hoppe.
Campeão da Europa Sub-23 e medalha de bronze absoluto em K1 1.000 metros, Emanuel Silva vai competir em K1 nos 500 e 1.000 metros, enquanto Pedro Santos e Leonel Correia compõem o K2 nos 1.000, 500 e 200 metros.
Nuno Barros vai representar o país em C1 nas três distâncias, tal como José Ramalho, Luciano Gonçalves, Pedro Gomes e David Fernandes em K4.
Segundo as tabelas do Comité Olímpico de Portugal, as tripulações podem entrar para o Projecto Pequim 2008 caso consigam classificar-se até ao oitavo lugar em duas das três distâncias.
Emanuel Silva, Joana Sousa e Helena Rodrigues já integram o Projecto Pequim 2008, enquanto outros 23 canoístas estão incluídos no Projecto Esperanças Olímpicas, em que a canoagem é a modalidade mais representada.
As duas etapas da Taça do Mundo (a segunda decorre em Duisburgo, Alemanha, de 26 a 28 de Maio) constituem o primeiro teste internacional para os lusos, que esta época ainda têm o Campeonato do Mundo (Szeged, Hungria), o Campeonato da Europa (Racice, República Checa) e os Europeus Sub-23 e júnior (Atenas, Grécia).

Convocados:
K1: Emanuel Silva (CF Merelim).
K2: Pedro Santos (Saavedra Guedes) e Leonel Correia (CN Prado).
K4 (m): José Ramalho (CF Vilacondense), Luciano Gonçalves (CN Ponte de Lima), Pedro Gomes (CN Crestuma) e David Fernandes (CN Funchal).
K4 (f): Beatriz Gomes (CN Mértola), Joana Sousa (CN Crestuma), Teresa Portela (Gemeses) e Márcia Costa (CN Prado).
C1: Nuno Barros (CN Ponte de Lima).

terça-feira, 9 de maio de 2006

Feira da Juventude 2006

Decorre entre 9 e 13 de Maio mais uma Feira da Juventude. Teatro, Música, Artes Plásticas, Feira de 2.ª Mão, e uma Mostra de Vídeo, são algumas das propostas da organização mais uma vez a cargo da AMDA - Associação em Mértola para Desenvolver e Animar. A partir das 16 horas no antigo Quartel dos Bombeiros.

segunda-feira, 8 de maio de 2006

Ponte do Pomarão - Inquérito

Publicamos hoje o resultado de mais um inquérito que temos mantido activo no Blog. Desta vez a questão era: Qual a sua opinião sobre a construção da Ponte do Pomarão? Deixamos as leituras do resultado do inquérito por sua conta.

Aproveitamos esta oportunidade para informar que o Concurso das Obras da Ponte do Pomarão foi já lançado pela Deputacion de Huelva.

sexta-feira, 5 de maio de 2006

A Tenda e os seus incómodos

Queria deixar aqui uma sugestão de escuta de opiniões a quem se acha sensível à seguinte questão:

Tal sugestão prende-se com a localização que há muito foi escolhida para colocar a tenda de espectáculos, tenda que se situa perto do 1º Loteamento da Cooperativa de Habitação Coophecome.

A minha chamada de atenção tem a ver sobretudo com o facto deste elemento logístico ser um impedimento de passagem dos transeuntes/moradores que se querem deslocar para o bairro da cooperativa, tendo por isso duas opções: uma com um pendor equilibrístico-circense: contornar a tenda caminhando sobre o muro paralelo a ela; ou por outro lado descer a rua, subir escadas, o que torna o acesso mais difícil e moroso para todos, jovens, menos jovens e idosos.

Sou moradora desta zona residencial e já há muito que tenho tido vontade de questionar este problema, se até à data não o fiz, foi porque existia ainda a possibilidade de atravessar a tenda (possibilidade que eu achava, contudo, descabida). Hoje qual não foi o meu espanto, quando percebi que tinham fechado as entradas. Tudo bem, não seria a melhor hipótese – atravessar a tenda –, mas e o que poderão fazer as pessoas que querem ter acesso a esta zona? Optar pelas duas hipóteses anteriormente referidas?

Isto para não falar do barulho, resultante dos eventos, que esta zona residencial tem de suportar. Mas como o hábito faz o monge, os moradores(coitados) já há mais que se habituaram, e já conseguem adormecer apesar do som (barulho) que provém daquele espaço.

Por considerar que os moradores já se acomodaram (?) com esta situação, julgo que esta não é uma questão a levantar (pelo menos, não neste momento).

Julgo no entanto ser imperativa a escuta de opiniões de quem passa por ali e usa aquele acesso, para pelo menos podermos exercer uma espécie de desabafo/troca de opiniões relativamente a este assunto.

É por tudo isto que peço que haja lugar neste blog para abordar este assunto.

Esta artigo foi-nos enviado por um(a) nosso(a) leitor(a) com um pedido de publicação.
Aproveito para lhe sugerir que se inscreva no Blog, podendo dessa forma inserir artigos directamente.
Enviei-lhe um convite.

quinta-feira, 4 de maio de 2006

Mértola: Saber-Saber e Saber-Fazer

A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), o Campo Arqueológico de Mértola, o Instituto Politécnico de Beja e a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, numa acção de parceria, realizam na sexta-feira, a sessão de apresentação do primeiro Mestrado em Economia Regional e Desenvolvimento Local, a ministrar integralmente em Mértola.

"Pela primeira vez, entidades privadas sem fins lucrativos e estabelecimentos de ensino superior, numa conjugação de saberes, levam a cabo um curso de mestrado, aliando o conhecimento e a prática da ciência económica na sua dimensão territorial, ao saber construído pela aprendizagem prática e empírica, do terceiro sector", explica a ADPM numa nota à imprensa.


O mestrado, elaborado segundo as regras determinadas pelo processo de Bolonha, pretende "dotar os participantes de uma formação académica avançada, qualificando profissionais de diversas áreas temáticas, ao nível do diagnóstico, da concepção, do planeamento e implementação e da avaliação de propostas e projectos de dimensão territorial".


Contando com a colaboração de alguns dos mais reconhecidos investigadores e professores da área do desenvolvimento local e territorial, "o mestrado inicia-se a 15 de Setembro, encontrando-se as inscrições abertas até ao dia 14 de Julho, devendo as mesmas ser formalizadas junto da Associação de Defesa do Património de Mértola", explica Jorge Revez, presidente da ADPM.


"O objectivo fundamental prende-se com a formação, qualificação e capacitação ao longo da vida, pressupondo que cada indivíduo seja co-responsável pelo seu percurso e pelo da sua comunidade. Implica que os acontecimentos sejam verdadeiramente emergentes, oriundos de necessidades sentidas", explicíta Jorge Revez.

Criada em 1980, a Associação de Defesa do Património de Mértola tem desenvolvido um trabalho na qualificação dos recursos locais, físicos e humanos, numa perspectiva de desenvolvimento económico, social e cultural.

Mértola na Ovibeja

Mértola está mais uma vez representada na Ovibeja, através do Stand da Câmara Municipal de Mértola. O tema este ano é o CIPAS – Centro de Interpretação da Paisagem da Amendoeira da Serra. O Stand, inclui além de informação geral sobre o CIPAS uma representação gastronómica a cargo do restaurante “A Esquina”.

No dia da inauguração a representação de Mértola foi oficialmente visitada pelo Presidente da República que lá lanchou e que encontramos em amena “cavaqueira” com o nosso presidente da Câmara.

Se ainda não visitou, aproveite até ao próximo domingo, vai ver que vale a pena.

segunda-feira, 1 de maio de 2006

1º de Maio

Quase meio milhão de portugueses assinala hoje o 1.º de Maio à procura de emprego.
Alguns indicadores:
Em Portugal:
- 480.164 desempregados estavam inscritos nos centros de emprego no final do mês de Março/ 2006
- 42,000 licenciados no desemprego em Março
Na Europa:
12.000.000 de homens e mulheres desempregados na Zona Euro e 18.400.000 na União Europeia em Fevereiro segundo estimativas do Eurostat
No Mundo:
50% dos trabalhadores são pobres, vivem com menos do equivalente a dois dólares por dia, não têm acesso aos sistemas de protecção social ou trabalham na economia paralela, conforme dados da OIT

(da imprensa)