Vamos falar de


quinta-feira, 30 de março de 2006

Nuclear sim, obrigado!

Estudo Expresso/Eurosondagem revela que maioria dos portugueses quer construção de central. 51,7 por cento a favor e só 33,5 são contra. Mas a maioria dos portugueses não está disposta a deixar o carro para usar mais os transporte
Num referendo sobre a construção de centrais nucleares em Portugal, a maioria dos eleitores (51,7%) votaria a favor e 33,5% contra, revela uma sondagem EXPRESSO/Eurosondagem. Questionados também sobre as várias formas de energia, os inquiridos consideram que o petróleo é a que tem um impacto mais negativo no ambiente (41,8%). Segue-se o carvão (30,5%), a nuclear (13,1%) e o gás natural (3,5%).

in expresso nº 1742 de 18 Março 06

Não sei se leram o artigo, mas é um assunto para pensar pois se a opção for para o nuclear, o alentejo, será um destino mais que provável.

Sim ou não ao nuclear e porquê?

quarta-feira, 29 de março de 2006

"Porquê um tema?” na Casa das Artes Mário Elias

Ainda estamos a tempo, até 4 de Abril, de visitar na casa das Artes Mário Elias a Exposição de Fotografia “Porquê um tema?”.

Os autores da exposição são David Domingos, Hugo Aleixo e Romanexis e a música está a cargo de Anselmo Coelho.

Diferente mas por isso mesmo estimulante.

terça-feira, 28 de março de 2006

‘Piercings’




Hoje vi esta noticia e achei interessante:
Morte, cancro e até lesões cerebrais são alguns dos riscos que corre quem, apenas por questão estética, decide perfurar o corpo. As infecções são comuns e podem acabar mal.
Uma jovem canadiana, de 17 anos, morreu vítima de choque tóxico na sequência de uma infecção num mamilo. Trata-se do segundo caso mortal registado no Mundo relacionado com a arte de perfurar o corpo (uma norte-americana morreu há dois anos devido a um ‘piercing’ na língua), mas as infecções são bem frequentes. Estudos internacionais calculam que um em cada dez jovens que recorre à colocação de ‘piercings’ tenha problemas graves de infecção. Quase sempre a ferida se torna um ninho de bactérias. Sangramentos, pequenas infecções e inchaços ocorrem em 30 por cento dos casos. Os médicos dizem que os ‘piercings’ são portas abertas para a doença e que, em casos extremos, podem matar, provocar cancro e danos cerebrais. Os profissionais do ramo defendem a sua arte e explicam que tudo depende da higiene e do quadro clinico do cliente. A lei, entretanto, nada diz e há casas que continuam a operar de Norte a Sul do País sem quaisquer condições.

DECO
Após a visita a 22 estabelecimentos no ano passado, a DECO constatou que muitos deles não autorizavam os clientes a visitar a sala de operações, quando o consumidor deve ter todo o direito a verificar as condições de higiene e segurança, antes de pagar pelo serviço.

METAIS SEGUROS
A jóia a utilizar na penetração da pele deverá ser de aço cirúrgico, titânio, nióbio ou ouro 14. O corpo rejeita com grande frequência outros tipos de metal.
(in Correio da Manhã)

E depois de ler tudo isto pergunto-me valerá mesmo a pena correr estes riscos todos por causa de um furo no nosso corpo?

Site da Câmara Municipal de Mértola



Sei que o Site da Câmara Municipal de Mértola está em remodelação, mas mesmo assim há erros que não deviam acontecer: “Dias 28, 29 e 30 de Abril, Feira do Mel, Queijo e Pão – Pomarão.” Ora quem não é do Concelho não sabe que esta feira é, efectivamente, em Mértola!
Outra coisa é a divisão entre Município e Guia do Visitante. Porque é que o lançamento do concurso para a exploração do café-bar da praia fluvial da Mina de S. Domingos está nas notícias do Guia do Visitante?

Não sei se alguém já enviou sugestões através do Site, mas aqui é um espaço onde o podem fazer!!!

segunda-feira, 27 de março de 2006

Náutico de Mértola com bom desempenho no Controle Nacional

Disputou-se no passado sábado em Montemor-o-Velho o III Controle Nacional de Pista tendo o Clube Náutico de Mértola participado com 10 atletas.
Os principais destaques vão para Beatriz Gomes que venceu em K1 Dama Sénior e para Pedro Sequeira que se classificou em 2º lugar em C1 Cadetes.
Os restantes atletas de Mértola obtiveram as seguintes classificações:

K1 Séniores
14º Élio Henriques
32º Frederico Silva
35º David Afonso
38º Daniel Gondin
K1 Junior
21º Mário Sousa
C1 Junior
6º Daniel Baiôa
K1 Cadetes
30º Rafael Luz
K1 Dama Cadete
13º Carolina Teixeira

Estes resultados são um indicador muito positivo para o Campeonato Nacional de Fundo e Taça de Portugal de Fundo Tripulações que têm lugar em Melres – Gondomar no próximo fim de semana.

domingo, 26 de março de 2006

Sugestão de leitura.

Aproveitando o mote do “post” anterior, a minha leitura durante este fim-de-semana foi a recente publicação da Junta de Freguesia de Santana de Cambas:

MEMÓRIAS DO CONTRABANDO EM SANTANA DE CAMBAS – um contributo para o seu estudo, de Luís Filipe Maçarico.

Que reúne em livro testemunhos de contrabandistas, guarda-fiscais e familiares, além de um pequeno, mas elucidativo, enquadramento histórico.


“Era o café que se transportava, calcorreando dezenas de quilómetros, regressando com bombazina. As ribeiras que se atravessavam com cargas de esperança e medo desafiando perigos. Agora esse passado é memória e marca, património e identidade. Que permanecem na ruga, no olhar, no sangue, na lenda."


Um livro que merece a atenção, e leitura, de todos os que se interessam pelo passado recente da região.

Uma nota final para a imagem de capa do livro, segundo a ficha técnica, da autoria de Manuel Passinhas, de grande expressão e qualidade plástica, e que transmite exemplarmente o ambiente que os relatos encerram.

JDR


sábado, 25 de março de 2006

Leituras de Fim de Semana

Vivemos apressados, sem tempo, o dia só tem 24 horas.
Mas ainda há quem arranje cinco minutos para ler.
Todos os dias.

Um vício saudável que vivamente se aconselha.
Para combater o stress e a agitação, serenar as emoções do dia e por momentos esquecer a prestação em atraso do carro.

Não é preciso ter um livro à cabeceira, basta que se tenha à mão.
Para folhear e passar a vista.
Experimente e vai ver que não dói nada

(partilhe connosco os seus hábitos de leitura)

sexta-feira, 24 de março de 2006

O Triunfo dos Porcos

Este espaço de debate, já incontornável na blogosfera para todos os que gostam de Mértola, tem sido vítima de várias tentativas concertadas para o destruir, desacreditar e em última instância encerrar. Quem o frequenta assistiu recentemente ao uso e abuso insistente por parte de alguns anónimos de linguagem menos própria e comentários com conteúdos propositadamente ofensivos. Não é preciso ir à bruxa para se perceber a origem de tais actos, quais os seus objectivos e quem os protagoniza.

É imperativo manter aqui a dignidade e o respeito. Custe o que custar. Por isso tomámos algumas medidas com carácter provisório: numa primeira fase retirámos todos os comentários ofensivos e cobardes e, ultimamente, os não inscritos no blog passam por uma aceitação prévia, única forma de garantir linguagem e conteúdos adequados.

As pessoas que iniciaram este espaço, não vão permitir que poucos estraguem o trabalho de muitos, pelo que, vamos continuar a manter o filtro de comentários aos não identificados, sabendo que tal condiciona a fluidez da participação e portanto da informação.
.
Fica o apelo a todos aqueles que gostam de Mértola e aqui participam ou apenas nos visitam, para que continuem a construir este espaço que se quer de liberdade e respeito.
.
E não desistam!
Para que os porcos não triunfem.

quinta-feira, 23 de março de 2006

Espaço Jovem de Mértola comemora 4.ºAniversário

A Câmara Municipal de Mértola e a AMDA (Associação em Mértola para Desenvolver e Animar) assinalam na próxima quarta-feira, dia 22 de Março, o quarto aniversário do Espaço Jovem de Mértola, com um conjunto de actividades dedicadas aos jovens do Concelho.
O Programa de animação inclui Internet gratuita, durante todo o dia, nos dias 22 e 25 de Março. Inclui também no dia 22 pelas 15:00 horas um torneio de Playstation com o jogo Fifa 2006, pelas 15:30 até ás 18:00 horas Karaoke, às 16:00 horas um torneio de sueca e às 17:00 horas a entrega dos prémios aos vencedores dos torneios. No dia 25 está programada às 10:30 horas uma Gincana de Bicicletas, às 13:00 horas um Torneio de Xadrez de Rua, das 14:00 às 18:00 horas Karaoke e o lançamento da folha informativa do Espaço Jovem, e para terminar às 15:00 horas um torneio de Playstation com o jogo Pró Evolution Soccer 5. As Inscrições encontram-se abertas a quem queira participar no Espaço Jovem de Mértola.

Fotobiografia de Serrão Martins no Cine-Teatro Marques Duque

Com o objectivo de assinalar o aniversário de nascimento do primeiro edil de Mértola eleito em democracia, o átrio do Cine-teatro Marques Duque recebe a partir de dia 23 de Março, quinta-feira, a exposição “Serrão Martins Fotobiografia”.
Em exposição vai estar parte do espólio fotográfico que compõe o livro editado pela Fundação Serrão Martins em 2005, e que procura assinalar algumas passagens da vida daquele que foi presidente da Câmara Municipal de Mértola entre 1976 e 1982, e que brutalmente morreu num acidente de viação.No sábado, dia 25 de Março, às 21 e 30 horas, o palco do Cine-Teatro recebe a peça de teatro "Pantomima" pela Adjidanha, um espectáculo no âmbito do Projecto Três Culturas.

terça-feira, 21 de março de 2006

IV Festival do Peixe do Rio - Sugestões

Reparei que no Post anterior sobre o Festival do Peixe do Rio, há muitas criticas à Edição deste ano.
Apelo à blogoesfera que deixe aqui, não criticas meramente destrutivas, mas sim criticas construtivas, ou seja, deixem aqui sugestões - em relação ao espaço, ementas, espectáculos, data, etc. - para que no próximo ano, a Organização possa ter em atenção as opiniões de quem visita e usufrui do Festival.

Aventura no Guadiana

Recebi de um nosso amigo um relato interessante que nos dá uma perspectiva diferente do Festival do Peixe do Rio. Aqui fica o testemunho na primeira pessoa:
O Festival do Peixe do Rio, proporcionou-me uma aventura no Guadiana, a qual não me passaria pela cabeça algum dia acontecer. Se encontrar algum interesse nestas imagens e na história em si para o seu Blog, pode naturalmente utilizá-las.
Acedi a um convite de amigos ingleses, para ir ao Festival no seu iate, situação invulgar para mim, dado que as oportunidades de o fazer também não são frequentes.
Após iniciarmos a navegação, como sabe num dia (18) de chuva e algum vento, o encalhe.
Acontece aos melhores. Quero crer que até ao Popeye se terão apresentado situações destas.
Nada que não tivesse acontecido já ao meu amigo, noutras ocasiões e em outros rios desta Europa. Nada de pânico, pois o barco é forte, novo e inspira confiança. Mesmo para quem com a água só tem uma relação de olhares, como é o meu caso.
A maré a descer rapidamente e o barco a inclinar-se acentuadamente. Estranha sensação esta de estar em plano inclinado.
Tudo sempre sob controlo. A aproximação de pescadores do Guadiana e a sua prestabilidade na ajuda que felizmente não foi necessária.
O almoço ficou, claro, pelo caminho (isto é pelo rio), Mas o jantar compensou. Aproveito (permita-me) para felicitar a equipa da Junta de Freguesia do Espírito Santo, pelos saborosos petiscos, que souberam cozinhar e que pudemos saborear.
Voltando ao encalhe, restou esperar pela volta da maré. Foram quatro (4) horas que não me atrevo dizer longas, porque o acontecimento em si e a paisagem envolvente sempre nos mantiveram o moral no topo. Finalmente o plano inclinado em que nos encontrávamos havia várias horas, voltou à horizontalidade com que nos habituámos a viver e pudemos sair desta caricata situação. Navegámos então lentamente, observando as margens belas do Guadiana, os patos e garças que na nossa frente levantavam do rio, até que o Pomarão se tornou visível. O resto não tem história. Foi poder apreciar as especiarias que mãos habilidosas, sabem cozinhar para deleite do nosso paladar. E viva o festival do Peixe do Rio. Não prometo que não volte de iate. Basta para isso que me convidem.
Um abraço,
Orlando José

segunda-feira, 20 de março de 2006

Cinema em Mértola - ACTUALIZAÇÃO


O cinema em Mértola, passou a ser à sexta. Para uns certamente será melhor, para outros nem tanto. Penso que devia ser mantida a sessão de domingo como 2ª sessão do mesmo filme. O que pensam do assunto?

ACTUALIZAÇÃO

Por sugestão de um comentador e porque a alteração do dia de cinema já conta com algumas semanas de experiência vale a pena fazer uma avaliação aos resultados da mudança.

(...) gostaria de saber qual a opinião das pessoas da blogosfera em relação à mudança do dia de cinema em Mértola? Será que tem lógica passar a unica distração domingueira (já que ao domingo em Mértola não se passa nada) para as sextas-feiras onde normalmente as pessoas tem outras distracções? Não sei se o cinema tem mais afluência pois desde que mudou de dia nunca mais tive vagar de ir, mas penso que as pessoas que vão à sexta tb podem ir ao domingo.

Gordilho

quinta-feira, 16 de março de 2006

"...simultaneamente belo e assustador."


Na blogosfera encontra-se de tudo, a grande maioria sem qualquer interesse, mas por vezes o inesperado acontece, e é inevitavel uma pontinha de orgulho, afinal de contas é a nossa terra.


(quem não entendeu o objectivo do post, clique na palavra acontece)

JDR

Resultados do inquérito - Novo inquérito


Aqui apresentamos os resultados do inquérito que tem estado activo no Blog acerca das opiniões sobre próprio Blog.
Os numeros falam por si!
Lançamos também hoje um novo inquérito sobre um tema quente deste nosso espaço. COMO DEVEM SER GERIDOS OS COMETÁRIOS NO BLOG?
Participem pois a vossa opinião é fundamental

quarta-feira, 15 de março de 2006

Festival do Peixe do Rio - Programa ACTUALIZAÇÃO


Já aqui tinhamos anunciado o evento, fica agora o Programa.
Sábado, 18 de Março
09.00h - Concurso de Pesca Desportiva “IV Troféu Festival do Peixe do Rio” - Pomarão
10.00h - Abertura Oficial do Certame
Colóquio “Turismo no Baixo Guadiana: Que Estratégia?”
“Guadiana – Turismo e Ordenamento do Território”
14.00h - Grupo de Música Popular “Lufada Sul”
15.00h - Animação de Rua e Tasquinhas com “Joana Reis”
17.00h - Grupo Coral Guadiana de Mértola
19.00h - Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Vá de Modas”
22.00h - Grupo de Canto e Dança Espanhola
23.30h - Fogo de Artifício
24.00h - Baile com o Grupo “Sons do Sul”

Domingo, Dia 19
09.00h - Subida do Rio em Canoa - Inatel (Alcoutim – Pomarão)
09.30h - Passeio Pedestre – Mina/Pomarão
10.00h - Abertura do Certame
12.00h - Animação de Rua e Tasquinhas com o Grupo “Trigo Roxo”
14.30h - Paint Ball
15.00h - Grupo de Música Popular “Modas ao Luar”
16.30h - Grupo Coral de Santana de Cambas
17.00h - Encerramento com o Grupo “J4”

Durante os dois dias haverá Passeios Turísticos no Guadiana, Aluguer de Canoas e Desportos Radicais
ACTUALIZAÇÃO
Link para
FOLHETO DO FESTIVAL
Link para
EMENTAS
Link para
PROGRAMA DO COLÓQUIO
O BAR DO CLUBE NÁUTICO VAI TER ANIMAÇÃO MUSICAL PRÓPRIA COM O
DJ BASTOS
CAFÉ BOLOS E MUITA BEBIDA BRANCA

Correio Alentejo: Novo semanário de Beja, dia 24 nas bancas


No final do mês de Março, chega às bancas um novo semanário. O "Correio Alentejo" terá a sua primeira edição na rua, no dia 24 do corrente. O jornal, liderado pelo ex-director do Diário do Alentejo, do Topo Sul e do “Campo”, custará 70 cêntimos e será publicado à sexta-feira.
António José Brito afirmou na apresentação do semanário, que se trata de "um projecto viável, alternativo e independente", apesar de reconhecer algumas dificuldades na fase de arranque.
António José Brito sublinhou que, o jornal pretende impor-se pela qualidade editorial e gráfica. "O recurso à infografia, pouco usada na imprensa local, é uma das apostas", explicou o director do novo semanário.
No portfólio promocional do "Correio Alentejo", António José Brito explica que o novo semanário será "um jornal alternativo e influente, fora da esfera da política e das directivas partidárias. Por isso adopta um espírito editorial regionalista sem ser provinciano, com identidade e uma visão plural, moderna e culturalmente sólida da nossa região".
O director do "Correiro Alentejo" estabelece como objectivo fazer "todas as semanas um jornal com bom senso, rigor profissional e credibilidade".
Para além de António José Brito, a redacção conta com mais três jornalistas: Carlos Pinto, Luís Lourenço e Paulo Nobre e um repórter fotográfico, José Maximo.
Jorge Serafim, António Revez, Miguel Rego, Carlos Monteverde, João Espinho, Rodeia Machado, Rui Sousa Santos, Sandra Serra, Vitor Encarnação e Paulo Barriga preenchem o painel de comentadores do novo semanário.

Terça, 14 de Março de 2006 - 12:36
Fonte: Rádio Pax e N.A. - Jornalista : N.A

Blogues, Liberdade e Censura



Tema Polémico mas actual no nosso blog.
Podemos neste ou noutros espaços dizer tudo o que nos vem à cabeça? Podemos insultar quem nos apetece impunemente sob a capa do anonimato? Temos o direito de tecer considerações negativas ou violentas sobre determinadas pessoas mesmo assinando por baixo?
Deve quem "administra" este meios de comunicação exercer algum tipo de controle? Esse controle pode ser considerado censura?
Opinem amigos !!!
Opinem!!
Colaborem activamente na gestão deste nosso espaço.

terça-feira, 14 de março de 2006

ULTRAPASSAMOS AS 5000

Festas da Vila 2006

Por sugestão de alguns dos nossos comentadores, desafiamos os nossos bloguistas a darem sugestões para o programa das Festas da Vila 2006. Podemos depois entregar essas opiniões a quem decide o programa como contribuição do nosso blog.

Jantar das 5000 (ACTUALIZAÇÃO)

ACTUALIZAÇÃO
Caros Bloguistas
Vamos manter a data proposta 25 de Março, e o local, Restaurante "O Náutico"
Inscrição 15,00€

As inscrições deverão ser envidas para para
carlos.viegas@portugalmail.com com a seguinte informação:

Nome:(obrigatório)
Nick: (opcional)
E-mail:
Contacto de Telm:
Condição em que se inscreve: (Participante,Comentador,Visitante ou Acompanhante)

Caso ate 20 de Março não se verifique numero suficiente de inscrições anularemos o Jantar.


Já ultrapassámos as 4.000 visitas e os 15.000 visionamentos. A este ritmo chegaremos muito em breve às 5.000 e isso merece ser festejado.
Impõe-se a realização de um encontro/convívio entre todos os que partilham este espaço para assinalar esse "momento histórico". Aproveitaremos para reflectir em conjunto sobre o futuro do nosso blog enquanto petiscamos e bebemos umas “mines”.
Aceitam-se sugestões de datas e locais bem como ideias que considerem interessantes para o programa do grande evento.
Seria um gesto bonito incluir no preço da inscrição um valor (ex: 5,00€) para entrega a uma instituição de Solidariedade do Concelho. O que é que pensam do assunto?
Podem também sugerir instituições.

ESTÃO TODOS CONVIDADOS !!
BASTA MANDAR UM MAIL PARA carlos.viegas@portugalmail.com COM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

Nome:
Nick: (opcional)
E-mail:
Condição em que se inscreve: (Participante,Comentador,Visitante ou Acompanhante)
SUGESTÃO DE DATA:
SÁBADO 25 DE MARÇO
SUGESTÃO DE LOCAL
RESTAURANTE "O NÁUTICO"

domingo, 12 de março de 2006

Campeonato Nacional de Maratonas II em Mértola


Bem...parece que o Carlos Viegas foi mais rápido do que eu.Mas acho que uma opinião de dentro também deverá ser dada.
Penso que a prova teve uma organização muito boa, aliás, penso que ainda não vi uma prova na nossa vila com uma má organização. Nada foi deixada ao acaso, até a indicação das zonas com rochas. Também terei de dizer que foi um pouco dura, princialmente a partir da viragem no posto, pois o vento que se sentia era muito forte.
Aqui deixo os meus parabéns à Beatriz (já ontem lhos dei, mas pronto...) por mais um ano ter conseguido o título de campeã nacional. Relevo também à classificação do clube, que ficou em 10º lugar com 4 embarcações a pontuar: K1 Sénior Damas (Beatriz Gomes - 1º lugar), K1 Sénior (Élio Henriques - 9º lugar), K2 Sénior (Daniel Gondim e David Afonso - 15º lugar) e eu, K1 Júnior (Mário Sousa - 13º lugar) (não querendo parecer presunçoso).
Parece que depois duma primeira prova em que nem tudo correu conforme o previsto, esta teve dentro do previsto.

Canoagem - Campeonato Nacional em Mértola -ACTUALIZAÇÃO 2


No Sábado dia 11 de Março, Mértola vai ser palco duma das mais importantes provas do Calendário Nacional da Canoagem Portuguesa, o Campeonato Nacional de Maratonas II.A prova tem início pelas 15.00horas e o local da concentração é no Cais do Guadiana, aguardando-se mais de 300 participantes em representação de cerca de 40 Clubes, será disputada em distâncias diferentes em função da categoria dos canoistas num circuito montado para o efeito na zona em frente à Vila sendo a portagem no local conhecido por “tamuje”.De realçar que Beatriz Gomes, Atleta do Clube Náutico de Mértola defende o Titulo Nacional em K1 podendo, caso vença a prova, sagrar-se já Campeã Nacional.Considerando a importância desta competição, contamos com todos para apoiar os atletas do Náutico de Mértola e esta organização que tanto prestigia o nosso Concelho.
Aqui fica o Croqui da prova.


ACTUALIZAÇÃO
Tal como já havíamos anunciado disputa-se no próximo sábado dia 11 de Março a partir das 15.00h, em Mértola no rio Guadiana a 2ª prova do Campeonato Nacional de Maratonas.
Os canoistas José Ramalho (Clube Fluvial Vilacondense) e Beatriz Gomes (Clube Náutico de Mértola) podem dar um passo decisivo rumo à revalidação do titulo nacional de maratonas caso vençam a segunda etapa do campeonato, que se disputa a 11 de Marco em Mértola no Rio Guadiana.
Os campeões nacionais de 2005 começaram da melhor forma a defesa do título com triunfos na primeira prova do campeonato, disputada a 19 de Fevereiro em Prado.
Em termos colectivos, o CN Crestuma vai tentar defender a liderança da competição com os 153 pontos conquistados no Prado, seguido do CN Prado com 145 e o CN Ponte de Lima com 113.
A prova de Mértola, a segunda de três que compõem o campeonato nacional, que termina a 09 de Abril em Aveiro, vai ser disputada por cerca de 300 atletas em representação de 35 clubes, repetindo-se assim a elevada participação da primeira etapa do ano.
A prova tem organização do Clube Náutico de Mértola e da Federação Portuguesa de Canoagem, contando com o apoio da Câmara Municipal de Mértola, Junta de Freguesia de Mértola e Merturis tendo ainda patrocínio da Plastex a conceituada marca polaca de material de Canoagem que actualmente patrocina o Clube de Mértola.
Além de Beatriz Gomes participarão ainda em representação do Náutico de Mértola, Élio Henriques, João Rolha e Frederico Silva em K1 Sénior, Daniel Gondim e David Afonso em K2 Sénior e Mário Sousa em K1 Junior

Informações complementares podem ser obtidas nos links abaixo:
Ficha Técnica
Croqui da Prova
Caderno da Prova
A VOSSA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL ESPERAMOS POR TODOS PARA APOIAR OS CANOISTAS DO NÁUTICO DE MÉRTOLA E ESTA ORGANIZAÇÃO TÃO IMPORTANTES PARA O CONCELHO.
em 12/03/2006

Náutico de Mértola
10º lugar no Campeonato Nacional
Beatriz Gomes Campeã Nacional

Beatriz Gomes do CN Mértola,Nuno barros do CN de Ponte de Lima, José Ramalho do CF Vilacondense e sagraram-se campeões portugueses de maratonas,depois de vencerem aprova de Mértola.Estes atletas, repetiram o triunfo conseguido no Prado, na primeira etapa, pelo que já podem festejar novo título numa época de maratonas que tem apenas três provas e termina a 09 Abril, em Aveiro.Nas outras especialidades - em competição estão K1 e K2 seniores, juniores e veteranos de ambos os sexos, bem como C1 e C2 seniores e juniores masculinos - os títulos só vão ficar definidos em Aveiro.Nuno Barros realizou o percurso em 2:11:15 horas, tendo o segundo classificado, Paulo Arede do GC Águeda ficado a mais de 10 minutos de distância.José Ramalho gastou 2:26.33 horas para cumprir os 35 quilómetros do percurso no Rio Guadiana, batendo Márcio Pinto (CN Crestuma) por apenas um segundo.Beatriz Gomes, vice-campeã da Europa, cumpriu os 28 quilómetros em 2:04.50 horas, conseguindo cerca de cinco minutos de vantagem sobre a ex-júnior Teresa Portela do Gemeses e Joana Sousa do CN Crestuma, suas colegas na selecção nacional de pista.Em termos colectivos, o CN Prado triunfou com 161 pontos, seguindo-se o CN Crestuma com 116 e o CN Ponte de Lima com 89, o Clube Náutico de Mértola organizador da prova, classificou-se colectivamente em 10º lugar, podendo a organização classificar-se como irrepreensível.
Os restantes atletas de Mértola alcançaram as seguintes classificações: Mário Sousa 13º em K1 Júnior, Daniel Gondim e David Afonso 15º Lugar em K2 Sénior e Élio Henriques em 9º Lugar em K1 sénior.
Resultados colectivos detalhados

Resultados individuais detalhados
Álbum de fotos

sexta-feira, 10 de março de 2006

Guadiana despede treinador (actualização)

O tema que está a suscitar maior controvérsia, merece honras de 1ª página
Na passada quarta feira durante o treino dos Seniores do Guadiana, jogadores e treinador foram informados que Hugo Felício deixava de ser treinador da equipa. Os seniores do Guadiana encontram-se em último lugar na tabela classificativa tendo este fim-de-semana averbado uma derrota por 6-1 frente ao Moura.Não sabemos se já há substituto indicado para o treinador agora dispensado.

quinta-feira, 9 de março de 2006

Anibal Cavaco Silva



Daqui a umas horas Cavaco Silva toma posse na Assembleia da República


O Presidente da República eleito, Aníbal Cavaco Silva, toma hoje posse do cargo, numa cerimónia na Assembleia da República que ocupará toda a manhã e reunirá 900 pessoas, entre convidados e altas figuras do Estado.


Cavaco Silva, 66 anos, foi eleito nas eleições de 22 de Janeiro, com 50,5 por cento dos votos, tornando-se no primeiro Presidente da área do centro-direita em 30 anos de democracia.

A sessão solene inicia-se às 09:00, no hemiciclo de São Bento.
Depois da posse, Cavaco Silva segue para um almoço com as delegações estrangeiras no Palácio de Queluz, após o que irá condecorar Jorge Sampaio com o Grande Colar da Ordem da Liberdade, no seu primeiro acto como Presidente da República.
Cerca das 16:00, Cavaco Silva irá ao Mosteiro dos Jerónimos para depositar uma coroa de flores no túmulo de Camões e vai à Praça de Afonso Albuquerque, onde recebe honras militares.
Em seguida entrará pela primeira vez como Presidente da República no Palácio de Belém, onde lhe será apresentada a Banda das Três Ordens, a insígnia privativa da magistratura presidencial portuguesa, que distingue simbolicamente o chefe de Estado como o Grão-Mestre das Ordens Honoríficas.
O último acto público do dia, uma recepção no Palácio da Ajuda, começa às 18:30, prevendo-se que termine às 20:00.

in Portugal Diário

terça-feira, 7 de março de 2006

Dia Internacional da Mulher - é amanhã!!

(Actualização)

No dia 8 de Março do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas p/dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

O Dia Internacional da Mulher simboliza a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. E infelizmente, não é uma luta que diga respeito só ao passado.

Mas não será o próprio Dia Internacional da Mulher uma discriminação? Não deveria este dia ser abolido e passar a ser o Dia Internacional da Humanidade ou do Homem?

segunda-feira, 6 de março de 2006

ACEA - associação cultural erica andevalensis

Está legalmente constituída, desde 16/2/2006, a Associação Cultural Erica andevalensis (ACEA). Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, de natureza altruísta e destinada a promover o património cultural e natural da Mina de S. Domingos.

O núcleo fundador é formado por 22 pessoas, residentes e não residentes na Mina de S. Domingos, mas o objectivo é envolver todos os “Mineiros” de naturalidade ou afinidade (familiar ou afectiva) neste projecto cultural.

O primeiro contacto com a população está agendado para o Festival do Peixe do Rio (18 e 19 de Março), no Pomarão. Neste certame, a ACEA pretende, através de um espaço cedido pela Câmara Municipal de Mértola, dar a conhecer o seu projecto associativo e angariar mais associados. Paralelamente, e tirado partido do espaço, organiza uma exposição de pintura de artistas que pintaram inspirados na Mina de S. Domingos, nomeadamente, Gabriel Gutierrez e Aisar Jalil, de Cuba, e Eugénio Saranga, de Moçambique.

A direcção da ACEA é formada por:

Presidente – Ana Filipa Branco Gonçalves
Vice-Presidente – José Daniel Janeiro Romana
Vice – Presidente – Paulo Miguel Braz Marta da Conceição
Tesoureiro – Carla Alexandra Branco Gonçalves
Secretário – Luís António Coutinho Barradas
1º Vogal – Miguel Ângelo Guerreiro Soeiro
2º Vogal – Pedro Mariano Martins Horta

acea.info@gmail.com

A ACEA convida todos a visitar o seu espaço, mesmo aqueles que, não gostando da Mina gostam de pintura. Estaremos à vossa espera.

Saudações

JDR

sexta-feira, 3 de março de 2006

A terra tremeu em Mértola


Dia 3 de Março pelas 07,25h a terra tremeu em Mértola.
Um pequeno sismo com a magnitude 1.8 foi registado pelo Instituto de Meteorologia e Geofisica, nada de alarmante mas sempre digno de registo para nos manter alerta, para nos lembrar que a natureza não dorme e também para questionar como estão organizados em Mértola os Serviços Municipais de Protecção Civil. Em caso de catástrofe o que podemos esperar se sobrevivermos?
Aqui fica o tema

Estado laico...mas pouco

Hoje tive a oportunidade de, enquanto bebia uma bica, folhear e ler o novo boletim de informção municipal.
A páginas tantas, e fazendo "fé" na credibilidade da informação, fiquei a saber que as finanças mudaram de instalações, e mais, citando o referido texto: "Em seguida, a comitiva dirigiu-se ás novas instalações das finanças, onde o padre Pedro procedeu à cerimónia de benção do espaço e dos que dele vierem a usufruir."
Então mas o Estado Portugués não é laico? Será que nas finanças de Mértola, apenas esperam contribuintes católicos? Será que foi tudo obra do acaso, e o representante da igreja católica apenas tinha ido entregar o IRS e "cravaram-lhe" uma benção? Ou será que os serviços públicos chegaram a um ponto, que só já com rezas?


Que fique claro, que este post não visa atingir pessoalmente o pároco, mas apenas tentar compreender o ridículo da situação.

JDR

quinta-feira, 2 de março de 2006

Multibanco!!!!


Os bancos querem introduzir comissões pela utilização do Multibanco.
Assim como cobram a generalidade dos serviços prestados aos clientes - os que eles pedem, os que eles não pedem e os que eles nem notam -, incluindo uma anuidade pelo cartão, também entendem que a utilização dos ATM deveria ser cobrada.
Com dois objectivos: tornar mais claro para o cliente o custo do serviço e desincentivar o uso excessivo.
Se o assunto é para levar seriamente, convinha que explicassem:
a) quanto custa cada operação no Mutibanco;
b) qual o valor médio de cada operação.
Com os números à frente, o anúncio de um novo modelo teria sempre de ser precedido de um período de tempo razoável para adaptação dos clientes consumidores. Assim é que não.

quarta-feira, 1 de março de 2006

Rede Natura 2000 - Outra vez (Actualização)





Vou voltar a um tema de que já aqui falei mas no qual ninguém pegou. REDE NATURA 2000. E para retomar o tema recomendo que visitem o site :
www.natura2000benefits.org/portu/natu2000.htm
Aqui encontramos a informação básica sobre o assunto. Mas vale a pena cruzar esta informação com a que penso deve estar disponivel na Câmara Municipal e no Parque Natural sobre as implicações especificas no Concelho de Mértola. A discussão pública está aí muito perto e as implicações no nosso territórios serão bastantes. Vale a pena reflectir sobre este assunto.
Actualização
Vai ter lugar a 3 de Março pelas 18.30h no Salão da Junta de Freguesia a discussão Pública do Plano Sectorial para a Rede Natura 2000. Estarão presentes técnicos da Autarquia e do Instituto de Conservação da Natureza.

Projecto “3 culturas”

O Projecto “3 culturas” protagonizado pelas Câmaras Municipais de Mértola, Évora e Idanha-a-Nova e co-financiado pela União Europeia através do Programa Operacional da Cultura traz a Mértola uma série de iniciativas a que aqui damos destaque.
Em Janeiro e Fevereiro teve lugar ao longo de vários fins-de-semana uma acção de formação de teatro de que aqui demos noticia.
Em Março outras iniciativas acontecerão destinadas ás escolas e ao público em geral, aqui fica a programação destinada ao público em geral.

CINE TEATRO MARQUES DUQUE
2 e 3 de Março
10.00h às 12.30 e das 13.30h às 18.30h
Exposição sobre Gil Vicente
2 de Março
21.00h
Auto da fama de Gil Vicente
pelo CENDREV
3 de Março
17.00h
Apresentação do CD Música para Teatro de Gil Vicente
Grupos Segréis de Lisboa por Manuel Morais
8 de Março
21.30h
Sons do Vagar
Visita à memória vocal e Instrumental do Alentejo
25 de Março
21.30h
Peça Pandomina
pela AJIDANHA

Não perca esta oportunidade para ver teatro.