Vamos falar de


sexta-feira, 3 de março de 2006

Estado laico...mas pouco

Hoje tive a oportunidade de, enquanto bebia uma bica, folhear e ler o novo boletim de informção municipal.
A páginas tantas, e fazendo "fé" na credibilidade da informação, fiquei a saber que as finanças mudaram de instalações, e mais, citando o referido texto: "Em seguida, a comitiva dirigiu-se ás novas instalações das finanças, onde o padre Pedro procedeu à cerimónia de benção do espaço e dos que dele vierem a usufruir."
Então mas o Estado Portugués não é laico? Será que nas finanças de Mértola, apenas esperam contribuintes católicos? Será que foi tudo obra do acaso, e o representante da igreja católica apenas tinha ido entregar o IRS e "cravaram-lhe" uma benção? Ou será que os serviços públicos chegaram a um ponto, que só já com rezas?


Que fique claro, que este post não visa atingir pessoalmente o pároco, mas apenas tentar compreender o ridículo da situação.

JDR

202 comentários:

  1. É pena este post não atingir o pároco, haveria tanto por dizer...

    ResponderEliminar
  2. @bomboca
    Tiraste-me as palavras da boca!

    ResponderEliminar
  3. @fingido
    exelente observação, e já agora tb concordo com a bomboca e a água benta! Pessoalmente acho que o Padre Pedro tem abusado da boa vontade dos mertolenses sobretudo nas atitudes que tem com as pessoas e nas esmolas que dão, faz observações não mto dignas!

    ResponderEliminar
  4. Olhem que daqui a pouco temos o blog inundado com as defensoras do P.Pedro!!!

    ResponderEliminar
  5. Devem lhe ter pago bem, para ir as finanças...

    ResponderEliminar
  6. @meus caros
    O Sr Padre, porque lhe foi pedido, limitou-se a praticar um acto para o qual está licenciado (dar a benção).
    Tão só.
    Não lhe é imputável qualquer interferência na laicidade do Estado.
    Comportem-se. Não sejam crianças.
    Brinquem às casinhas não com coisas sérias. Tenham vergonha

    ResponderEliminar
  7. Elá..já temos uma defensora do P.Pedro!!!

    E são tantas...lolool

    ResponderEliminar
  8. O padre merece tanta seriedade como outra pessoa qualquer, mas em primeiro lugar tem que se dar ao respeito se quer ser respeitado. Não me refiro ao que ele foi fazer ás finanças que ao que me parece foi fazer um serviço mas sim ás atitudes que muitas vezes tem com os habitantes, que repito, não são dignas de um padre"Serio"

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. O que está aqui em causa não é bem o Padre Pedro, mas sim o nosso querido governo que de tão laico depois faz coisas destas...
    Não deveriam lá ter estado também representantes das outras comunidades religiosas!?
    Sim, porque assim ainda se dava o desconto, mas só a religião católica foi representada, se os ilâmicos sabem disso queima-se já a bandeira :-)

    ResponderEliminar
  11. txiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderEliminar
  12. Acredito que a intenção não era atingir o "nosso" padre, salvo seja ,mas o que é certo é que este post está a servir para que as passoas desabafem aquilo que andavam a penasr já algum tempo e tinham algum pudor em dizer! só espero que este padre não dê desgosto a ninguem ,já é altura de ele mostrar algum altruismo!E por favor não excluam comentários!somos todos adultos(uns mais que outros!!!!)e sabe-se quando alguem já passou os limites, não precisamos da censura!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. @black
    Quem te ouve até fica a pensar que é prática comum a exclusão de comentários neste blog, o que não corresponde à verdade. Aquilo que tem sido pedido aos comentadores é cuidado com a linguagem.

    ResponderEliminar
  14. A minha curiosidade em relação a este tema é se o Sr. Padre cobrou pelos seus serviços e se passou recibo (verde ou outro) e ainda qual a taxa do iva que se cobra no caso de uma benção, e já agora se essa taxa é diferente para outros tipos de serviço como por exemplo batizados 5%, casamentos 21%, funerais, missas de 7º dia etc.

    ResponderEliminar
  15. Eu avisei.... que elas vinham aí!!!

    ResponderEliminar
  16. Eu não sou crente em padres, portanto, não sou a pessoa certa para criticas religiosas.

    Eu sou crente nos Homens, e este como ser humano deixa muito a desejar, pelo que já me foi dado observar!

    Ainda me lembro quando cá chegou vestido de Franciscano...Veni, vidi vici.
    Hoje nem sombra dos tempos dos votos de pobreza!(cruzes canhoto)

    Porque estava nas finanças?, ora se lá estavam dois ministros de uma só vez, e o lugar de um padre Franciscano é ao pé dos minis...ops, pobres!!

    Até porque as grandes amizades deste rapaz são os "pobres" de Mértola!

    ResponderEliminar
  17. @Zé do boné
    Aconselho a dar uma volta a vários post e será surpreendido com a exclussão de comentários e as várias "ameaças" à exclussão!E muitas vezes como diz e tem razão ao cuidado com a linguagem!independentemente de prática comum ou não,Não se justifica a exclussão na minha humilde openião!

    ResponderEliminar
  18. @Black
    @Zé do Boné
    O blog Mértola embora iniciado por mim é neste momento um instrumento de todos.
    Como é obvio tenho-o acompanhado desde o inicio e as exclusões que vi acontecerem 2 vezes pareceram-me justificadas, tendo mesmo dado origem a um post explicativo sobre o assunto. As "ameaças" a que se refere são isso mesmo "ameaças" não concretizadas e feitas em situações em que os comentadores começavam a ultrapassar os limites do razoável.
    Aproveito esta oportunidade para dar a minha "openião" sobre o assunto.
    Penso que os comentadores devem acautelar a sua linguagem e penso também que quando se trata de comentar situações concretas com acusações graves incluidas ou ainda quando se referem pessoas específicas os comentadores deviam sair do anonimato e dar a cara.

    ResponderEliminar
  19. !!!!!!!!!!!
    !! !!
    ? 0==0 ?
    ..
    \____/
    __

    Aqui estou eu a dar a cara.
    Quem quiser que atire a primeira pedra.

    ResponderEliminar
  20. Cá para mim, os comentários correspondentes a "diarreia verbal" incluindo este deveriam ser automáticamente retirados.

    ResponderEliminar
  21. @papo_amarelo
    "franciscano" dos pobrezinhos não me parece...

    ResponderEliminar
  22. Ó balhamo-nos o Senhor!!! Então Bós ides assim sem mais nem menos ofender a Santa Igreja. Se o páraco está aí, é porque Deus nosso Senhor o embiou. Não O devemos ofender. Olhem que o prazo da entrega do IRS está a acabar e o Páraco está disponível para vos benzer as declarações todas as quartas e sextas.

    ResponderEliminar
  23. Faltou a televisão ir filmar o grande acontecimento...ai, teria sido demais... :)

    ResponderEliminar
  24. O representante da igreja em Mértola não tem que fazer IRS? Não declara os euros que recebe?

    ResponderEliminar
  25. Realmente há pessoas muito trites, em relação aos "Pobrezinhos" com quem o Sr. Paroco se dá, se, se dá, é porque o acolhem e se ele volta é porque gosta da companhia dessas pessoas, e nada mais... nao há que misturar as coisas, o Sr. Pároco faz o papel dele na Igreja, que é o q lhe compete, e fora da Igreja é um Homem (com H grande, q nao é como voces q nao dão a cara ao criticarem as pessoas), como os outros...
    Nao sejam crianças, alguns de voces de certeza qe têm idade para ser mais q meus pais e eu n faço figuras destas!! tenham vergonha na cara!!
    ...e de certeza que ainda ninguem o viu pedir dinheiro, ou outras coisas a ninguem se as pessoas lhe dão é porque acham que lhe devem dar...o mal disto tudo é que ao contrario do que vcs todos gostavam, ele não se dá é com toda a gente, e ainda gostava de dizer mais uma coisa... isto tudo que aqui se diz é uma pura falta e educação e respeito, não por um padre, mas sim por uma pessoa com sentimentos como todos vcs que aqui escrevem...que mais fazem lembrar uma data de animais ou coisas do genero...e acho que nem deveria ser permitido que certas coisas que aqui são escritas, cá ficassem para todos lerem... se têm vontade das dizer era chegar perto do Sr.Padre e dize-las... assim agiam como Homemzinhos e mulheres de verdade...

    ResponderEliminar
  26. Ele faz o papel da Igreja? Só as missas, e algumas!O que tem feito para os mais necessitados?Pergunto-me se ele os conhece? Não pede dinheiro? Pede sim senhor,ou pedia, só que há muita gente que por falta de humildade do Sr.Padre deixaram de depositar dinheiro na sua conta. A minha tia foi uma delas. Isso é quando na Missa não se encontra um envelope branco em cima da cadeira, a tradição já não é o que era.Que ele seja homem, o que ele faz, fora da igreja estou me nas tintas, o que me choca é como ele representa a igreja sem humildade. Já assisti a duas situações com o Sr.Padre que me envergonharam enquanto católica.

    ResponderEliminar
  27. @Maria Para além da falta de humildade acrescento; ganância e antipatia.
    @João Ruas A liberdade de expressão existe há já alguns anos. E em aprox 30 opiniões duas são favoraveis ao Padre, conclui-se que somos todos uns tristes.

    ResponderEliminar
  28. livre expressão, mas sem ofensa...

    Não sei quem fez os comentários, mas tenho a certeza que se trata de pessoas que não conhecem minimanente o P.Pedro...E sempre que falamos do que não conhecemos corremos o risco de errar, de distorcer e sobretudo de magoar quem não merece. Acreditem que em nada este pároco viola as normas legais em termos de contas ou prestação de serviços. Quando refere que as pessoas deixam no ofertório as moedas "mais pequenas" pretende dizer que afinal investimos em tudo menos no que se refere à nossa postura de cristãos a quem cabe partilhar. E diz isto a quem diz que é cristão porque está presente para o ouvir, está apelando ao desapego, à cooperação na obra da igreja que é obrigação de todos os baptizados. Também só agora passou a ter "salário" e passará a ter os descontos, que não fazia por fuga á lei, mas por norma legal.
    Em relação às amizades, naturalmente que sendo amigo de toda a gente, tem os seus mais próximos que o acolhem, que conversam, que o ajudam e que têm orgulho no grande Amigo que ele4 sabe ser.Depois, ninguém sabe as contas que ele paga na farmácia, repetidamente de remédios de quem precisa e não os pode comprar..ninguém sabe o que ele dá do pouco que tem, porque não apregoa, não divulga ( nem deveria!!!) e não se vangloria...Também não sabem que em Mértola (em todo o concelho) ele tem quem o acolha como familiar e partilha com ele à maneira de cristão.Ele é grato por isso e ele fica profundamente magoada com insinuações perversas que
    pretendem derrubar...anular...
    os comentários são "pobres" não à maneira "franciscana", mas à maneira de humana de quem não sabe e pensa que é detentor da verdade.
    Cuidado. Esteb blog é interessante, mas não estraguem. lembrem-se que podem ajudar a melhorar, mas não é preciso magoar.

    ResponderEliminar
  29. No Natal a Igreja é a unica "instituição" que não distribui um capaz de Natal aos mais necessitados. Nos outros concelhos vê-se várias iniciativas nessa quadra para quem mais precisa.

    ResponderEliminar
  30. Todos a criticar o Padre Pedro mas muito poucos com a coragem de dizer o que sempre esteve verdadeiramente mal.
    Todos a exigirem ao P Pedro um comportamento de um velho de 60 anos quando muitos têm filhos com a mesma idade dele ou são da mesma idade, e acham engraçadas as tropelias e os gostos de um jovem de 25/26 anos.

    Todos calaram e consentiram a mão de ferro do Padre Pinho, que enquanto viu, nunca criou condições para que outros padres aqui sobrevivessem. Lembram-se do Padre Proença? Lembram-se do Padre Joaquim? Coitados não tiveram hipótese
    Todos consentiram no quero posso e mando da "freira" que se deu ao desplante de deixar funerais à porta da Igreja castigando quem, no seu emtender, ou no entender de quem a aconselhava, tinha sido bom ou mau filho de Deus enquanto por cá andou.
    Todos consentiram e calaram, colaborando neste estado de coisas, e poucas foram as vozes discordantes. Querem agora que um padre ainda moço, lançado às feras neste terreno minado resolva a situação criada nos últimos 50 anos???

    Há muito cinissmo em cada um de nós meu Deus!!

    ResponderEliminar
  31. E pq não fazem um post sobre os pros e contras da paroquia em Mértola, acho que isso seria muito intressante....

    Com as saudações de ALA

    ResponderEliminar
  32. Já que a igreja é pobre o pq de no vaticano estarem a banhar em ouro, parecendo o tio patinhas na sua caixa forte, em vez de ajudar os mais pobres com a sua riqueza......


    que o ALA seja grande

    ResponderEliminar
  33. Quero lembrar a todos os bloguistas que não devem esquecer qual o tema do artigo que estão a comentar.
    Lembro ainda que apesar deste ser um local de livre opinião, a nossa liberdade termina onde começa a dos outros por isso, TODOS os comentadores devem cuidar a sua linguagem e sempre que emitam opiniões relativas a pessoas em concreto não devem esconder-se atrás do anonimato.

    ResponderEliminar
  34. POr muito "maldosas" que as pessoas de Mértola sejam, ninguem (Penso eu) quer cruxificar o padre. Achei o comentário da maria do ceu das 9:38 muito esclarecedor, e são esses comportamentos que as pessoas "Maldosas" criticam. O facto de ele passar pelas pessoas e não cumprimentar, falar com arrogância and so one... será que são comportamentos de um "adolescente" de 25/26 anos????tenham juizo.....
    Sobre o bem que faz e não apregoa,pois não sei????? as pessoas só falam daquilo que vêem
    de certeza que fará boas acções.
    Dos outros padres que por aqui passaram e freira ,ao que me parece tb foram altamente criticados, mas obviamente ainda não havia blog, mas bastava ir a um café para se ouvir um comentário. todas sa figuras públicas est~ºao sujeitas a comentário muitas vezes nada agradáveis...È o preço!TEnho A certeza que se o padre fosse talvés mais humilde todos reconheciamos...Alguém poderá dizer ao sr.Padre que a humildade não é nenhum bicho papão!!!

    ResponderEliminar
  35. @joão ruas
    Isso do PPedro ser um homem com H, optimo para si, eu cá punha na borda do prato!
    Diz que não faz figuras, olhe que faz e muitas!
    Não pede dinheiro, olhe que pede, e não é só dinheiro!(pague lá que depois logo lhe dou o dinheiro!Ah, Ah, Ah,)
    E animal é você!! que só vê em frente como as bestas!


    @carlos viegas não retire o meu comentário porque o sr. dr. eng. joão ruas já chamou animais a toda a gente!!

    @anonimo da 1:46
    O PPinho, de quem nunca gostei nem um bocadinho, no entanto, reconheço-lhe a criação do Colégio e toda a vida trabalhou, a dar aulas na escola, apesar de ser um homem com uma doença cronica!
    Por outro lado temos este jovem que trabalhar é mentira!
    -Ele é mais viagens!!
    E depois diz as pessoas que têm obrigação de lhe dar porque não tem trabalho!!???

    @carlos
    Essas pessoas de "valores cristãos, valores humanos" em que o PP se revê, sempre praticaram boas acções, lembro-me sempre quando convidavam o Zorrinho, o Virgilio, o Cabo mar, etc, ect, todos os natais para irem comer o bacalhau lá a casa!!??

    Para se ser respeitado, sr PP dê-se ao respeito!! e depois pode vir criticar que o critica!!

    ResponderEliminar
  36. O estado é laico teoricamente porque, quer queiramos quer não, o jesus da história marcou para sempre a história dos homens e a prova é que ninguém ( com religião ou sem ela)adbica dos feriados religiosos que o Estado permite...Até porque as "bençãos" não passam de mera tradição e não constituem, por si só, um sinsl de fé.Lembro que por esse país fora todos os políticos se "juntam aos fiéis" quando isso lhes convém. Em Mértola, quando das inaugurações das igrejas do concelho não faltarm os discursos políticos com toda a pompa e circunstância, feitos do altar, por representantes do poder ( do estado)...
    Depois, em relação aos comentários sobre a postura do P. Pedro, não creio que estes comentários de duas ou três pessoas ( que não o conhecem, porque não convivem com ele, sejam importantes ou perturbadores para o mesmo. Não é pelo comentário feito pela sobrinha de uma tia que contou, etc...etc...que se avalia uma pessoa!!O diz que disse não leva a avaliações correctas. Depois, Cristo foi morto e cruxificado pelos poderosos, melos "detentores da verdade"da época e ainda mais a pedido da maioria que trocou a sua liberdade a favor da liberdade de quem tinha sid um assasino. Por isso a humanidade continua a sofrer do mesma "miopia de alma" e ainda não aprendeu que não vale a pela levantar armas porque os ataques não servem para construir.

    ResponderEliminar
  37. desculpem o erro "cruxificado"...foi distracção..quis dizer CRUCIFICADO!

    ResponderEliminar
  38. Caros Bloguistas
    Volto a recomendar a TODOS contenção na linguagem sob pena de ter que apagar os comentários que ultrapassem os limites do razoável.

    ResponderEliminar
  39. @anonimo das 11:13 (é para complementar)

    Sexta Feira Santa
    Domingo de Páscoa
    Quinta Feira de Ascensão (Beja, etc)
    Quinta Feira de Corpo de Deus
    Santo António (Lisboa, etc)
    São João (Mértola, Porto, etc)
    São Pedro (Castro Verde, etc)
    Santa Maria
    Todos os Santos
    Imaculada Conceição
    Natal

    Penso que não me esqueci de nenhum...

    ResponderEliminar
  40. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  41. Votos de pobreza?O Padre? Passou por cima desse. Não terá sido de luxuria?

    ResponderEliminar
  42. Aviso pela ultima vez, que serão retirados todos os comentários anónimos que contenham referencias directas a pessoas específicas, cuja linguagem seja inapropriada ou ofensiva e que não comentem o tema proposto no artigo a que se referem.

    ResponderEliminar
  43. @carlos viegas
    Tás com mais moralismos que o "ofendido"

    ResponderEliminar
  44. @anonimo das 2:56 que tambem não tem nome como os outros...só falas em suposições..."segundo sei..."fala do que sabes não do q houves dizer...@papo_amarelo já deves ter visto como todos os outros que aqui escrevem...a conta bancaria do Sr.Padre.@abjuro da uma volta pelo concelho e vê as paroquias que foram reconstruidas com o dinheiro que ele anda a "roubar",sim porque é o que parece é que ele anda ai a sacar o dinheiro as velhinhas...e já ele te faltou a respeito como tu lhe estas a faltar??!! Admira-me... ja o conheço a alguns anos e a mim nunca me faltou... @Pedro liberdade de expressão é uma coisa, ofender as pessoas e acusa-las de varias coisas no anonimato é outra... além de ser um acto de criança, acusar alguem em anonimato...

    ResponderEliminar
  45. @anónimo das 3:45 PM
    Não é moralismo é bom senso!

    ResponderEliminar
  46. @joão ruas
    Tás sempre a chamar crianças às pessoas, qual é o teu trauma? Conta lá.
    Dás-te muito com o Padre Pedro, mas falam pouco de religião, não? Cáis paróquias reconstruidas? atão não sabes o que é uma paróquia? Dás-me graça!! Vocês é mais quê? Conta lá.

    ResponderEliminar
  47. Sinceramente.. Estas coisas revoltam-me.. Porque é q as pessoas se têm alguma coisa a dizer não o fazem de forma adulta??!! Se estão revoltados ou descontentes com alguma coisa têm td o direito do demonstrar, ninguém diz o contrário, mas façam-no dando a cara, não sejam cobardes ao ponto de se esconderem atrás de nomes anónimos...

    ResponderEliminar
  48. @carla marques
    Querias, não querias??
    Ai que dor, a dor da revolta doi muito??

    ResponderEliminar
  49. @carlos
    Eu à tua casa, fazer o quê? para com o PP e o João Ruas falarmos das paróquias reconstruídas?? Tem dó!
    E mais, não tenho liquidez para os gostos do PP!

    ResponderEliminar
  50. At 4:08 PM, Anonymous said...
    Continuas com actos de crianças, a responder a uma senhora em anonimato, torna-te um homem na vida, identifica-te... ou tás com medo do Sr. Padre?!! n percebo do q te escondes...

    ResponderEliminar
  51. abjuro, identifica-te e depois a gente ve o assunto a tratar... serás um homem ao faze-lo... nao sejas miudo pequeno... eu dou-te o numero do sr. Padre e tu marcas encontro pra criticares e debateres o blog pessoalmente, assim fazem os homens...

    ResponderEliminar
  52. Com tudo isto....
    vivaaaa o padreee....

    ResponderEliminar
  53. Aqui há objectivamente duas posições, quem ataca e quem defende.
    Quem ataca tem tado a portar-se mal mas quem defende também não se tá a portar melhor.
    Comentem mas é o tema do artigo e tenham juizo

    ResponderEliminar
  54. @carlos
    Não posso deixar de lhe chamar a atenção que está a pedir a um anónimo que dê a cara mas ninguém sabe quem você é.
    carlos
    Que é isso? Há muitas marias na terra. Para mim você é tão anónimo como todos os outros anónimos. e com eu próprio vou ficar.

    ResponderEliminar
  55. @carlos
    Essa da "hipocrizia"(entre outras, muitas) é alguma doença má?

    @joaõ ruas
    Eu quero lá saber do n.º do sôr Padre, tenham dó, não sejam tão "petitizinhos" armados em crescidos,- somos "gandes" defensores do "Pade Pêdo",(ler com sotaque de asteriscos)

    ResponderEliminar
  56. abjuro... Ja te esta a esticar, nao??!!!!
    identifica-te e a gente depois fala do sotaque de Asterisco*, eu tou completamente identificado, ate ja sabes q sou dos Asterisco*, identifica-te tb... sê homem... eu sou um miudo e o meu nome tá lá...

    ResponderEliminar
  57. João Ruas (Asterisco) said...
    abjuro... Ja te esta a esticar, nao??!!!!
    identifica-te e a gente depois fala do sotaque de Asterisco*, eu tou completamente identificado, ate ja sabes q sou dos Asterisco*, identifica-te tb... sê homem... eu sou um miudo e o meu nome tá lá...

    ResponderEliminar
  58. @joaõ ruas

    Sabes que mais, a tua conversa não dá pica, para aturar putos, aturo os meus!
    Vai-lá ver se eu estou no adro da igreja e depois diz-me, Ok?

    ResponderEliminar
  59. Meninos, portem-se bem...
    Deixem lá o Padre e vejam mas é se sossegam a piriquita.

    ResponderEliminar
  60. é melhor é...
    ja tou no Adro... mas n te vejo...
    tás invisivel secalhar, como tás aqui no blog...

    ResponderEliminar
  61. Oh, joão Ruas não entendes que o abjuro anda aqui só para contrariar, talvez fosse fã da Mana Teresa.
    Quem sabe...

    ResponderEliminar
  62. A "mana teresa" pelo menos tentou criar um Lar para a 3ªidade!
    Apoios? Nenhuns!
    Criticas? Muitas!

    ResponderEliminar
  63. TENHAM JUIZO, QUER QUEM ATACA QUER QUEM DEFENDE.

    MAS COMPREENDO,E DEFENDO, QUE AO SE FAZEREM ACUSAÇÕES E INSINUAÇÕES TÃO GRAVES E SEM QUALQUER TIPO DE FUNDAMENTO SOBRE UMA PESSOA, SEJÁ ELA QUEM FOR, DEVEMOS DAR A CARA. ASSIM COMO A DEFENDELA TAMBÉM SE DEVE DAR A CARA.

    DEIXEM DE ATACAR O BOM NOME DE CADA UM. ISSO SÓ DA UMA VIZÃO NEGATIVA DA NOSSA VILA, TÃO BONITA QUE ELA É.

    CARO SR. CARLOS VIEGAS, ISTO JÁ ULTRAPASSOU A MUITO OS LIMITES DO RAZOAVEL/ACEITAVEL. PONHA TERMO A ISTO POIS ESTA EM CAUSO O BOM NOME DE UMA PESSOA. PESSOA ESSA QUE MERECE GRANDE RESPEITO DE TODOS OS MERTOLENSES PELO QUE TEM FEITO NESTE CONSELHO EM PROL DA IGREJA CATOLICA, SEJÁ ATRAVES DAS OBRAS EFECTUADAS EM DIVERSOS TEMPLOS RELEGIOSOS DEGRADADOS, SEJÁ EM INICIATIVAS DE AMBITO RELEGIOSOS QUE TEM PROMOVIDO PARA TODAS AS PESSOAS DO CONSELHO E EM ESPECIAL PARA OS CATOLICOS PRATICANTES.

    ResponderEliminar
  64. Depois de todas estas ofensas desnecessárias...destas criancices inconsequentes... Destas mesquinhices ...
    Pode-se concluir que o que vocês têm é despeito "populus verbis" INVEJA.

    E o autor deste blog que permite (e parece estar a gozar com os que não perfilham das suas "posições"), bem podia impedir que o bom nome de pessoas objectivamente identificadas fosse lançado às "urtigas" como se dai resutasse beneficio para o clã que representa e que o alimenta.

    ResponderEliminar
  65. Isto parece o terreiro das comadres, que se punham ao sal a "aquecer os piolhos" para espiolharem a vida dos outros....MAS ESQUECIAM-SE SEMPRE DO QUE TINHAM DENTRO DE PORTAS..., isto é DONDE VIERAM E O QUE SÃO...

    ResponderEliminar
  66. muito mediocre a conversa, onde está a sensura??

    ResponderEliminar
  67. E com os cumprimentos da Al-Qaeda, para o Padre de Mértola....
    Qualquer dia ainda vimos um Filme em horra desse padre, assim como muito recentemente vimos o do Padre Amaro


    Que ALA seja Poderoso

    ResponderEliminar
  68. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  69. A nossa taberneira ninguém a leva, a Soraia é nossa!!! Ó Mohamed, a ver se fazem uma versão arabe, para passar no Al-jazeera, tipo, O "Crime do Bin Amaraden! A fazer de soraia talvez o Bush. Umas tranças nem lhe ficavam mal.

    Agora a sério, eu nem conheço o Padre em questão, mas agora mandar postas de pescada, e criticando o homem tenham paciência...

    ResponderEliminar
  70. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  71. "ai meu Deus" no que o "post" deu!!!!!

    Tive a tentar ler todos os comentários, e uma coisa é certa, excepto um, ninguém opinou sobre a temática do "post". Reduzindo, todos, a discussão ao esgrimir de argumentos sobre a conduta do Pároco.

    Sinceramente, ao escrever pensei em eventuais blasfémias que seriam escritas nos comentário, mas nunca nos ataques pessoais que o Pároco poderia sofrer. Tendo em conta o meu erro de avaliação e por inconcientemente ter sido o instigador de tais ataques, quero deixar claro que não subcrevo nada dos que aqui se tem escrito.
    Não sei, nem me interessa o que o Pároco faz, enquanto Pároco, pois não sou católico, quando à sua conduta civica, exeptuando a vez que o vi falando ao telemóvel enquanto conduzia, merece-me todo o respeito.

    JDR

    ResponderEliminar
  72. @JDR
    Agora é tarde... o Homem mede-se, entre outras, pelas capacidades de avaliação dos seus actos e do meio que o envolve.
    Tenha cuidado com as ambições mineiras...

    ResponderEliminar
  73. Na volta tava a falar com o senhor. lol
    Realmente, maior que a fé no quer que seja, o ser humano tem mesmo uma necessidade de dizer mal. Valha-me o santissimo.

    ResponderEliminar
  74. @JDR

    Será que não pensou, e mesmo assim o fez sem qualquer tipo de humanidade!!??
    Se não o fez é pena pois devia telo feito e dedusir o que isto iria dar.

    ResponderEliminar
  75. @abjuro
    Ralmente deves ser primo do zé elástico porque já te estás a esticar muito...
    Sou pai de um dos Asterisco...
    Tens inveja do meu??? e tens mesmo filhos???
    Vê mas é primeiro o que tens em casa...porque quem tem boa boca já viu... ;)

    ResponderEliminar
  76. Bem vou entrar. É a minha função. O intruso entra quando ninguém espera.
    ZDR estás no top. Levantaste um tema que dá para tudo... menos para a discussão que querias... a laicidade ou não do Estado.
    Não me vou intrometer nos pró-PP e anti-PP, mas tenho a minha opinião.
    O padre Pedro também é um homem e também é jovem. Tem virtudes e tem defeitos.Goste-se ou não é o representANTE DA IGREIJA CATÓLICA e merece o respeito de todos mas não estará imune a criticas que ele se calhar reconhece.
    Mas o PP representa a igreija moderna que muitos querem e desejariam que o seu padre também pudesse ter a sua familia, ter o seu vencimento e ter o seu orçamento de receitas da igreija mãe , da prestação dos seus serviços católicos (missas, casamento, baptizados, funerais etc e donativos dos seus paroquianos.
    E é aqui que deveriamos centrar a nossa discussão..
    O Mal não está nos Padres. Padre Pinho alguém que ficou na história de Mértola por ter proporcionado ao filho dos pobres a estudarem;
    Padre Alves a sua disponibilidade, desprendido das coisas materiais mas também é próprio da maneira como foi criado;
    Antes a Irmã Teresa a viver apenas para a igreija , com feitio dificil para exercer a sua missão, mas que está a ser vitima da propria igreija e mais precisamente dos paroquiamos de Mértola.
    Então esta senhora não poderia desempenhar também a sua função enquadrando-se nos rituais catlólicos?
    Temos que reconhecer o seu grande mérito em tratar de idosos que pratiicamente são escorraçdos da familia.
    Agora temos O PP, jovem, filho de familias humildes que viveu com algumas dificuldades. Foi criado e educado noutro contexto do Padre Alves. É justo que queira coisas boas desde que também as deseje aos aoutros e não tenho dúvidas que também as quer.
    Mas eu dizia que o Mal está nalgumas pessoas que rodeiam o PP que o manipulam e o desviam da sua função.
    Há gente que vai à igreija e que lá dentro reza o Padre nosso e que quando chega ao adro da igreija já odeia o conterrãneo que encontra.
    E o PP sabe disso por que os ouve e por muito que do altar lhe lembre que o ódio não faz parte do catolocismo mas tem que os tolerar.
    Alguém dizia e com razão que a Igreija deveria estar mais próximo dos pobres.. e ser pobre algumas vezes não é ter pouco dinheiro é ter é pouca cabeça.
    O Intruso até parece um católico convicto mas desta vez quiz colaborar no bom senso.
    PP não desanime que a maior parte da conversa é só retórica e até pode ajudar a crescer.
    PS: Prós e contras PP moderem as defesas e os ataques e vão ver que vão encontrar o rumo certo.

    ResponderEliminar
  77. @abjuro
    Deixa de fazer de ataques infantis e absurdos a pessoas decentes e que mostram a cara. Pessoas que têm a corragem de defender e dar a cara pelos seus amigos.
    Já estas a exagerar e a passar todos os limites com esses ataques.
    Põe ordem nessa cabeça e raciocina, se conseguires....

    ResponderEliminar
  78. Isso é so para verem como os mulçumanos, regiram as caricaturas do Profeta Maome.
    Assim parecem muitos de vcs, a favor e contra o PP deixem o jovem em paz, porque que ele tem de se ocupar em organizar as suas rezas e as suas viagens....


    Que Ala esteja com vcs ocidentais

    ResponderEliminar
  79. Nao pude deixar de escrever um breve comentário a tudo isto. Nao sou de Mertola, nao estou a par dos actos do Padre Pedro, não sou praticante, não rezo, não vou a Fátima, nada.. Por completo estou desligado do mundo religioso e dele pouco ou nada posso falar ou "opinar"...

    Considero uma imensa falta de respeito pela pessoa em questão. Benzer uma casa é uma tarefa normal de um Padre. Em muitas aldeias, vilas, se faz isso. Toda a gente minimamente consciente sabe disso e conhece essa tarefa. Alem disso, nao vou estar a dizer para serem adultos com as opinioes.. Nao vos conheco, nem de longe, mas obviamente quem vem ler o blog não fica com uma boa ideia, tanto da vila, como do Padre, ou mesmo da educação que os habitantes têm e, acima de tudo, o respeito..

    Tenham noção e preservem o que Mertola tem de bom.. So depende de vós, habitantes!!

    ResponderEliminar
  80. Houve quem visse e houve quem não quisesse ver: na inauguração do comboio na Ponte 25 de Abril, durante uma cerimónia de Estado, um alto dignitário da Igreja católica, o bispo de Setúbal, benzeu o evento, procedeu a umas rezas e aspergiu a circunspecta e pia assembleia, constituída pela fina flor do poder socialista. A benzedura fazia-se, naturalmente, a pedido governamental, e integrando os fastos oficiais do acto. O próprio Primeiro-Ministro, em público exercício de funções, secundou as rezas e benzeu-se. Como se calculará, nada tenho contra as convicções religiosas particulares de quem quer que seja, mas a sua exteriorização enquanto chefe de Governo de um Estado que é constitucionalmente laico e, mais do que isso, a integração no protocolo da República de cerimonial de uma confissão religiosa isso, levanta-me a maior das perplexidades. Porque viola frontalmente o princípio constitucional da arreligiosidade do Estado e, sobretudo, atenta contra o direito fundamental à liberdade religiosa que a laicidade de instituições públicas deveria garantir. (Fernando Rosa)

    A igreja católica demonstra assim a sua influência e interferência nos assuntos da política. Que a Igreja Católica queira influenciar a vida política, admite-se como normal decorrência da sua liberdade de actuação. Que o Estado ceda a essas pressões, violando a essência laica da sua natureza constitucional e desrespeitando as convicções dos cidadãos com outras crenças religiosas ou sem religião aí pisa-se o terreno das liberdades públicas.

    Não há verdadeira democracia sem liberdade religiosa, isto é, sem igualdade dos cidadãos perante a lei, também no domínio das crenças religiosas.

    ResponderEliminar
  81. @Lutero
    O Fernando Rosa que citas é aquele que nós conhecemos cá de Mértola? Também conhecido por Fernando Estrela?
    ;)

    ResponderEliminar
  82. Vários intervenientes excederam o limite do razoável a coberto do anonimato. Não obstante os pedidos de moderação aproveitaram maldosamente o conteúdo do post e cá vai disto.
    Nada que uma boa vassourada não resolva.

    ResponderEliminar
  83. A isto se chama censura!

    ResponderEliminar
  84. @liberdade
    Chama-lhe aquilo que quiseres, mas liberdade, implica responsabilidade e respeito e tais presupostos não se estavam a verificar nalguns casos.

    Na minha opinião muita gente se excedeu neste post tanto dos atacantes como dos defensores e muito poucos comentaram o artigo que lhes era proposto, portanto sem considerar censura penso que muitos masi comentários deveriam ter sido "vassourados"

    ResponderEliminar
  85. @zé do boné
    o que tu não sabes é que para reincidências sobra o resto da vassoura.

    ResponderEliminar
  86. @silvia
    A sua eloquência cega-me, mas não tanto que não consiga ver qual a "essência" deste post! Só que, "objectivo" deste post aparte, agradou-me haver uma brecha para espetar umas puas no afamado pároco!
    A vida é bela...

    ResponderEliminar
  87. @abjuro
    também tu abjuro?
    Também tu tinhas entendido a essência deste post? Também tu?
    E porque só agora partilhas connosco tão dificil percepção?Porquê privar-nos este tempo todo dessa tua sublime capacidade de entender a essência, de vislumbrar mais além, e deixar-nos trilhar cegamente os pérfidos caminhos do pecado?
    Ah Abjuro também tu ?????

    ResponderEliminar
  88. @bento
    A vida é bela!...

    ResponderEliminar
  89. @abjuro
    E a tua prima tamém! ...

    ResponderEliminar
  90. não consegui ler todos os comentários mas estou a ver que o PP está a ser enxovalhado será que há razão para tal?
    Não tinha essa ideia mas por vezes quando menos se espera somos surpreendidos. Em relação às finanças aquilo deve ter sido pra ver se não havia nada vindo das trevas para enterrar ainda mais o zé povinho, espero que o PP tenha força suficiente junto do nosso Senhor para ver se mudam o sistema que isto assim tá mau:)Que Deus esteja conosco e nos livre ds garras do estado pois eles chupam-nos eaté ao tutano

    ResponderEliminar
  91. Normalmente não há fumo sem fogo! É o que o povo diz e,na maior parte das vezes com razão! ...

    ResponderEliminar
  92. Deixem-se de merdas. Não queiram tapar o sol com a peneira. Ainda é pouco o que se diz. Pior seria se, se soubesse toda a verdade... mas calcula-se e não mexam mais na merda se não mais mal cheira!

    ResponderEliminar
  93. este aqui acima é amiguinho do peito do sr PP

    ResponderEliminar
  94. Pronto... Ja desabafaram, ja destressaram. A partir de agora nao vale a pena dizer mal de mais ninguem. Quem o tiver de fazer, se faz favor, diriga-se ao proprio (a) e fará sua reclamação ou injuria directa. Amai-vos uns aos outros irmãos! A vida são 3 dias!!! OHHH Valha-me DEUSSSSJJJEEEE

    ResponderEliminar
  95. Isso era o que voces queriam! Que Tudo se calasse.
    Não se pode é dizer tudo, porque as ratas da Saquestia não gostam e Deus pode - nos castigar, mas alguma coisa teremos que Dizer e o PP agradecer por naõ dizeremos tudo.
    Beijinhos e abraços para os que são Cristãos e para os que não são:

    ResponderEliminar
  96. Onde está o PP??

    ResponderEliminar
  97. @papo_amarelo
    Certo que o Blog é de todos.
    Certo que todos podem opinar, desde que a opinião não se refira insultuosamente a pessoas em concreto ou nesse caso que os comentários não sejam anónimos. Os comentários retirados não o foram por contrariarem a opinião dos administradores mas pelos motivos acima aduzidos.
    Certo?
    Além disso não é preciso gritar, todos ouvimos bem.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  98. @papo_amarelo
    Você é surpreendente! Parabéns!

    ResponderEliminar
  99. Aqui na Terra vos perdou-o meus filhos.... mas muitos trabalhos havies ainda que parir.

    ResponderEliminar
  100. @Mulher
    O papo amarelo não é surpreendente não . ele é é do jová e essa malta tá contra os padres e a igreja e tem uma biblia lá em casa e copiou de lá tudo. um gajo desses alguma vez sabia tanta coisa?

    ResponderEliminar
  101. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  102. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  103. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  104. @moahmed
    @anónimo que resp ao moahmed

    não vale a pena insistirem com esse tipo de prosa.
    Dá trabalho mas vai tudo na pá pró lixo.

    ResponderEliminar
  105. O Eça de Queirós deve estar a dar a volta no túmulo

    ResponderEliminar
  106. Aconselho o menino João Ruas a não desesperar porque isto é apenas o começo visto o srº padre não precisar de advogado.O padre tem lá em cima um Deus que o proteje contudo gostariamos de ver respondidas algumas perguntas que nos inquietam:
    1ª- Porque é que o padre desenvolve uma actividade paralela à sua função de pastor das almas que é possuir uma SANTA AGÊNCIA DE VIAGENS COM SEDE NA PARÓQUIA e que se saiba não se encontra registada nas pessoas colectivas e por conseguinte é um caso para o FISCO analisar.

    Só farei uma pergunta por dia estejam atentos aos próximos dias.

    E que o censor do blog tenha coragem para aguentar as próximas.

    ResponderEliminar
  107. resposta:

    Não há "agência de viagens local", há apenas quem organize as viagens, através de uma agência credenciada, como é prática, neste momento, em quase todas as paróquias do país.Sendo que os donativos da agência entram na contabilidade da paróquia e não do pároco.
    Quem não sabe pergunta e quem sabe responde.Certo?

    ResponderEliminar
  108. @myrtillis

    Você parece a Santa Inquisição!
    Vá perguntando para nós ficarmos a saber o que vai nessa cabecinha convencida.
    Mas aproveite e vá também perguntando sobre muita coisa sem explicação que vão acontencendo nas instituições públicas... a não ser que seja também tendencioso!

    ResponderEliminar
  109. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  110. @myrtillis
    Não há censor no blog !!!
    O que há aqui é o direito de não se admitir a ofensa pessoal e gratuita. Todos temos direito ao nosso bom nome e a preservá-lo.
    E não há outra forma de resolver o problema senão apagando o que ultrapassa os limites. E os limites estão definidos: não vale ofender por ofender.

    Você embora não dê a cara, pela forma como escreve, demonstra que poderá perceber o que se disse, tanto mais que a questão que colocou, podendo ser incómoda ou não, pertinente ou não, não é ofensiva.
    Desde que não ofenda ninguém faça as perguntas que entender: uma por dia, cinco, dez, vinte ...
    Quem achar que lhe possa responder, que o faça, desde que dentro das regras, senão tem idêntico tratamento.

    Uma vassoura atenta, dentro das possibilidades...

    ResponderEliminar
  111. @vassoura
    Para quem tem a dificil tarefa de varrer o lixo, acho que tem de encontrar assistentes que o substituam e nem deixem rastos de lixo...
    E já agora essa de "desde que não ofenda ninguém" parece não estar a ser bem entendida porque há por aqui muitas ofensas e injurias que a vassoura passa ao lado!

    ResponderEliminar
  112. Epa e depois no islão é que há censura, vou meter uma bomba neste blog.... acho que uma piada não tem nada de mal, até serve para tirar o stress de muitos do comentarios aqui postos, ou será que o barrete servio a algum dos administradores deste blog, se for assim pesso desculpa....


    e viva a liberdade de expreção
    Que Ala esteja convosco

    ResponderEliminar
  113. @moahmed
    não insista. Já vi que você só consegue perceber a ofensa se ela atingir o seu agregado.
    Faça o seguinte: o espaço virtual é enorme, crie uma zona de intervenção (blog ou site) leve pra lá os amigos e divirtam-se,
    ofendam-se uns aos outros.
    Mas por favor... desinfecte a área.

    ResponderEliminar
  114. Depois de ler 131 comentários sobre o Padre Pedro e que supostamente seriam sobre o Estado Laico, acho que este blog está a ir no caminho errado. Pessoalmente não morro de amores pelo P.Pedro, também não frequento a igreja, não tenho qualquer tipo de orientação religiosa e vivo bem assim. Também acho que se o comportamento dele é correcto para a maioria das pessoas que andam à volta dele, tudo bem, para que é andamos aqui todos a ofender-nos uns aos outros, para além disso acho que ele sabe muito bem defender-se (quando quer).

    ResponderEliminar
  115. Se calhar não é o blog que está a ir no caminho errado mas os comentadores desta caixa de comentários, que preferiram apontar a um alvo diferente do proposto no tema. A liberdade de expressão e a livre opinião tem destas coisas (perversas).

    ResponderEliminar
  116. Se calhar é melhor mandar benzer o padre!

    ResponderEliminar
  117. já não vai com benzimentos

    ResponderEliminar
  118. mandem benzer a vila

    ResponderEliminar
  119. @vassora
    O mais engraçado é que voces ocidentais, podem brincra com a caricaturas do meu profeta, e quando alguem vem por aqui brinvar um pouco, sem querer ofender ninguem, mas sim desanuviar o stress que existe em muitos destes comentarios, vc vem logo fazer a censura, o que me da a entender que voce é um dos administradores deste blog, que com outro nickname escreve aqui para por um pouco de gasolina no fogo.
    Se não gostra azar mas tb não comente coisas sobre o grande profeta MAOME, como eu ja vio neste blog...

    Que ALA esteja convosco

    ResponderEliminar
  120. obrigado Myrtilis mas eu não desespero com tão pouco...e nem te digo mais nada porque tu es mais um pobre coitado que se mantem no anonimato e faz de isso uma arma para atacar as pessoas...mas podes continuar porque não vais a lado nenhum.Há e quanto a advocacia tenho o curso ja no final...

    ResponderEliminar
  121. @moahmed
    Quando vem práqui "desanuviar o stress", admito que não queira ofender ninguém, mas reconheça ao menos que às vezes o tem feito de forma desastrada.
    Tanto eu como você, podemos coabitar nas páginas deste blog sem problemas. Opina-se, mandam-se umas bocas, deita-se “gasolina no fogo” como diz. Basta que haja algum respeito e sobretudo bom senso. Se tivesse um espaço como este (e pode ter) de livre acesso, perceberia o papel ingrato de quem tem às vezes de apagar algumas coisas.
    Ainda uma última questão que nunca é demais repetir: se alguém se sentir no direito de se defender de alguma acusação ou injúria aqui feita por anónimos, os que respondem por tal são os que aqui se identificam.
    Perante isto, deve prevalecer o bom senso não acha?

    ResponderEliminar
  122. Acho que o Sr. Carlos Viegas ou Vassoura, como lhe quisermos chamar anda a apagar comentários quando não lhe agradam.
    Pérolas como as do anti-comunista, etc. passam despercebidos à sensura. Faccioso ao maximo. Para pôr no lugar aqueles que estão à margem das suas opiniões.

    PS: Ai do sr. Inquisição apagar este, porque por enquanto, já copiei este comentário. E não tenho problema nenhum dos colar em tudo que é post. Vamos ver quem é mais teimoso!!!

    ResponderEliminar
  123. @anti.inquisição
    Pérolas?
    quais e onde?
    aqui neste post?
    nomeiam e ofendem quem?
    concretize.
    ajude-nos a limpar a casa!
    obrig.

    ResponderEliminar
  124. Você anda pouco atento Sr. Carlos, veja os outros posts onde o pessoal se ofende mutuamente, eu acho que se uns são apagados outros tambem deveriam ser. Posts como os do Guadiana por exemplo, onde se matam e esfolam, outros bresnevs, gorbas, anti-comunista, intrusos, espantados. Volta e meia andam ao picanço e à ofensa barata. Não sei quais são os parâmetros do seu filtro, mas e estes?? Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  125. @anti-inquisição
    Imagino que se dirige a mim! Já viu a lista de participantes? Para além do meu a lista conta prai uns 46 nomes mais, e desses muitos têm poderes de administrador.
    Como vê isto é mesmo um blog democrático com muita gente a trabalhar para o manter.
    Desculpe se por acaso não eu não sou o Carlos a quem se referiu.

    ResponderEliminar
  126. @anti-inquisição
    És parvo ou quê? Ameaças os gajos que colas em todo o lado os teus comentários ... Teimosia ou aboluta estupidez? O Blog está muito bem assim sem filtros. É essa a tua intenção? Que eles ponham filtros? para depois dizeres que há censura? Tá mas é quieto.

    ResponderEliminar
  127. @ João Ruas

    Epa...podias criar um blog com o nome: "pessoas.com.coragem.de.comentar.de.forma.nao.anonima.blogspot.com"
    Mas depois tornava-se extenso, apesar de ser facil de memorizar...podias registar com outro nome mais curto, do tipo: "anti-anonimos.blogspot.com" este era giro!
    Ou então o que podias era mesmo deixar de te tornar repetitivo nos teus comentários...já sabemos que tens coragem pra postar com nome. Nós é que somos todos uns cobardes...tadinhos de nós!

    VIVA AS PESSOAS QUE COMENTAM COM NOME!

    ResponderEliminar
  128. @anti
    já percebi. Não há nada a fazer. Você não alcança, não chega lá. Nem aumentando a RAM da sua máquina. O verdadeiro problema está mesmo na zona atrás dos seus olhos.
    Nada a fazer.

    Nota: está a ver, um bom exemplo de um comentário a chamar burro a um anónimo que neste caso é você?

    Poderia ser ofensivo se nomeasse em particular alguém, o que não é o caso. Você é um anónimo
    Portanto deixe lá os picanços do bresnev e do gorbachov que não são exemplos.
    Você sim, é um mau exemplo quando se dirige a coberto do anonimato e ofende em particular alguém em concreto, seja o padre, o ministro da Saúde, o Jerónimo de Sousa, o Manuel Francisco ou a sua prima Beatriz.

    Sei que não percebeu, mas ao menos fica escrito. Pode ser que alguém com paciência e tempo lhe explique por tentativas ou até por gestos.

    Vá lá escrevendo qualquer coisa de útil, que com estas paletes de conversa não se aprende nada.
    passe bem.

    ResponderEliminar
  129. To a gostar.... quando o programa televisivo não presta, aproveito e dou uma voltinha no site...continuem.
    Aproveito para mandar um beijinhos para todos os blogistas em especial para o Viegas.

    ResponderEliminar
  130. Olá, Boa tarde a todos!Em especial ao João Ruas, o "gand'amigo do PP"

    @Mytilis
    Foi com pena que vi as suas perguntas censuradas, por favor volte, seja mais subtil, para evitar as "vassouradas"!

    Já viram o "crime do Padre Amaro"?... ganda Soraia!!, não desfazendo das mulheres de Mértola, que são até bem giras!
    Acho que este filme dava um bom Post, talvez lá não houvesse tanta censura.

    ResponderEliminar
  131. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  132. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  133. POR FAVOR!!!!! Lavem a roupa suja noutro sítio! Acho que chega de dizer mal, seja do padre seja de quem for.... Tb n sou adepta do padre, mas tb n vale a pena tanto por tão pouco!É a vida pessoal do homem suas/seus coscuvilheiras/os!! Quanto mais falarem mais ele irá fazer pior! Imagino a sua cara de felicidade ao ler estes comments!!!Tá-se a rir, cm eu, da mesquenhice das pessoas de mértola e sobretudo daquelas que trabalham na CM e que não tem nada pa fazer e vem para aqui "ver os espelhos dos outros, quando tem espelhos enormes em casa". Trabalhem e produzam algo como deve de ser, Mértola agradece!
    Ah!Quem tem tenhados de vidro não deve atirar pedras aos outros!Por exemplo: quantos andam por aí com brutos carros, sem se saber de onde vem o dinheiro? Dos 600 e tal euros que ganham?
    POR FAVOR!!!!!

    ResponderEliminar
  134. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  135. Após ler todos estes comentários, apenas posso concluir que muitos dos que escrevem, albergam para si um sentimento de falta de coragem para viver o seu dia a dia, de acordo com os seus ideais.
    Criticar é sempre o caminho mais fácil! E a inveja, uma opção de vida, para aqueles que não querem trabalhar pelo bem da comunidade. Muitos gostariam de ter a força de espírito, do Padre Pedro para seguir, tal como ele, todas as suas convicções.
    Acredito que todas a dúvidas que possam ter em relação à paróquia, podem ser discutidas directamente com o pároco que certamente estará disponível para ajudar todas as pessoas da sua comunidade.

    “Pedras no caminho, apanho-as todas. Um dia vou construir um castelo”

    ResponderEliminar
  136. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  137. O que é que o PP tem feito por Mértola?
    è capaz de enumerar!

    ResponderEliminar
  138. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  139. Mais uns quantos para o lixo. Decididamente não entendem.Somos linearmente contra qualquer censura mas defendemos uma cultura cívica de responsabilidade.
    Os comentários que ultrapassarem os limites, sejam eles defensores ou detratores serão eliminados.

    ResponderEliminar
  140. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  141. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  142. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  143. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  144. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  145. Isto é por vc apagarem um comentario sem nada de mal

    ResponderEliminar
  146. @mohamed
    Definitivamente além de pouco inteligente tens umas confusões metidas nessa cabecinha. Sinónimo de coragem não é fazer acusações anonimamente, isso é pelo contrário sinónimo de cobardia e pequenez de espírito.

    Aproveito para informar todos os bloguistas que a partir deste momento e motivado pela intervenção despropositada do comentador “mohamed”os comentários do blog passarão a ser filtrados para evitar a tentativa desse “artista” de “entupir” o blog.
    Obrigado pela compreensão

    ResponderEliminar
  147. @ana gaiolas
    Mértola já tem castelo, por tal agradecíamos que pegasse nas tais pedras e fosse pregar para outra freguesia.

    Desculpe Sr. João Ruas o anónimato

    ResponderEliminar
  148. Todos nós, na nossa vida quotidiana assumimos vários papeis na sociedade, o de Pais, de Professores, Engenheiros, Amigos, etc. No desempenho destes papeis temos comportamentos diferentes, e acredito que cada um de nós os desempenha todos eles com afinco.

    O pároco enquanto representante da comunidade cristã desempenha as suas funções, tal como todos nós no nosso dia a dia profissional, com rigor e acertividade que nos é exigida. Veste, a alva, o cordão, a estola, a casula e a túnica nos momentos e ocasiões próprias, assim como um militar enverga com orgulho a sua farda, durante o exercício profissional.

    Para os mais curiosos, aqui vai: Não tem pais ricos, nem ganhou a lotaria, então foi ao BES!

    Já agora, apesar de não ter coragem de dar a cara, respeito-o como a todos os que expressam as suas opiniões no blog, e quero dizer-lhe que não me vou esquecer de juntar as pedras que o senhor(a) não teve coragem de apanhar.

    ResponderEliminar
  149. senhor Viegas afinal o meu amigo ainda não percebeu que são os comentários que têm sido produzidos para este tema que de alguma forma têm feito o sucesso do seu blog.
    A partir do momento em que a sua rasurante caneta entrou em funcionamento para censurar perguntas que não ofendem ninguém como as que o myrtilis tem feito então isto nada tem a ver com um blog mas é mais uma página pessoal do meu amigo.
    Eu estranhava que o meu amigo tivesse estaleca para aguentar a pressão que a beatagem lhe está a fazer.

    o myrtilis é que nos tem posto a pensar sobre esta realidade local.

    A verdade não interessa ao poder que está instituído.

    FORA A CENSURA FORA OS CENSORES DE ALMA PIDESCA

    ResponderEliminar
  150. O post do pároco vai ultrapassar o das fraudes, ao que isto chega!
    Tal é o estado de indignação da população, só que, ou se fala à boca pequena ou no blog sob anonimato, não vão as beatas tecelas!

    ResponderEliminar
  151. senhor anónimo afinal o meu amigo é que ainda não percebeu que:
    1-O blog não é meu é nosso
    2-O sucesso deste ou de qualquer blog não se constrói com sucessos momentâneos baseados na má-língua e no anonimato. Qualquer sucesso é baseado na seriedade, na honestidade e na frontalidade.
    3- Volto a repetir que além do meu nome há mais quarenta e tal na lista de participantes e muitos destes nomes tem poderes de administrador o que significa que posso não ter sido eu a usar a rasurante caneta. O que não significa que eu não concorde com os cortes efectuados.
    4-As perguntas e os comentários não ofendem ninguém? Quer os “OCLOS” como dizia um outro comentador ou quer continuar ceguinho?
    5-A prova de que isto não é uma página pessoal minha é o facto de como já referi haver uma lista bem recheada de nomes de participantes e o facto do meu amigo continuar aqui feito “melga” .
    6-Se tenho estaleca ou não, penso não ser importante para o blog, agora pressões não sofri de beatagem nenhuma. Recebi efectivamente algumas ameaças relacionadas com o artigo das fraudes e a prova de que “O BLOG” não “amochou” a pressões é que o artigo continua activo e com muitas visitas e serviu para alertar muita gente. Pressão é aquilo que você está a fazer, mas também neste caso “O BLOG” não cederá.
    7- O Myrtilis pode continuar a pôr-nos a pensar tem é que utilizar linguagem mais apropriada e encontrar formas de se exprimir mais inteligentes, quiçá inscrevendo-se no Blog, dando a cara ou criando o seu próprio Blog. Penso no entanto que ele não precisa de advogado, a não ser que ele seja você!
    8-Se a verdade não interessa ao poder que está instituído, a mim interessa-me por isso continuará a ser esta a minha atitude.
    FORA A CENSURA FORA OS CENSORES DE ALMA PIDESCA E FORA TODAS AS PRESSÕES VENHAM ELAS DE ONDE VENHAM.

    ResponderEliminar
  152. Ai conceiçanito, afinal isto é um espaço à tua medida o teu QI deve rebentar a escala devem ser 5 digitos.
    Assim não consigo competir com a tua enorme dimensão analítica.
    Não passas de uma fotocópia mal tirada do diácono Remédios e como administrador a unica coisa que tens sabido administar são as viagens que o COI te tem proporcionado ou melhor nós te temos proporcionado.
    Pôe-te em frente ao espelho e vê lá se ele não se lasca todo.
    Não passas de um anginho a soldo da padralhada.

    ResponderEliminar
  153. opinião: sem comentários (?)

    ResponderEliminar
  154. Com comentários.

    Bem dito!!

    ResponderEliminar
  155. @Anonimo das 6.00PM
    A minha opinião "Sem comentários" devia ter sido:

    @Anónimo das 4.15PM
    Sem comentários

    Assim está esclarecido.

    ResponderEliminar
  156. Todos os comentários anonimos dirigidos a este artigo que não sejam objectivamente comentários ao artigo, não serão publicados.

    ResponderEliminar
  157. Acho, amigo carlos que tambem estas a abusar com o corte de Comentários. Deixa as/os extravassar, faz bem á alma se for pecado Deus perdoa e se for verdade deve ser dito. Deixa o povo estar entertido.

    ResponderEliminar
  158. Abjuro...
    pede desculpa pessoalmente... se és Homem...
    o menino q deu a ideia do blog anti anonimato, tá cheio de piada... creatividade tens tu, seriedade nenhuma... sê homem... cria tu um blog anti-defensores, ja q a unica coisa q fazes é criticar o padre... Abrenuncio!!

    ResponderEliminar
  159. eu sempre pensei que tu ao censurares o que se tem dito sobre este tema não passas tal como o petit TAMUGE de um perservativo do comentado.

    ResponderEliminar
  160. Segunda a lei portuguesa a censura é punida com cadeia. Ainda bem que os autores deste blog acabarma com a censura... Viva a liberdade...

    ResponderEliminar
  161. liberdade com respeito pela lberdade alheia...

    ResponderEliminar
  162. desculpa, não é asrerisco mas sim asterisco

    ResponderEliminar
  163. que tens contra o sotaque dos asterisco, abjuro. deves ser doutor ou então foste uma vez a Lisboa e vieste falando lisboeta

    ResponderEliminar
  164. Depois de tanto ter ouvido falar de um blog com o nome da nossa terra resolvi dar uma espreitadela, e qual não é o meu espanto quando me deparo com uma triste realidade... Não, o que me surpreende não é o facto de "ver" tanta gente a cuscuvilhar sobre o Padre, porque isso, não é novidade para ninguém. O que me deixa intrigada é que a Língua Portuguesa seja algo que vocês tambem apedrejam sem pena nenhuma. Passo a explicar: desculpas há para os q cometem gralhas, desculpas há para os q cortam as palavras, desculpas há para quem utiliza a tal linguagem dos K's, mas agora para quem escreve "RELEGIOSO", "IGREIJA", "EXPREÇÃO", "VIVE-SE" em vez de vivesse, "CONSELHO" em vez de concelho, "VOÇES", "ANDE" em vez de hão-de, "CREATIVIDADE"; e outras q tais... Aconselho (com S) a q antes de escreverem para aqui façam o rascunho no word, assim evitam alguns erros BASICOS!!!
    Sr. abjuro muita razão lhe dou em muita coisa que disse, só não percebi o que quis dizer com "linguagem de asterisco". é que talvez não seja preciso entrar por aí, por um dos elementos não precisam pagar todos, aliás quem lhe garante a si q todos partilham da mesma opinião?
    E se o Sr João Ruas fala sem saber e com os seus extremismos absolutos sem que veja os 2 lados da situação do Pároco, não é de estranhar, pois alguem q está constantemente a chamar crianças aos outros é de alguém que ainda não se consegue identificar e afirmar perante a sociedade e usa essa expressão para tentar mostrar aquilo q ainda não é, um Adulto. Pois é Sr João, para q saiba, as crianças são sempre as primeiras a dizer a verdade nua e crua seja a quem for, e nunca se escondem atrás da palavra "Anónimo".
    Quanto ao Sr Fingido que afirma nunca nada ter dito do P.P., veja lá... que para além de Fingido é sonso, e deve ambicionar chegar a Santo!!!

    ResponderEliminar
  165. Oh, Peterpan! Porque não vais à procura da sininho????

    ResponderEliminar
  166. E dos meninos perdidos :-P

    ResponderEliminar
  167. parabens peterpan, dei-me agora ao trabalho de ler as opiniões dos ultimos dias, e muitos parabens pela sua primeira opinião. Haja alguem que sabe fazer criticas construtivas. Realmente é uma vergonha como muitos jovens (e não só) escrevem hoje em dia!

    ResponderEliminar
  168. Todos sabemos o que o PP NAO tem feito pela paróquia. Muito haveria por dizer. Não falando na vida pessoal, pois não nos diz respeitos. Poderiamos ficar só pelos votos de pobreza.. Ouvi o dizer que ja não ia ficar muito tempo em Mértola, que se ia embora.Fiquei contente, mas passou quase um ano! Quanto o PP chegou a Mértola, também fiquei feliz. Um Padre Jovem , dinâmico, humilde para a nossa paroquia, que bom. Novos Projectos.Passaram uns meses e vi que deixava muito a desejar, mas esperto é ele. Temos de admitir!

    ResponderEliminar
  169. É só para lembrar que a moderação de comentários está activa pelo que só serão aceites sem visionamento prévio comentários de participanttes inscritos no Blog.

    ResponderEliminar
  170. Fé said
    Onde tens andado?
    Podes não gostar do PP paulo Portas ou Partido Popular mas do PP Padre Pedro estás a ser injusto.
    Será injusto dizer que o PPedro não fez nada pela Paróquia não corresponde à verdade.Inovou, trouxe novo público, levou a igreija a algumas localidades onde ela não chegava,recuperou em conjunto com a Câmara e Governo Central igreijas caidas.Temos que ser justos e dar o mérito a quem o tem.
    Agora o que temos que criticar são algumas pessoas que andam à volta do Padre Pedro que não credibilizam a igreija e o apunhalam pelas costas lançando boatos e calúnias que o Padre Pedro não merece.
    O padre Pedro é inteligente e saberá separar o trigo do joio.
    Para isso contará com o apoio dos católicos bem formados que não precisam ir à missa todos os fins de semana mas que diáriamente desmontam os boatos que sobre ele são lançados.
    Padre Pedro caminhe de cabeça levantada e vá observando o que anda à vossa volta.
    Um abraço do Intruso

    ResponderEliminar
  171. porque será que é este tema o mais comentado?
    Se alguém souber que adiante uma ideia?

    ResponderEliminar
  172. Como é facil criticar!....E quão fácil é fazê-lo quando escondemos o rosto por detrás de uma qualquer alcunha....
    Magoar,difamar,tem sido o objectivo contra alguém que seguramente o não merece.Tive o privilégio de ir a Israel com o Padre Pedro e garanto-vos foi dos momentos mais marcantes da minha vida de cristã.Bem haja Padre Pedro.

    ResponderEliminar
  173. Myra said

    Então e se você fosse com o Padre Pedro visitar/fazer algo de útil aos pobres deste concelho não seriam momentos mais marcantes na sua vida de CRISTÃ do que andar a passear-se por terras de Israel. Será que estou a falar daquele Padre que fez voto de pobreza???

    ResponderEliminar
  174. já que estamos em maré de P(s) P(s) será que é verdade que vão retirar o nome de D. Sancho II e por Padre Pinho (PP Sénior) diga - se a verdade alguma coisa fez e muito em seu próprio beneficio. Que Deus me Perdoe e Deus o tenha

    ResponderEliminar
  175. Kual pobres?! neste concelho há pobres?!

    ResponderEliminar
  176. Sim, há pobres e muitos.
    Sim, há famíias carenciadas e muitas.
    Há míudos a frequentar a Escoa EB 2,3/ES de Mértola que a única refeição que tomam é a que tomam na escola. Sei de pessoas que lá trabalham que quando detectam situações de fome, lhes compram comida, levam-lhes roupa, etc...
    Não será isto pobreza?

    ResponderEliminar
  177. anónimo das 8.26
    infelizmente isso ke acabou de dizer é bastante grave! n são as pessoas que trabalham na escola ke tem obrigação de fazer essas coisas todas, mas sim as instituições para tal vocacionadas! mente sana em corpo sano ... com uma refeição diária ... em Israel ... ou será pobreza disfarçada?! ou n será pobreza de todo?!
    essa situação está a ser acompanhada? por kuem? é ke a ser verdade essas são crianças de risco ...

    ResponderEliminar
  178. Anonymous das 2:37
    São crianças em risco!
    São famílias em risco!
    De quem é a responsabilidade não sei, mas sei que (repito) há miúdos na escola EB2,3 ES que passam fome! Sei de miúdos que chegam a sentir-se mal por praticarem Educação Física sem terem tomado qualquer refeição.Relativamente à responsabilidade das instituições, é melhor perguntar à escola. Andam por aí as instituições todas a assinar protocolos de parcerias para essas messmas instituições receberem verbas para desenvolveram projectos nesta e noutras áreas, ou será que assinam só porque é bonito ser parceiro?
    Pergunto ainda para que servem os Psicólogos e Professores de apoio das escolas, pois quer queiramos quer não estas situações estão interlicadas. Porque será que não detectam estes casos? Onde está a semsibilidade destes profissionais?

    ResponderEliminar
  179. Assunto delicado e pertinente para tema de um outro post.

    ResponderEliminar
  180. @anonimo das 7.21
    Se tem conhecimento de situações dessas deve denuncia-las de imediato junto de quem pode e deve agir nessas áreas. Não o fazer e apenas referir as situações a coberto de anonimato aqui no blog ou noutro sitio qualquer é no mínimo de alguma irresponsabilidade.

    ResponderEliminar
  181. Irresponsabilidade é sim, mas daqueles que trabalhando nesta área não conseguem detectar estes casos, é para isso que são pagos. E mais não digo.

    ResponderEliminar
  182. independendemente de quem é pago para, é responsabilidade de todos os que tem conhecimento de casos com necessidade de acompanhamento denunciarem essas situações. Reafirmo que não é sob a capa do anonimato referindo situações aleatórias, verdadeiras ou falsas, que se resolvem os problemas. É responsabilidade de todos colaborar na detecção dessas situações sob pena de estar a contribuir para o agravamento de situações já de si complicadas.

    ResponderEliminar
  183. @carlos viegas
    concordo plenamente com isso, aliás já tinha referido atrás ke essa situação a ser verdade deve ser esclarecida o mais rápidamente possível, e pouco tenho a ver com as "parcerias".
    gostava sim de as ver "denunciadas" ao conselho executivo da escola, e eles ke se mexam no sentido de uma célere solução ...
    o ke aki está em causa "mexe" comigo e faz-me confusão como existem casos destes sem o devido acompanhamento ...

    ResponderEliminar
  184. Ele há coisas! então como é possível que num concelho que é tão pouco populoso, onde todos se conhecem, existam situções dessas? As que existem são do conhecimento geral porque não é possivel encobrir! podem dizer que há crianças mal alimentadas por erros alimentares. Isso é o que mais temos!E podem dizer, tb, que há famílias que não sabem gerir o orçamento familiar. É verdade! mas são situações que não se confundem com situação de pobreza. Acontece que há mecanismos e entidades que intervêm, no terreno, e que, por razões de sigilo, de protecção das próprias crianças não podem nem devem apregoar as situações. Elas são discutidas nos sítios certos. É verdade que muitas pessoas se solidarizam com quem menos tem. Mas isso é diferente de sustentar crianças às escondidas porque não haver quem de direito a fazê-lo. Só quem não conhece este concelho é que desconhece os casos!! Mas a minha verdadeira preocupação não está na carência de alimentos porque essa é sempre colmatada, de uma maneira ou de outra. O que há é muita carência de afecto, de amor. Isso é que gera muita pobreza difícil de acudir. E pensar que isso acontece até nas famílias mais endinheiradas!!!

    ResponderEliminar
  185. @anonymous das 2:30

    Não sabe que a pobreza é camuflada pela vergonha é isso que acontece, a maioria das pessoas que sofrem problemas dessa natureza têm vergonha de o assumir.
    Todas as instituições deveriam ser mais actuantes nesta matéria onde se incluí também a igreja daí eu pensar que o representante local da igreja em vez de se andar a passear e organizar excursões ao estrangeiro olhasse mais para o problema da fome que já afecta famílias do nosso concelho.

    ResponderEliminar
  186. Vergonha é nós conhecermos as situações e não fazermos nada para as inverter. E, nesse sentido, estamos a actuar apenas perante as nossas consciências. E, aí, tão responsável é o pároco, como sou eu, ou o senhor(a)! Nos dias de hoje, não se vive mais com a mentalidade da esmola, como antigamente. Todos nós, repito, todos nós, temos a responsabilidade de sermos actuantes. Pagamos os nossos impostos para que a segurança social abarque essas situações. Não podemos estar à espera que caiam umas esmolas vindas da Igreja! Até porque o nosso Estado é
    laico e, não sei se sabe, compete-lhe esses deveres sociais. Vergonha é andarmos a acusar sem muito bem sabermos o quê! O Estado tem a obrigação, a Igreja faz se entender! Uma pessoa que está em situação de carência não resolve o seu problema com a boa vontade pontual de cada um. Ou com a boa vontade da colecta dominical do pároco. Ela tem que ser enquadrada num contexto de resolução a vários níveis. Dar uma refeição resolve o problema naquele momento. E depois?

    ResponderEliminar
  187. è laico mas chama o padre para benzer as finanças

    ResponderEliminar
  188. Muito bem ! Até que enfim alguém responde à altura ( anónimo das 7.00PM). Andamos a pagar impostos para que as instituições promovam festas para divertir, para entreter, para afastar da verdadeira realidade miserável em que vivemos, sendo que quem beneficia dessas " regalias" são os "parentes políticos", por uma questão de afinidade pessoal , beneficiando mesmo de actividades gratuitas, quando as poderiam pagar do seu bolso. E isto não é injustiça social? Já os romanos diziam: " Para o povo estar contente, dai-lhe pão e circo"! Não é o que se faz hoje em dia? Onde está averdadeira solidariedade??
    Mas como os interesses políticos prevalecem porque se colam aos intereses pessoais, aí já não interessa comentar...interessa apontar o dedo para quem é mais fácil..A laicidade do estado é tão contraditória quanto a mentalidade da socieddade, que apenas (na grande maioria)não vê além do umbigo.
    Veja-se por exemplo, a inauguração do novo cemitério que vai ser feita na presença do Bispo que abençoará as instalações onde irão "habitar" pessoas de várias crenças religiosas... portanto...coerência??? Onde???

    ResponderEliminar
  189. Acrescento ao meu último comentário a seguinte realidade...:A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a enviar aos seus clientes mais modestos uma circular que deveria fazer corar de vergonha os administradores - principescamente pagos - daquela instituição bancária. A carta da CGD começa,como mandam as boas regras de marketing, por reafirmar o empenho do Banco em «oferecer aos seus clientes as melhores condições de preço/qualidade em toda a gama de prestação de serviços», incluindo no que respeita «a despesas de manutenção nas contas à ordem». As palavras de circunstância não chegam sequer a suscitar qualquer tipo de ilusões, dado que após novo parágrafo sobre «racionalização e eficiência da gestão de contas», o «estimado/a cliente» é confrontado com a informação de que, para «continuar a usufruir da isenção da comissão de despesas de manutenção», terá de ter em cada trimestre um «saldo médio superior a EUR1000, ter crédito de vencimento ou ter aplicações financeiras» associadas à respectiva conta. Ora sucede que muitas contas da CGD, designadamente de pensionistas e reformados, são abertas por imposição legal. É o caso de um reformado por invalidez e quase septuagenário, que sobrevive com uma pensão de EUR 343,45 - que para ter direito ao piedoso subsídio de EUR 3,57 (três euros e cinquenta e sete cêntimos!) foi forçado a abrir conta na CGD por determinação expressa da Segurança Social. Como se compreende, casos como este - e muitos são os portugueses que vivem abaixo ou no limiar da pobreza - não podem, de todo, preencher os requisitos impostos pela CGD e tão pouco dar-se ao luxo de pagar «despesas de manutenção» de uma conta que foram constrangidos a abrir para acolher a sua miséria. O mais escandaloso é que seja justamente uma instituição bancária que ano após ano apresenta lucros fabulosos e que aposenta os seus administradores, mesmo quando efémeros, com «obscenas» pensões (para citar Bagão Félix), a vir exigir a quem mal consegue sobreviver que contribua para engordar os seus lautos proventos. É sem dúvida uma sordície vergonhosa,como lhe chama o nosso leitor, mas as palavras sabem a pouco quando se trata de denunciar tamanha indignidade. Esta é a face brutal do capitalismo selvagem que nos servem sob a capa da democracia, em que até a esmola paga taxa. Sem respeito pela dignidade humana e sem qualquer resquício de decência, com o único objectivo de acumular mais e mais lucros, eis os administradores de sucesso a quem se aplicam como uma luva as palavras sempre actuais dos «Vampiros» de Zeca Afonso: «Eles comem tudo/eles comem tudo/eles comem tudo e não deixam nada.»
    Mais um exemplo deste sociedade "democrática" e "solidária"em que vivemos...

    ResponderEliminar
  190. A laicidade do nosso Estado é recente. Teve consagração constitucional apenas em 76. Trinta anos, na história dos homens é um período ínfimo de tempo. Daí que ainda não nos tenhamos habituado à ideia e muito menos aprendido a conviver com ela. Concordo consigo que é uma contradição isto da laicidade do nosso Estado. É, até, uma incoerência. Vejamos: nesta época de Páscoa, todos irão aproveitar os feriados religiosos. Mas nem todos são cristãos. Não nos passa pela cabeça apresentarmo-nos ao trabalho a pretexto de não sermos cristãos. Ou passa? Por isso, a laicidade é tão contraditória quanto a mentalidade dos homens. É para quando dá jeito. E dá um jeitão o Estado não ser laico umas quantas vezes por ano. Essa é que é essa! Olhe mais: enquanto pessoa cristã que procuro ser, não me faz a mínima impressão ir parar a um cemitério que tenha sido benzido por uma autoridade religiosa muçulmana. Ou de outra confissão qualquer. Porque entendo o sentido da palavra ecumenismo e o sentido daquela frase que diz que Deus é poliglota. Entendo que as religiões são apenas maneiras (diferentes, e ainda bem!) de se chegar ao mesmo fim. Agora, concordo consigo quando diz que os nossos políticos são membros de “famílias” intermináveis. E não me parece que os actuais vivam um sistema de “parentesco” assim tão diferente dos que lhes precederam. E aposto que aqueles que lhes irão suceder os hão-de imitar. Porque a incoerência que manifestamos para a laicidade do Estado é a mesma que temos para com os políticos. É conforme der jeito!!

    ResponderEliminar
  191. @Anónimo das 2:06
    O/a amigo/a parece querer desculpabilizar alguma coisa....
    Mas que anda baralhado/a, isso anda...é que a separação da Igreja do Estado...isto é a laicidade do Estado, não é tão recente como pensa. Está a confundir com a revolução do 25 de Abril de 1974 e com a nova Constituição da República de 1976.
    A tal separação data de 20 de Abril de 1911..., como conseuqência da implantação da República...veja lá onde o/a amigo/a andava.....

    Veja por isso que por vezes mais vale ficar calado...

    Aqui vai uma parte d texto dessa separação:
    Lei da Separação da Igreja do Estado de 20 de Abril de 1911


    O Governo Provisório da República faz saber que em nome da República se decretou, para valer como lei, o seguinte:


    Capítulo I
    Da liberdade de consciência e de cultos
    Artigo 1º

    A República reconhece e garante a plena liberdade de consciência a todos os cidadãos portugueses e ainda aos estrangeiros que habitarem o território português.



    Artigo 2º

    A partir da publicação do presente decreto, com força de lei, a religião católica apostólica romana deixa de ser a religião do Estado e todas as igrejas ou confissões religiosas são igualmente autorizadas, como legítimas agremiações particulares, desde que não ofendam a moral pública nem os princípios do direito político português.


    Artigo 3º

    Dentro do território da República ninguém pode ser perseguido por motivos de religião, nem perguntado por autoridade alguma acerca da religião que professa.


    Artigo 4º

    A República não reconhece, não sustenta, nem subsidia culto algum; e por isso, a partir do dia 1 de Julho próximo futuro, serão suprimidas nos orçamentos do estado, dos corpos administrativos locais e de quaisquer estabelecimentos públicos todas as despesas relativas ao exercício dos cultos.

    ResponderEliminar
  192. Para o anónimo das 2.06h PM o meu total acordo, mais uma vez. Realmente o ecumenismo é um conceito que nem todos vivenciam e por isso se incomodam tanto com "as bençãos católicas" ou outras.Afinal a separação da igreja do estado já vem de 1911 e não apenas pós 25 de Abril, o que prova a necessidade de apelo ao sagrado , através da religião, pelo ser humano e mais concretamente da católica por ser a mais antiga ( a seguir ao jadaísmo)e da qual outras se formaram. Concordo que o caminho é diferente, mas os objectivos são semelhantes e se a verdadeira doutrina de Cristo fosse possível de ser vivida pelos homens, em toda a profundidade e verdade este mundo seria um lugar digno e em paz...

    ResponderEliminar
  193. @Anónimo daas 7:43
    Fez bem em repor os factos históricos. De facto foi com a implantação da República Portuguesa que foi aplicado em Portugal o princípio da separação da Igreja (católica) do Estado, seguindo aliás o princípio da laicidade do estado que surgui com a Revolução Francesa.
    O anónimo que apontou 1976 como a data chave nesta matéria está longe da aptidão necessária para falar no assunto. O que se registou na 2ª República em Portugal foi a restituição à Igreja dos bens que foram apossados pelo Estado na sequência da implantação da 1ª República, mas nunca foi reposta a integração da Igreja no Estado(nem mesmo nessa 2ª República, com o personagem de Salazar).
    Os factos são factos!

    ResponderEliminar
  194. Agarrando ainda no artigo que deu lugar a toda esta polémica (designadamente de ofensas e injúrias, o autor do artigo está a confundir laicidade com a prática de actos religiosos.
    O ridículo da situação é que o autor desse artigo quer deitar abaixo a própria Bandeira Nacional porque também ela fere a auto-intitulada alaicidade do Estado. Veja-se que na descrição da simbologia da Bandeira Nacional o Escudo Pequeno simboliza as 5 chagas de Cristo.
    Para quem não sabe aqui fica a descrição das simbologias da Bandeira Portuguesa:

    "Simbologia

    Cor Verde - Representa a esperança em melhores dias de prosperidade e bem-estar e também os campos verdejantes.

    Cor Vermelha - Representa o valor e o sangue derramado nas conquistas, nas descobertas, na defesa e no engrandecimento da Pátria.

    Esfera Armilar - Situa-se no centro da divisão das duas faixas, simbolizando as viagens dos navegadores portugueses pelo Mundo, nos séculos XV e XVI.

    Armas de Portugal - Assentam sobre a esfera armilar, sendo compostas por um escudo maior com outro mais pequeno brocante, simbolizando o escudo, a arma de defesa utilizada pelos nossos antepassados nos combates.

    Escudo Maior - É vermelho e à sua volta estão representados sete castelos que representam as cidades fortificadas que D. Afonso III tomou aos mouros.

    Escudo Pequeno - É branco e encerra cinco escudetes azuis pequenos, fazendo alusão às cinco chagas de Jesus Cristo. Cada um desses escudos contêm cinco besantes de prata que contando duas vezes os da quina do meio, recordam os trinta dinheiros pelos quais Judas vendeu Jesus Cristo e simbolizam o poder régio de cunhar moeda."

    ResponderEliminar
  195. Para o amigo(a) anónimo das 7.43: por acaso não me lembro onde estava no dia 20 de Abril de 1911, mas lembro-me onde estava no dia 25 de Abril de 1974. E também me lembro que a seguir à República, período conturbado que se viveu, foi instaurado um regime onde, embora houvesse separação formal (pois essa vem de Montesquieu, muito antes da República, portanto),em termos práticos, as coisas confundiam-se. Nas escolas, rezava-se antes de se iniciar a aula,ao lado do governante da Nação, o crucifixo, e por aí fora, até aos restantes aspectos da vida social. Lembro-me muito bem! É, de facto, com a constituição de 76, que se inicia uma inversão, embora lenta, que estas coisas de mexer com a cultura são sempre lentas. Como vê, não me calo a qualquer um. Com a República, boas lufadas de ar fresco entraram mas, também foi com a consagração constitucional de 76, da liberdade de expressão e de opinião que pessoas como eu podem dizer ao meu caro(a) amigo que tem o dever de respeitar quem tem uma opinião diferente da sua.

    ResponderEliminar
  196. @ Anónimo das 10:39

    Já vimos que não se cala a qualquer um (embora não saiba se o comentarista a que respondeu seja qualquer um...)
    Certo é que se tentar seguir a sua linha de raciocínio, nem a Constituição de 76 resolveu esse dito problema...
    Esta história do rezar e de ter o crucifixo nas escolas é de menor monta do que o o uso do dinheiro dos nossos impostos para financiar a contrução e recuperação de igrejas (que não sejam monumentos nacionais). E como se sabe esta prática é useira e vezeira, tanto da parte do Estado como das autarquias.
    Sendo assim continua a ser formal (na sua opinião, certamente)a separação da Igreja do Estado, sendo que esta chama amiúdas vezes altos dignitários da Igreja para cerimónias oficiais. Outro comentarista chamou a atenção para os simbolos da bandeira nacional, que continuam a reflectir uma cultura cristã.
    Sendo assim e por tudo isto, a Constituição de 76 está longe de assegurar a separação da Igreja do Estado, não passando da insignificância da separação formal, a que dá tao pouca importância.
    Sou de opinião contrária à sua...a Constituição de 76 não fez mais do que receber os princípios ditados pela 1ª república portuguesa, como recebeu muitos outros, por exemplo o direito à vida...
    E repare, quando do 25 de Abril já eu era bem graúdo e nunca rezei na escola...talvez privilégio meu...ou subordinação dos rezantes...
    É tudo um ponto de vista e cada um teima nos que quer.
    Pode teimar que não muda a história!
    Prevaleça a "Crítica do Juízo" de Kant.

    ResponderEliminar
  197. Eh pá
    Já duplicam opiniões...deve ser previlégio especial...

    ResponderEliminar
  198. @Administradores do Blog
    Não será possível fazer inscrever para além da hora a data de cada opinião?

    ResponderEliminar
  199. anonimo 12:20
    Veja se com a data assim está bem?

    Aproveitava para sugerir aos últimos anónimos que estão a intervir, que ajudaria muito a quem lê e segue o interessante debate de que são protagonistas, a utilização de um qualquer nome que os identifique. Tal manterá o v/ anonimato mas facilitará muito quem vos lê.

    Nota: esta caixa já ultrapassou os 200 comentários. Está muito lenta e "pesada". Poderá "estoirar" a qualquer momento. Não seria má ideia levar esta nova linha de debate para um outro post!?!?
    Deixo o assunto em aberto e à atenção dos participantes.

    ResponderEliminar