Vamos falar de


quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

Cine Teatro

Quero aqui deixar um apelo para que o Cine-Teatro Marques Duque tenha pelo menos duas sessões semanais de cinema. Defendo esta ideia por dois motivos. Primeiro porque sessões só ao Domingo à noite condicionam os mais novos que na segunda-feira tenham de se levantar mais cedo, especialmente se não viverem na Vila, segundo condicionam os que vão aí passar fins de semana, onde me incluo, e que normalmente regressam a casa no Domingo pela noite, ficando pois impossibilitados do fazerem, penso que esta medida pode aumentar significativamente o publico assistente e seria um motivo adicional para quem está fora se sentir com vontade de ir passar o fim-de-semana à sua terra.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

Bons prenuncios. Bons augúrios


Bons prenúncios. Bons augúrios.
Solestício de Inverno e campos floridos.
Barragens cheias e animais gordos.
E um Blog.
Virar Mértola para fora. De dentro para fora.
Não é fácil.
Aqui de dentro há muito: aliás há tudo, mesmo tudo.
Aqui de dentro há vontade e uma nova atitude a lidar com o que não é novo. A lidar com o que Mértola sempre foi.
Terra grande, imensa, pobre.
Terra de guerras, terra de encontros.
Terra de rios inconstantes.
E de sabores e cheiros.
Terra de gentes.
Pois. As gentes.
Basta ficarmos estampados na cal das paredes ou precisamos mais do que isso?
Basta simplesmente ficarmos ou precisamos de crescer e saber ficar?
Saber ficar para crescer.
A terra é tudo. A terra é nada.
As gentes são tudo. As gentes são mesmo tudo.

O que se passa em Mértola?




Na semana passada encontrei uma pessoa, que conheço e que gosta muito de Mértola, por isso sempre que me encontra pergunta-me se tenho estado em Mértola e quer saber o que se passa que novidades existem sobre Mértola.
Nesta nossa ultima conversa este meu conhecido estava muito entusiasmado, começou " O que se passa em Mértola" e diz-me que passou recentemente um fim-de-semana em Mértola, o que já não fazia desde 2002 e que encontrou Mértola muito diferente, e enumerou algumas das razões que faziam a diferença que tinha constatado, e assim foi dizendo que viu a Mina de São Domingos com uma magnifica exposição, um hotel de grande categoria, o Pomarão com um novo centro de Interpretação, viu que muitas localidades já tinham saneamento básico, apreciou os produtos tradicionais e promoção que deles agora è feita, viu uma agenda cultural repleta de acontecimentos, viu o rio com canoas em forte actividade, viu planos e projectos, viu piscinas, falaram-lhe que agora existe uma empresa municipal de turismo, achou que as pessoas estavam com mais dinâmica, até mais felizes e com espanto disse "Mértola contratou algum grupo de estrategas!".
Fiquei a pensar no que o meu interlocutor me estava a dizer e mesmo descontando algum exagero próprio dos entusiastas, de facto Mértola esta muito diferente, eu talvez não fique tão espantado dado passar aí muito tempo, mas para quem esteve algum tempo ausente de facto encontra muitas diferenças.

É sempre bom...


É sempre bom, depois de alguns anos fora regressar a Mértola, este é o meu caso e também o de muitos outros. É bom recordar e ver os seus belos sitios e também que de ano para ano esta vila está a desenvolver e a tentar criar oportunidades para os seus jovens cá se instalarem. Este é o sonho de quase todos os que saem de cá, voltar e poder ter a opção de querer ficar, muitos dos que de cá sairam levaram como lembranças fotografias do castelo e do rio, os símbolos de Mértola, com a esperança de voltar a tê-los como paísagem cada dia ao acordar e olhar pela janela.
Espero que num futuro bem próximo Mértola tenha realmente condições de fixar os jovens do concelho por cá.

Rede Natura 2000

Alguém tem noção do que é a "REDE NATURA 2000"???
QUAIS AS IMPLICAÇÕES E CONDICIONANTES QUE VAI TRAZER PARA O CONCELHO DE MÉRTOLA QUANDO APLICADA?
Penso que é um tema interessante e importante para discutir aqui.

Mértola...

Mértola, Mértola...
Não me ocorre nada mais interessante do que falar da nossa iluminção de Natal. As estrelas são lindas, simples, relativamente discretas e de muito bom gosto. Nas vilas vizinhas é só anjos, sinos e demais motivos natalícios. No entanto, tenho que confessar que tenho algumas saudades do pai Natal alpinista no torreão.
Bom Natal.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Apresentação


Este pretende ser um lugar de encontro e discusão sobre Mértola e seu Concelho. Espero a sua contribuição construtiva.
Se quer participar solicite um convite para carlosviegas@cm-mertola.pt